Marcha da Consciência Negra protesta contra racismo e PEC 55

 
Jornal GGN – Realizada na tarde de ontem (20), a 13ª Marcha da Consciência Negra reuniu integrantes de movimentos sociais, centrais sindicais e de defesa dos direitos da comunidade negra, que pediram a manutenção e o fortalecimento de políticas que promovam a igualdade racial.
 
A marcha também protestou contra o genocídio da população negra no Brasil, no mesmo dia em os corpos de sete jovens foram encontrados na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Moradores começaram a denunciar o desaparecimento das pessoas no sábado, após a queda de um helicóptero que resultou na morte de quatro PMs. 

 
Desde então, o Bope começou uma operação na comunidade, que seguirá por tempo indeterminado, segundo o secretário de Segurança do RJ, Roberto Sá. Os moradores dizem que os jovens foram executados. 
 
Na marcha, que percorreu a avenida Paulista e a rua da Consolação até chegar ao Teatro Municipal, no centro de São Paulo, os participantes também criticaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 (antiga PEC 241), que congela os gastos públicos por duas décadas. 
 
 
O ato teve momentos de tensão em seu início, na avenida Paulista, quando os manifestantes passaram por outro ato realizado por organizações que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff. Os participantes da marcha foram insultados e vaiados. 
 
Também em São Paulo, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra andou pela Estrada do M’Boi Mirim, no Jardim  Angela, até a ocupação Nova Palestina. Outra mobilização do MTST pelo Dia da Consciência Negra ocorreu no Leblon, no Rio de Janeiro.
 
Outro ponto levantado pelos participantes da marcha foi a anulação do julgamento dos policiais envolvidos no massacre do Carandiru, onde foram mortos 111 presos, em 1992. Além disso, também chamaram a atenção para a questão da mulher e do aumento da violência contra mulheres e jovens. 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Chora negro, tua sina atroz”

    O movimento Consciência Negra deveria que fazer passeatas todos os meses por seu reconhecimento social e contra o genocidio do povo negro/mestiço no Brasil. Pertuba o espirito ler que a marcha dos apoiadores do golpe de Dilma agrediram a marcha da Consciência Negra. Nosso Pais esta muito doente.

  2. A caravana passa

    Enquanto os cães ladram a caravana passa.

    E vai continuar passando em cada sala de aula

    Em cada universidade

    Em cada rua

    E se já sobreviveu ao mar

    Vai alcançar a lua.

    Aquela que ilumina na noite escura.

     E Vai passar Nessa avenida

    Cada paralelepípedo

    Da velha cidade

    Essa noite vai

    Se arrepiar

    Ao lembrar

    Que aqui passaram imortais

    Que aqui sangraram pelos nossos pés

    nossos ancestrais

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador