Organizações realizarão ato em memória de Bruno Pereira e Dom Phillips no sábado, dia 16

No dia 16 de julho, às 10h, a Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns realizará  ato em homenagem ao indigenista brasileiro e ao jornalista britânico na Catedral da Sé, centro da capital paulista.

do Instituto Vladimir Herzog

ORGANIZAÇÕES REALIZARÃO ATO EM MEMÓRIA DE BRUNO PEREIRA E DOM PHILLIPS NO DIA 16

Encontro inter-religioso acontece no próximo sábado, 16 de julho, às 10h, na Catedral da Sé; entidades clamam por justiça diante das sistemáticas violações aos direitos dos povos indígenas e da destruição ambiental

São Paulo – No dia 16 de julho, às 10h, a Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz, em parceria com a Comissão Justiça e Paz de SP, a Comissão Arns, o Instituto Vladimir Herzog e a OAB-SP, realizará  ato em homenagem ao indigenista brasileiro Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips na Catedral da Sé, centro da capital paulista. Intitulado Bruno e Dom presentes: em defesa dos povos indígenas do Brasil, este encontro inter-religioso pretende ressaltar a importância de defender a vida, a terra e a cultura dos povos indígenas e tradicionais, proteger o meio ambiente e aqueles que lutam para preservá-lo, em meio a violações sistemáticas e institucionalizadas de direitos. 

O evento contará com a participação de católicos, anglicanos, metodistas, pentecostais, judeus, muçulmanos, bahá’ís, budistas, kardecistas, povos tradicionais de matrizes africanas e membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, além de representantes de povos indígenas, defensores dos Direitos Humanos e representantes da sociedade civil.

Beatriz Matos, viúva de Bruno, e Alessandra Sampaio, viúva de Dom, as lideranças indígenas Davi Guarany e Máximo Wassu e a família Herzog também estarão presentes.

O ato ainda conta com participações culturais, como o cantor Chico César, o coral indígena Opy Mirim, a cantora Marlui Miranda e cantora lírica Tati Helene. A cantora, ativista LGBTQIA+ e integrante do Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário, do CNJ, Daniela Mercury, também confirmou sua presença. Dom Cláudio Hummes, conhecido como “profeta da Amazônia” por seu empenho na defesa socioambiental da região, e que faleceu em 04/07, também será lembrado na solenidade.

Em manifesto, as organizações chamam a atenção para a escalada da violência contra os povos indígenas e tradicionais, fruto do descaso oficial e do desmonte de políticas públicas de preservação do meio ambiente – e cobram justiça pelas vítimas.

“Honrar a memória desses defensores de direitos humanos exige dar continuidade à sua bem-aventurada missão. Assim, devemos relatar e denunciar a violência que se impõem sobre esses povos, exigir que sejam tomadas as providências devidas para a sua proteção, e transformar todas as crenças e estruturas que dão espaço para a violência”, diz o manifesto da Frente com as entidades parceiras.

Pessoas e organizações que, como nós, acreditam nesta luta, além de comparecerem ao ato, podem assinar o Manifesto abaixo. Contamos com vocês!

Leia o Manifesto das organizações realizadoras

Assine o manifesto

SERVIÇO

ATO INTER-RELIGIOSO “BRUNO E DOM PRESENTES: EM DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL”

Data: 16/07/2022 – sábado

Horário: 10h às 11h30
Local: Catedral da Sé – Praça da Sé, centro de São Paulo

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador