A mais bela composição do músico maior, Milton Nascimento

Milton Nascimento é único. Depois de Tom Jobim não existe outro compositor que tenha reinventado a música, buscado a melodia mais imprevisível, conduzida por harmonias inesperadas, e só no final permitindo entender a lógica do gênio. Só ele e Guinga dispõem dessa capacidade.

Aqui, “Paixão e Fé”, na qual Milton vai buscar na tradição religiosa de Minas o tempero para a mais bela de suas composições. E com um coral que me emociona tanto quando, criança, ouvia o Madrigal Renascentista e as cantigas mineiras.

PS – Confundi. Tavinho Moura e Fernando Brandt, os autores, tambem são capazes de composições divinas.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Assim como Witzel, Doria segue a trilha do genocídio, por Luis Nassif

10 comentários

  1. Nassif, esta música é do Tavinho Moura com Fernando Brant. Claro que a voz de Bituca enriquece a canção, mas o autor é Tavinho, por sinal, mineiro de Juiz de Fora.

    3
    1
  2. Luis Nassif,
    No Wikipedia, para Clube de Esquina 2, a autoria de Paixão e Fé consta como sendo de Tavinho Moura e Fernando Brant. O Link é o que se segue:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_da_Esquina_2
    Aliás há muitas criações de Tavinho Moura explorando o folclore mineiro e brasileiro como Cálix Bento e Peixinhos do Mar. É um dos grandes de Minas Gerais e que contou com um momento favorável da criação mineira.
    Clever Mendes de Oliveira
    BH, 02/12/2019

  3. Paixão e fé é chamada por alguns de Ave Maria dos mineiros. Por anos tocava numa rádio aqui de Minas justo na hora do Angelus na belíssima versão gravada por Milton. Salvo engano, a composição é de Tavinho Moura com Fernando Brant. Parece que os compositores mineiros, cercados por montanhas, acabam por transportar para a música uma certa mística ligada a paisagem e no caso de Minas, ao lugar.

  4. Linda música, lindo disco, como outros do bituca, A Voz de Deus, segundo Elis. Como alguém consegue cantar uma música como essa e não chorar?

  5. Bituca
    Um artista extraodinário que outro dia cometeu um palpite infeliz.
    Numa matéria da Folha ele disse que a musica brasileira está uma porcaria… que nao aparece ninguem de talento, só uns dois…
    Gostaria de dizer ao Bituca que se ele, Chico, Gil, Caetano…e outros bambas estivessem comecando agora, ninguem saberia da existencia deles, so do que a mídia irresponsavel divulga, muita porcaria.
    No tempo deles, a mídia estava a favor da agua boa que corria nos leitos e que nos dias atuais tem muito talento no samba, mpb,choro, musica instrumental… mas nao conseguem competir com o barulho chucro. que nos aflige. diariamente, pelos alto falantes do nosso país.
    Saudades do tempo da musica boa no cinema, radio , televisao… e das boas opinioes

    José Emílio Guedes Lages Belo Horizonte

  6. Nassif.

    Paixão e fé é lindissima, mas é do Tavinho Moura e Fernando Brandt, mas foi feita para a voz do Milton. O Milton tem canções tão belas tais como, San Vicente, Cravo e Canela, Cais, Asas da Paner entre tantas.

  7. Com todo respeito a opinião de todos, não se esqueçam de um mineiro muito bom de música falecido recentemente…
    WANDER LEE !!
    Prova que a MPB ainda tem seus valores.

  8. Estou há quase trinta anos atrás de ouvir essa música de novo.
    Ouvi uma ou duas vezes e sem saber o nome não tinha como achá-la.
    Sem dúvida é uma das mais lindas que o Milton Nascimento gravou.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome