Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O enorme prazer em conhecer Daisy Guastini

Descobri Daisy Guastini através do site Bossa Brasileira, ficando imediatamente encantado com sua linda voz. Procurei na internet informações sobre a vida artística de Daisy, porém pouco encontrei, além do que já havia lido no Bossa Brasileira. Como não sou de desistir fácil, continuei a busca e encontrei Daisy Guastini no facebook, lépida e fagueira, bem humorada e feliz da vida, concordando em  dar-me informações sobre sua vida artística. 

Daisy Guastini – paulista nascida no bairro da Consolação, passou seus primeiros anos de vida na cidade de Buenos Aires, em companhia da mãe, a cantora Carmita Montenegro, que ali cumpriu extensa temporada artística . Interessante constatarmos a veracidade do ditado popular FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É: Daisy Guastiny é filha da cantora Carmita Montenegro e mãe da cantora Daisy Cordeiro.

Daisy, já formada em Secretariado pela Universidade Mackenzie, transferiu-se para Belo Horizonte em 1955, iniciando sua carreira artística como Garota Propaganda na TV Itacolomy. Atuou ainda como locutora na Rádio Guarany, conjuntamente com René de Chateaubriand, no Programa Variedades Bemoreira.

Foi descoberta como cantora em 1958 pelo Maestro Maclerevsky, Diretor Artístico das Emissoras Associadas. Estreou interpretando músicas internacionais, participando também de musicais da TV Itacolomy. Comandou o Clube dos amigos da boa Música – CLAMBOM, na TV Itacolomy, onde reunia semanalmente em sua residência artistas e apreciadores da boa música. Aí cantava, entrevistava pessoas de destaque em diversos setores, além de artistas locais e nacionais, exemplificando com Elizeth Cardoso, Tom Jobim, Leny Eversong, Fafá Lemos e Carminha Mascarenhas.

Foi Lady Crooner da famosa Orquestra do Maestro Delé (José Brás de Andrade), também compositor e autor de BASTA A LUZ DA LUA, uma das faixas de seu primeiro disco. Fez enorme sucesso em festas do Automóvel Club; Club Libanês; Minas Tênis Club e Iate Club. Durante vários anos foi eleita A MELHOR LADY CROONER, eleita pela crítica especializada.

Grava seu primeiro disco em 1959, um rpm np selo Arpège, do famoso pianista Waldir Calmon. Levada por Baden Powell, vai à casa de Tom Jobim a fim de escolher duas de suas composições para seu disco de estréia. Daisy teve o privilégio de ser a primeira intérprete a gravar O QUE TINHA DE SER, de Tom e Vinícius, gravando ainda ESQUECENDO VOCÊ, do grande Maestro.

Recebeu os Troféus Tamoyo – Melhor Revelação – TV Tupy; Disco de Ouro do Programa Astros do Disco – Tv Record-SP e Destaque na Vida Artística de São Paulo.

Em 1961, grava na RGE o CD duplo CANÇÃO QUE A MADRUGADA INSPIROU, também título de uma das faixas do disco.

Em 1966 sai das Emissoras Associadas e faz temporada na Rádio Inconfidência, onde apresenta O MUNDO É DA MULHER e ainda DAISY LEGAL, programas musicais e com participação dos ouvintes. Nesse mesmo ano forma um Conjunto Musical de grande sucesso em Belo Horizonte, com o cantor e Guitarrista mineiro Nazário Cordeiro, pai de sua filha Daisy Cordeiro. Durante três anos essa parceria musical rendeu excelentes frutos, recebendo troféus de MELHOR CONJUNTO MUSICAL .

Volta a São Paulo em 1969 e faz grande sucesso como cantora, sobretudo nas boites Stardust, Baiuca, Captain e Bar-Boite do Hotel Macksoud. Sucesso também em clubes da sociedade paulista, como Pinheiros, Automóvel Club, Hebraica, etc. No Villagio bar, em Sampa, estrelou um show sobre a vida de Isaurinha Garcia.

Encerrando sua carreira artística a fim de dar espaço para novos valores, faz uma participação especial no show de lançamento do CD PALADAR, de sua filha, a cantora DAISY CORDEIRO.

MUITO OBRIGADO, DAYSY GUASTINI!

lucianohortencio

 

 

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Encontrar-te me fez criança

    Eis o nosso caçador de talentos e resgatador de pérolas. Muito bom trabalho Luciano. Graças a sua perseverança, conheço agora a cantora Daisy Guastini e sua bela voz. 

    Abraços.

  2. Daisy Guastini

    Ela é um “mimo” de cantora! Já a conhecia desde a minha infância. E também cantou em lugares onde eu cantei, anos depois dela, como a Baiúca, o Maksoud Plaza e outros renomados lugares da noite paulistana… Sempre ouvi falar nela, pelos colegas músicos, com muito carinho e saudade. Sim, sem sombra de dúvida, uma “grande cantora”. Obrigado, Luciano, amigo, pela  muito oportuna lembrança! 

  3. Grata surpresa

    Amigo Luciano, parabéns pela excelente garimpagem e divulgação da cantora Daisy Guaastini. Assim como a Maria Luisa eu, também, não conhecia. O universo da nossa música é INFINIIIIIIIIIIIIIIIIITO……

    Abraços.

      1. Grata pelo presente

        Amigo Luciano,

        Adorei o presente. Que bela música do Waldir Machado e Cid Magalhães, na perfeita interpretação da Daisy. Valeu, meu grande amigo. Abraços.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador