Aquiles Rique Reis
Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.
[email protected]

Daniel Oliva: um músico e compositor de categoria, por Aquiles Rique Reis

A música instrumental de qualidade não para de surpreender quem consegue ter acesso aos discos do gênero. Mas, afinal, o que impede que o público curta a música instrumental brasileira? Resumidamente: as rádios não tocam porque os jornais não comentam; os jornais não comentam porque as rádios não tocam; as televisões não programam porque não toca nas rádios; os jornais não comentam porque as televisões não mostram; as televisões não mostram porque a música não toca nas rádios e nem aparecem nos jornais… é o “cachorro correndo atrás do rabo”.

Lançado recentemente, Solar (independente) é o primeiro e ótimo disco instrumental do guitarrista e compositor Daniel Oliva. O álbum conta com um pequeno mas eficiente grupo de instrumentistas, bem como com um seleto time de intérpretes. No primeiro grupo estão Sidiel Vieira (baixo acústico), Vitor Cabral (bateria), Pepe Cisneros (piano e teclado), Luís Cabrera (sax tenor) e Eduardo Espasande (percussão); no segundo, Marina de la Riva, Giana Viscardi, António Azambujo, Luciana Alves e Bruna Caram. Aí está a verdade.

Daniel é guitarrista, mas o seu CD revela que é também um bom compositor. Seja criando temas instrumentais, com ricos fios melódicos, seja dividindo sua música com parceiros letristas, o conjunto de sua obra é de se prestar atenção. Músico com maturidade na criação de harmonias, na escolha das melodias ou na definição dos gêneros rítmicos, suas composições têm o valor de mostrar que é plausível prever algo ainda melhor nos próximos trabalhos.

O convite para Ricardo Mosca produzir Solar definiu a concepção musical de Daniel: todos os músicos, instrumentistas e cantores no estúdio, tocando e gravando como se fosse “ao vivo” seis temas instrumentais e cinco cantados. Mesmo correndo o risco de imprecisão, foi o primeiro passo para dar vida às músicas e à mestria dos participantes.

Onze faixas no CD, dez de autoria de Daniel (algumas com parceiros, outras só dele) e uma de Shakira, Mebarak e Antonio Pinto, “Hay Amores”. A esta Marina de la Riva acrescenta fervor vocal, tornando-a ainda mais linda. Outro momento especial, talvez um dos mais belos, é quando o cantor português António Zambujo canta “Abraço Distante” (Daniel Oliva e Rafael Oliva) com voz límpida. Meu Deus!

Em “Primeiro Voo”, tema instrumental que abre o CD, bateria, percussão e baixo acústico dão bom suporte ao sax e à guitarra que se lançam em improvisos inspirados e dividem a melodia e os intermezzos. Já “Acolhida – para Pancho in memoriam”, um tema lírico, tem apenas a guitarra de Daniel, que soa belamente, apoiada por baixo e bateria.

Aliás, a guitarra de Daniel Oliva, bem como as suas composições, têm finura. Seus improvisos têm riqueza de detalhes, detalhes que nunca são excessivos, os acordes têm sempre a digitação mais compatível, sua mão direita dá suingue certeiro às levadas… Enfim, um músico da mais fina categoria.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

Contato: [email protected] 

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Valeu

    Procurei no YouTube um “aperitivo” mas tem pouca coisa. Nada que desse idéia do som em estúdio,  com a formação do CD, mas suficiente para perceber a qualidade do jovem músico. Ficarei atento para eventos ao vivo aqui no Rio. Continue com as dicas, Aquiles. Os amantes da música instrumental brasileira agradecem.

    Abraço!

  2. Para conhecer mais o trabalho de Daniel Oliva

    Olá a todos,

    Deixo aqui o endereço da página do facebook de Daniel Oliva https://www.facebook.com/danieloliva.solar, onde é possível encontrar mais informações sobre seu trabalho e sua agenda de shows. O show de lançamento do CD Solar será dia 28/011 em São Paulo, no Sesc Pompeia. 

    Na plataforma do Soundcloud seu disco de estreia pode ser ouvido na íntegra: https://soundcloud.com/daniel-oliva-solar

    Segue abaixo os links do teaser do disco e dois vídeos filmados durante a gravação do CD de Daniel Oliva.

    Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=dauZfzFmmAQ&index=3&list=UUcOLxfQM_10_YgqnNZ2RgQQ

    Navegante (Daniel Oliva): https://www.youtube.com/watch?v=A-DJtpWLMfc&list=UUcOLxfQM_10_YgqnNZ2RgQQ

    Desempate (Daniel Oliva/Bruna Caram): https://www.youtube.com/watch?v=DvYRyxGXaZ8&index=1&list=UUcOLxfQM_10_YgqnNZ2RgQQ

    Agradeço o espaço!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador