Duas vozes do Prêmio Açorianos de Música, por Cesar Monatti

Danny Calixto & Duudu Sperb com Guinga

Duas vozes do Prêmio Açorianos de Música

por Cesar Monatti

O Prêmio Açorianos é uma iniciativa do poder executivo municipal de Porto Alegre, a qual recém [2017] cumpriu quarenta anos de existência voltada ao reconhecimento de artistas daquela capital.

Instituído em plena vigência da censura, inicialmente premiava apenas os destaques do ano na área de artes dramáticas. Só décadas mais tarde foram incluídas indicações para várias categorias de atuação na dança, literatura e música, e, há pouco mais de uma, nas artes plásticas.

Entre os intérpretes de MPB indicados para a edição 2017 do troféu, curiosamente, num país em que o número de cantoras desse gênero tem predominado sobre o de seus pares masculinos, Danny Calixto é a única mulher da lista de cinco nomes. 

Outra peculiaridade é que, embora a categoria seja de música popular brasileira, o intérprete Dudu Sperb foi selecionado por conta do seu trabalho cujo título é So in Love, em que as canções brasileiras fazem companhia aos standards do reconhecidíssimo compositor estadunidense Cole Porter.

Danny, além de intérprete, tem sua própria produção autoral. Dudu, por outro lado, também mostra muita versatilidade, mas por meio do repertório vasto e variado. Numa de suas apresentações mais recentes [janeiro/2018], por exemplo, compartilhou o palco com o grande violonista e compositor Guinga, em Porto Alegre.

Danny e Dudu mantém canais oficiais na internet, dos quais foram pinçadas as duas canções deste post, que expõem com clareza algumas das razões pelas quais ambos disputam entre si, além dos outros três colegas, um merecido reconhecimento pelo desempenho e envolvimento apaixonado com a música.

A entrega da estatueta criada em 1993 pelo artista Vasco Prado e demais prêmios previstos no edital do Troféu Açorianos, ocorrerá daqui a um mês, no Teatro Renascença do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador