O projeto DVD do Panorama do Choro Paulistano

Do Catarse

DVD do Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo

Um projeto de Música por Júlia Engler Daolio

Considerado o primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro, o Choro continua vivo e atravessando gerações. Com o objetivo de registrar e divulgar a expressão atual do gênero, os percussionistas e pesquisadores Yves Finzetto e Roberta Valente criaram o PANORAMA DOCHORO PAULISTANO CONTEMPORÂNEO, projeto duplamente contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com os prêmios ProAC nas categorias de “Gravação de Disco Inédito – 2008” e “Circulação de Shows Musicais – 2009”.

A originalidade, a diversidade e a beleza das composições fazem do PANORAMA uma obra histórica. Reunindo instrumentistas de diferentes gerações, o disco representa a produção atual do Choro paulistano, com músicas compostas ou selecionadas especialmente para o projeto interpretadas por seus compositores e pelo Sexteto Panorama – Alexandre Ribeiro, João Poleto, Gian Corrêa, Henrique Araújo, Roberta Valente e Yves Finzetto.

Ao todo, são trinta artistas envolvidos em dezesseis músicas inéditas de Alessandro Penezzi, Arnaldinho Silva, Danilo Brito, Edmilson Capelupi, Edson José Alves, Everson Pessoa, Israel Bueno de Almeida, Izaías Bueno de Almeida, João Poleto, Laércio de Freitas, Luizinho 7 cordas, Maurílio de Oliveira, Milton Mori, Nailor Proveta, Ruy Weber, Thiago França, Toninho Ferragutti e Zé Barbeiro.

Depois de gravar o CD, o Panorama excursionou por diversas cidades do Estado, muitas vezes, com dezenas de músicos no palco, presentiando o público com belíssimos encontros de estilos e gerações.

Ver no mesmo palco, mestres do choro, representando a tradição, ao lado de jovens instrumentistas, cada um dono de uma personalidade marcante, representando as diversas linguagens do choro contemporâneo é algo que precisa ficar registrado! Quem presenciou esses momentos ficou com a certeza de que o Panorama precisava virar DVD!

Nós já conseguimos capitar uma verba para a gravação do DVD, mas não para a finalização. É aí que entra a sua ajuda! O que for arrecadado por meio do catarse será usado na edição, na autoração e nos extras do DVD.

Para isso, contamos com a sua ajuda! Queremos registrar esse marco para a história do choro e da música instrumental brasileira!

Obras de Sérgio Fabris

Desde o início do projeto, o Panorama conta com o apoio luxuoso do artista plástico Sérgio Fabris. Sérgio é autor da tela que ilustra a capa do CD e seu trabalho esteve presente em toda concepção visual do projeto. Agora, você pode colaborar com a gravação do DVD do Panorama e ter uma obra do Fabris em sua casa ou empresa.

Nas contrapartidas, temos artigos com impressões das obras do artista, como canecas, capas de celular e mouse pads.

Para saber como ajudar, visite: http://catarse.me/pt/dvdpanoramadochoro

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador