O som contemporâneo e imprevisível do Abstrai Ensemble, por Augusto Diniz

Abstrai Ensemble

O som contemporâneo e imprevisível do Abstrai Ensemble

por Augusto Diniz

O grupo de câmara carioca Abstrai Ensemble lança primeiro trabalho com conceito de música contemporânea e experimentações sonoras e harmônicas. O CD “Experiência”, já disponível na plataforma digital de música, tem a produção do saxofonista e pesquisador Pedro Bittencourt.

“A música à qual nos dedicamos é contemporânea por ser atual, do nosso tempo, viva e dinâmica pelo contato com os compositores e pelas experimentações que fazemos para desenvolver nossas performances musicais”, diz ele. “Trabalhamos com todos os tipos de som, sejam eles instrumentais, eletrônicos e, inclusive, ruídos”.

O uso de tecnologias digitais (eletroacústica e música mista, como chama) é uma das particularidades do Abstrai Ensemble e, segundo Pedro, segue tendência de dialogar com o público do século XXI, que “é eclético e ávido – pela quantidade e pela variedade”. 

O registro fonográfico é uma desconstrução de rótulos musicais. “É maravilhoso trabalhar com material musical não previsível. Isso é arte”, define o músico. “Saímos assim do lugar comum e impactamos ainda mais a escuta”.

Para Pedro Bittencourt, a gravação do primeiro CD do grupo foi uma etapa importante de seu processo criativo: “A gente conseguiu um grau de perfeição na execução e no equilíbrio dos instrumentos que só o trabalho em estúdio pode oferecer”.

O CD foi gravado entre julho de 2017 e junho de 2018 em A Casa Estúdio, no Rio de Janeiro (RJ). O registro apresenta obras recentes dos compositores brasileiros Roberto Victorio, Rodrigo Lima, Michelle Agnes, Pauxy Gentil-Nunes, do português João Pedro Oliveira, do grego Phivos Angelos-Kollias e do francês Didier Marc Garin.

“Foram escolhidas músicas de compositores com estéticas bem diversas, no sentido de não cansar o ouvinte e oferecer a ele um panorama do repertório escrito especialmente para o Abstrai Ensemble, sendo que duas obras têm eletrônica junto com os instrumentos, no que costumamos chamar de música mista”, relata o pesquisador. 

Com presença frequente em festivais, o grupo se dedica ainda a atividades pedagógicas como oficinas e encontros de interpretação musical.

Além de Pedro Bittencourt no sax e na direção, o Abstrai Ensemble conta com Doriana Mendes (voz), Pauxy Gentil-Nunes, Andrea Ernest Dias (flautas), Batista Jr. (clarinet e clarone), Fabio Adour (guitarra, violão e regência), Mariana Salles (violino e viola), Marcus Ribeiro (violoncello), Marina Spoladore (piano), Zeca Lacerda e Lourenço Vasconcellos (percussão).

“A gente espera que cada ouvinte tenha a sua própria experiência e se enriqueça a cada nova escuta. A primeira faixa do nosso CD propõe isso como um jogo aberto, que pode ser extremamente fértil para a nossa imaginação e para as formas de focalizarmos os sons nas suas mais variadas escalas através da nossa percepção”, finaliza Pedro Bittencourt.

Saiba mais do Abstrai Ensemble em sua página na rede social aqui.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador