São quatro letras para Odeon, de Ernesto Nazareth, que aqui trago. A mais antiga pertence a Hubaldo Maurício, não encontrei nenhuma gravação com ela, se os amigos tiverem conhecimento de alguma, fiquem à vontade de a postarem nos comentários, com agradecimentos que já antecipo, e estejam também à vontade para postarem versões instrumentais.
A letra mais conhecida pertence a Vinícius de Morais, gravada originalmente por Nara Leão, que teria pedido ao poeta uma nova letra para a composição. Há uma letra em francês de Georges Moustaki, gravada em 2003, muito próxima do espírito da letra de Hubaldo Maurício, que achei na voz de Mônica Passos, cantora brasileira que vive na França. Por fim, uma versão com letra de Sílvia Nazário, também cantora brasileira, que atua em Portugal e aqui aparece em vídeo cantando o seu Odeon, Chorinho Iluminado.
Vamos às canções, com seus muitos intérpretes.
Nara Leão
https://www.youtube.com/watch?v=gzTP3p862S8]
Ademilde Fonseca, com o bandolim de Déo Rian e conjunto Noites Cariocas, na Estudantina.
https://www.youtube.com/watch?v=ehhJnablhM4]
Fernanda Takai
https://www.youtube.com/watch?v=jCX7pAudgaE]
Trio Esperança
https://www.youtube.com/watch?v=q9A51EBU0jI]
Marcia Calmon e Tranka
https://www.youtube.com/watch?v=xD73pdaz53M
Mônica Salmaso
[video:https://www.youtube.com/watch?v=IKZi4MGmp08
Carlos Navas e João Carlos Assis Brasil
[video:https://www.youtube.com/watch?v=FKv1tOGEUF8
A letra de Hubaldo Maurício:
Ó que saudade das «Soireés» e «Matinês« lá do Odeon…
E lá o saguão, o pianista muito sério, o seu piano a dedilhar…
Os namorados, no intervalo, passeavam a se olhar!
Bilhetes mil, tinham asas, voavam era o jeito de amar.
E, mais tarde, na sala de projeção
O «mocinho» lutava contra o «vilão» era luta, luta dura
Soco, tapa, ponta-pé, bofetão…
A «mocinha» chorava e torcia, em vão…
A platéia gritava com emoção
Pega, bate, pisa, mata, mata, esse grande «vilão«!
E na saída, pra amenizar as emoções
No saguão põe-se a escutar
Ágil pianista tocando tangos,
Choros brejeiros, valsas lentas bem dolentes,
Encantados, embalados, num repente
O pianista vão cercando,
Se chegando, se chegando, quase, quase, quase a dançar, ah!…
A letra em francês de Georges Moustaki:
Je me souviens d’un vieux ciné
Dans le quartier de l’Odéon
Là-bas
Pour deux fois rien on se payait
Quelques navets ou les chefs d’œuvre du muet
Blottis à deux dans un fauteuil
Les amoureux suivaient d’un oeil
Indifférent
Tout ce qui se passait dans
La salle ou sur l’écran
Je me souviens de ce ciné
Dans le quartier de l’Odéon
Parfois
On découvrait de vrais trésors
« Hôtel du Nord » et « Les enfants du paradis »
Les écoliers séchaient leurs cours
Pour y aller rêver d’amour
En regardant le corps transi
Les dentelles noires d’Arletty
Dans l’ombre le monde
Semblait si pur
Sans misère sans guerre
Sans rien de dur
Tarzan Zorro
Pancho Villa
Robin des Bois
Triomphaient des salauds
Nous étions des royalistes
Devant Garbo
Nous devenions marxistes
Façon Groucho
Nos héros étaient des héroïnes
Qui mataient les machos
Je me souviens d’un vieux ciné
Dans le quartier de l’Odéon
Là-bas
Pour deux fois rien on se payait
Quelques navets ou les chefs d’œuvre du muet
Tous les Jouvet tous les Chaplin
« Le jour se lève », « Helzapoppin »
Et « Casque d’or »
Nous en mettaient plein le cœur
Et c’était le bonheur
Seul dans son coin
Un musicien
Accompagnait les drames et les comédies
Si son piano
Jouait un peu faux
Aucun de nous n’en faisait une maladie
Jolies valses de grand-mère
Mazurkas d’avant la guerre
Il connaissait
Tous les succès
Qui avaient fait
Pleurer Margot
Cher musicien
Tout ça est loin
Mais ma mémoire me fredonne tes refrainsEet je revois
Le cinéma
Où chaque jour se retrouvaient tous les copains
Compagnon de ma jeunesse
Je te garde ma tendresse
Tout ça est loin
Mais jamais jamais jamais jamais jamais jamais jamais
Je ne t’oublierai
Je me souviens d’un vieux ciné
Dans le quartier de l’Odéon
Là-bas
Pour deux fois rien on se payait
Quelques navets ou les chefs d’œuvre du muet
Les amoureux y sont toujours
Les écoliers sèchent leurs cours
Pour y aller rêver d’amour
La vie n’est qu’un « Eternel retour »
Fonte: http://www.ernestonazareth150anos.com.br/works/view/136
Mônica Passos: Odéon
[video:https://www.youtube.com/watch?v=Nsy725_1FCc
Silvia Nazário e Odeon, Chorinho Iluminado
[video:https://www.youtube.com/watch?v=QD_9EprZGlw
Veja as muitas gravações de Odeon em http://www.ernestonazareth150anos.com.br/recordings/index/136
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Odeon em vocalise!
Os 3 MORAES – ODEON!
[video:https://www.youtube.com/watch?v=XOA-rbXKn30%5D
Esta ouvi, sabia que você ia trazer, então não precisava roubar.
Sou obrigado a devolver em dose tripla, de Toquinho em Odeon:
Com Paulinho Nogueira
[video:https://www.youtube.com/watch?v=yfyGYKtsPcA%5D
Com Baden Powell e Luciana Rabello
[video:https://www.youtube.com/watch?v=ODfvQ7mGdRk%5D
Com Raphael Rabello
[video:https://www.youtube.com/watch?v=8jvtcdHuRP0%5D
Ao amigo Almeida!
A gravação original de ODEON!!!
[video:https://www.youtube.com/watch?v=OvwefaQzBEU%5D
Para o Luciano, vai o meu afetuoso abraço com a…
Banda Sinfônica da Cidade do Recife!
[video:https://www.youtube.com/watch?v=b4ozD5iROHQ%5D
Todas as gravações
Odeon, tango brasileiro publicado em 1909 pela Casa Mozart (E. Bevilacqua & Cia.) em edição custeada pelo autor, dedicado “à distinta empresa Zambelli & Cia.”, proprietária do Cinema Odeon. Desde 1909 Nazareth tocava na sala de espera do referido cinema, o mais luxuoso da cidade. Muitas pessoas frequentavam o Odeon só para ouvir Nazareth tocar, deixando inclusive de assistir aos filmes.
Durante a vida de Nazareth, Odeon não foi uma peça de especial destaque, tendo sido gravada apenas em 1912, pelo próprio compositor juntamente com Pedro de Alcântara ao flautim. Porém algumas décadas após a morte do compositor, Odeon tornou-se seu maior sucesso, especialmente depois que recebeu letra do poeta Vinícius de Moraes na década de 1960.
Todas as gravações
Aqui algumas:
[video:https://www.youtube.com/watch?v=LvvIg4jgSEs%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=q1mhmNI0Ez4%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=6fK_ZT5CMBc%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=7YSjfG3eJ3c%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=NJuRV4bkqiY%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=8ZQvtwRES2E%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=r53miLugcT0%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=rsdW-T3fbaA%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=xMMrvLQXM-M%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=IfbH6e4G0DU%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=QXfwtqhnXEY%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=Mt6lhul-4TE%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=FKv1tOGEUF8%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=83xing3KlQA%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=xuu6Fr8oEU0%5D
Para Mara Baraúna
Eis aqui uma gravação doméstica do violonista e compositor cearense Francisco Soares de Souza, o “Chico Soares”.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=55P9u3D5JeA%5D
Notei que o site Ernesto Nazareth 150 anos não fez constar a interpretação de DÉO RIAN, para Odeon.
Como tenho a gravação, vou fazer a edição e mandar pra eles.
Abraço do luciano
Almeida
Que delicia que é Odeon em muitas versões e não me canso de ouvir. Meu piah, que tem seis anos, adora! Gosto muito das versõres instrumentais, mas o charme com que Nara canta essa canção é irresistivel! So as meninas das velhas familias burguesas intelectualizadas têm esse charme que é atemporal, no jeito, na voz, na entonação… O Trio Esperança e Admilde Fonseca também dão show. A Fernanda Takai é da linha da Nara… e a todos, mas quanta riqueza de interpretações!
Para Almeida e Mara Baraúna!
Co o abração do luciano
[video:https://www.youtube.com/watch?v=MOWNFU9oC8U%5D