Políticas Públicas e Sustentabilidade do “Núcleo Movimento” são assuntos do Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música

Políticas Públicas e Sustentabilidade do “Núcleo Movimento” são assuntos do Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música
 
Palestrantes discutem formas de potencializar o projeto implantado nos municípios após a passagem da Caravana
 
São Paulo 11 de dezembro de 2010 – Neste sábado (11) acontece o terceiro, e último, dia do 3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música. No painel de abertura, os participantes acompanharam a discussão do tema “Políticas Públicas e Sustentabilidade do Núcleo Movimento”, que teve a mesa de debates formada por: Ana Moser, diretora do Instituto Esporte e Educação; Jacques Schwarzstein, gestor de programas do UNICEF Rio de Janeiro; Lino Catellani Filho, professor da Unicamp; e João Leiva, executivo  de captação de recursos.   
 
O objetivo central era refletir sobre a importância de o Núcleo Movimento – nome dado ao projeto implantado em cada município após a passagem da Caravana, e mantido por pessoas da comunidade – aproximar-se da gestão e da política pública, definindo estratégias e sistematizando ações. Além de incentivar políticas consistentes de esporte e arte para a educação, que possam dar sustentabilidade ao Núcleo.
 
“No Fórum do ano passado, foi lançado o desafio do Núcleo Movimento para que os municípios pudessem estabelecer um atendimento regular para as crianças e jovens. Agora foi possível vermos os resultados positivos – são 45 núcleos atendidos, somando mais de sete mil crianças. O desafio do próximo ano é juntar forças e empreender. Não basta buscar projetos de geração de renda, é preciso buscar caminhos diferentes para se obter os melhores resultados e encontrar maneiras de resolver os problemas de cada região. O trilho não está pronto e é preciso construí-lo”, ressaltou Ana Moser.       
 
Já o representante do UNICEF no Rio de Janeiro, comentou sobre o conceito de esporte como direito para todas as crianças e adolescentes. “Teremos aqui no Brasil a Copa do Mundo e as Olimpíadas, esses grandes eventos são boas oportunidades de trabalharmos melhor a idéia de que o esporte deve ser um direito de todos”, disse Schwarzstein. 
 
Ainda neste sábado, o jornalista Luis Nassif fará uma palestra com o tema: “Do virtual para o real – a tecnologia que aproxima ideais, conecta pessoas e mobiliza para a ação”.       
 
Em seis anos de atividades, as Caravanas já atenderam diretamente mais de 130 mil crianças e adolescentes, além de 14 mil professores da rede pública de ensino, em 50 municípios de 15 estados brasileiros. 
 
A Caravana do Esporte é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com investimentos da Fundação Telefônica, Itaú, Nextel e Pepsico.  A Caravana da Música é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com investimento do Itaú. O programa documentário da Caravana, exibido mensalmente pela ESPN Brasil tem o patrocínio da Petrobras.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador