Por proteção, Bebel Gilberto interdita João Gilberto

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – João Gilberto está com 86 anos e se vê às voltas com muitos problemas financeiros. A filha, Bebel Gilberto, tomou a decisão de interditá-lo na Justiça para protege-lo. A notícia foi dada pelo jornal O Globo. A medida de Bebel foi tomada para proteger o pai, que vive sozinho no Rio e está com a saúde muito fragilizada pela idade. A cantora veio de Nova York para resolver a questão.

Segundo o jornal, Bebel, curadora do pai, esta foi uma tentativa da filha em “pôr fim aos negócios temerários que João vinha sendo orientado a firmar, que resultaram na atual condição de quase miserabilidade do artista”.

Miúcha, mãe de Bebel e com quem João foi casado nos anos 1960, declarou ao Estadão que soube da interdição nesta quarta-feira, mas contou que a filha está tentando ‘arrumar a vida do pai’. Disse que João se meteu em muitos negócios errados, mas não soube dar detalhes. Contou, ainda, que João Gilberto está bem de saúde, mas fraco, por conta da idade.

Dos problemas enfrentados por João Gilberto, consta que, em 2011, ao completar 80 anos, anunciou uma turnê. Segundo os produtores, o cantor interpretaria canções que nunca havia tocado e cantado. Mas o projeto foi cancelado.

Segundo o médico de João Gilberto, a iminência das apresentações o deixou muito debilitado e estressado. Além disso, contou que João tinha duas hérnias na coluna, o que não facilitava a vida do cantor em shows, com dores ocasionadas pela posição do violão junto ao corpo.

Com o cancelamento da turnê, os problemas financeiros de João Gilberto se agravaram pois ele chegou a receber parte do pagamento adiantado, e não teria devolvido.

João Gilberto não tem casa própria.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil não merece talento de qualidade
    É muito doloroso saber que um dos maiores músicos da história desse país vive os seus derradeiros momentos numa situação penuriosa.

    Num momento em que descobrimos oa imensos problemas de João Gilberto, temos noticia que certo tipo pseudo-musical de alcunha funk-ostentação é o hit mais valorizado nos dias se hoje.

    O Brasil atual, da era de MC Kevinhos, Ivetes e Hucks da vida, não merece artistas de talentos de qualidade.

    1. Peraí…

      João Gilberto sempre teve o público cativo dele. Não é por causa do Kevinho ou da Ivete que ele está nessa situação. Nem Kevinho ou Ivete roubaram público do João Gilberto. Público esse, aliás, que ele nem sempre tratou tão bem assim – lembrando só do “vaia de bêbado não vale”, ou do episódio folclórico em que ele atrasou um show por umas três horas porque não se decidia sobre qual calça usar, achava que se usasse uma calça a outra “ficaria triste”.

      Achar que Kevinho e Ivete não representam uma parcela da população e de sua cultura, por não seguirem determinado estilo, é muita falta de visão do multicuturalismo que é o Brasil. Tem espaço pra todos. 

      1. João, João

        Acho que o seu argumento está correto.

        Mas o que me irrita é que só toca no radio e na tv esse pessoal que pouco acrescenta à boa musica brasileira.

        Gostaria de ouvir na nossa rádio os melhores musicos e não os piores!

        Sejamos justos na radio Usp , Cultura, e por vezes Eldorado e Nova Brasil consegue-se ouvir musica decente!

         

         

  2. Além do negócio anunciado aqui, JG em 2013 fez um acordo

    com o banco Oportunity do Daniel Dantas para receber um adiantamento de 10 milhões com a contrapartida de repassar metade do valor advindo de processo contra a granvadora EMI, que segundo os advogados de defesa seria por volta dos 100 milhões de reais.

    Acordo com banco e ainda um cara experiente/esperto como DD, que além de ter garantida metade da indenização almejada por João Gilberto, Daniel terá também, segundo o contrato que teria sido assinado com o músico, o direito a 60% dos direitos autorais dos discos Chega de Saudade, João Gilberto e O Amor, O Sorriso e a Flor, todos gravados entre o fim dos anos 1950 e início dos 1960 e fundamentais na construção estilística da bossa nova.

     

    http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/07/1310841-por-r-10-mi-joao-gilberto-se-associa-a-daniel-dantas-12288.shtml

     

    http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,sociedade-entre-joao-gilberto-e-daniel-dantas-irrita-emi,1054362

  3. Isto não é notícia, é algo que acontece centenas de vezes.

    Este caso nem deveria ser noticiado, pois é um simples caso de um senhor X com uma idade provecta que uma série de pessoas lutam por achar que estão com a razão na manutenção do senhor X.

    Para colocar um nome no lugar de X teremos que utilizar milhares deles, pois isto é um caso de direito de familia e não uma notícia jornalística.

  4. A situação de João e de

    A situação de João e de tantos outrx milhares é o preço que pagamos pela longevidade. Clínica de saúde, repouso, recuperação … seja lá o nome que for dado é um negócio garantido. Que coisa.

  5. Que seja.Pra mim. a Bossa

    Que seja.

    Pra mim a Bossa Mova está todinha, sem tirar nem por, em “Wave”.

    Só ali ele já merecia uma aposentadoria integral.

    Porém, todavia, contudo, se ele escolheu ser um chato (como diz a Nana Caimi), eu não dou nem meu baratinho, que dirá meu carinho, rsrsrs!

  6. Absurdo,

    Muitos vem aqui com ar de psiquiatra, psicologo ou advogado do Diabo. Me desculpe meus amigos, mas o respeito precisa chegar a João Gilberto. Quanto a esteriótipo de que ele era assim, assado, nãoe stamos aqui para julga-lo. Não se esqueça: só Deus é perfeito, e todos nascemos tornos e vamos morrer errados. Quanto estivermos na malfadada 3ª idade, não adiantará mais reclamar, pois pagaremos pelas nossas linguas. João Gilberto é única história viva desse país, e merece muito respeito e destaque em todos e qualquer jornal. É a nossa cultura que vai indo a ralo abaixo; cuidado – cuide da sua cultura.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador