Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Prazer em conhecê-lo, Príncipe Maluco!, por Luciano Hortencio

Tomei conhecimento da existência de João Petrillo, o Príncipe Maluco, através de sua neta Elisa Petrillo, criadora do oprincipemaluco.blogspot.com

Prazer em conhecê-lo, Príncipe Maluco!, por Luciano Hortencio

A Cena Muda – 1952 – memoria.bn.br

Tomei conhecimento da existência de João Petrillo, o Príncipe Maluco, através de sua neta Elisa Petrillo, criadora do oprincipemaluco.blogspot.com, pedindo ali reforços para resgatar a memória de seu avô.

Achei interessante a matéria e consegui algumas coisinhas sobre nosso artista João Petrillo, que prazerosamente trago para esse excelente espaço cultural.

Em primeiro lugar consegui a foto que inicia esse post, até então constando somente no site memoria.bn.br, em A Cena Muda, ano de 1952. Consegui também resgatar várias composições onde Príncipe Maluco é compositor:

POR CAUSA DO PASCALLO, uma paródia do tango Plegária, em parceria com Roberto Candy e Schetina. A interpretação é do Trio Trinca, disco Victor 33.343-A, ano de 1931;

A MANCADA DO ZÉ PELIN, em parceria com  Silvio Trinca, gravação do Trio Trinca em disco Victor 33.343-B, ano de 1931;

ZÉ DA ESTRADA, em parceria com Carlos Petrelli, interpretada pelas Irmãs Galvão, em disco RCA Camden CAM-1.123-A, ano de 1962.

Essas foram as gravações que consegui através do Aquivo Nirez, porém existem várias outras composições do Príncipe Maluco, exemplificando eu com LEÃO DO NORTE, interpretada por Paraguassu e em homenagem a Juarez Távora, disco Columbia 7.040, ano de 1930; TOCA O SINO, gravada por Nenete e Dorinho em disco RCA Victor 80-1490-B, de 1955; RECORDAÇÃO, em parceria com Hordalico Ramalho Lago, interpretada por Humbero Lage, em disco Copacabana 5.144-A, ano de 1953.

Trago, em compilação, matéria escrita por CARMELITA no Jornal das Moças, de 05 de junho de 1946, constante do site memoria.bn.br:

Radioatividades – Aqui, Ali e Acolá.

“Príncipe Maluco, o grande humorista paulistano, está em negociações com a Rádio Nacional.

Talvez vocês não saibam que o conhecidíssimo artista , que tanto faz rir qualquer platéia, é um cavalheiro que leva a vida a sério. Para começar eu devo dizer que o Príncipe Maluco é industrial, fora da vida artística, e que anda um bocado aborrecido por achar que a indústira nacional está desprotegida até demais.

Formado em perito contador pela Escola de Comércio Álvaro Penteado, de São Paulo, um dia João Petrillo, digo Príncipe Maluco, resolveu mandar os algarismos às urtigas e resolveu se lutador de box e, como tal, o mais perto que nosso amigo foi parar: Uruguai e Paraguai. Vendo que o box não era lá essas coisas, deu uma maluquice na cabeça dele e – pronto – virou cantor.

Mas que cantor, Deus que me perdoe! Uma maluquice a mais, uma a menos e em 1931 ficara decidido, de uma vez por todas, que ele seria humorista. Até que enfim acertou. Criador de paródias, estreou na Companhia Genésio Arruda e desde então sua vida artística tem sido uma série de sucessos.

Atuou em todos os cassinos e ganhou muito dinheiro. Príncipe Maluco visitará, ainda este ano, os seguintes países: Venezuela, Argentina, Chile e Portugal.

Decididamente é o humorista mais sério que eu já conheci…”

Esperando ter contribuído com o resgate da memória do Príncipe Maluco, trago finalmente três de suas composições  constantes do canal youtube luciano hortencio.

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador