Toninho Geraes vai além do público das tradicionais rodas de samba, por Augusto Diniz

Toninho Geraes

Por Augusto Diniz

Toninho Geraes faz parte de um grupo de compositores de samba cujas músicas conseguem agradar públicos além daqueles acostumados a frequentar as tradicionais rodas.

Mais recentemente, Toninho passou também a tentar alavancar seu lado cantor. Não que não tenha feito isso antes – pois até programa de auditório da TV no passado ele frequentou -, mas dessa vez parece abraçar definitivamente a ideia de que pode reunir um grupo expressivo de interessados em ouvi-lo. A prova disso está na forma mais intensa e estruturada com que se apresenta cantando suas músicas por meio das redes sociais em gravações diversas.

O mineiro de Belo Horizonte Toninho Geraes tem grandes parceiros no mundo do samba (Toninho Nascimento e Roque Ferreira são apenas dois brilhantes deles) em composições bem elaboradas e marcantes – mas foi sozinho que escreveu um dos seus maiores sucessos: “Mulheres”, mais conhecido na voz de Martinho da Vila.

Ele tem aproximadamente três centenas de músicas gravadas, de Beth Carvalho a Emílio Santiago. Zeca Pagodinho também gravou algumas (“Seu balancê”, “Uma prova de amor”, entre outras), talvez aproveitando essa transcendência musical de Toninho Geraes – item que Zeca captou também em Serginho Meriti, compositor além dos guetos do samba. Toninho tem seis discos solos registrados. O último foi no início desse ano, o “Estação Madureira”.

O cantor e compositor Toninho Geraes lançou dois clipes na internet do samba “Mais feliz”, parceria dele com Paulinho Rezende, que fala de amor e tal – eles podem ser vistos na página do artista na rede social aqui. Porém, uma interessante gravação dessa música é de um programa de TV, o “Todas as bossas” (TV Brasil). É que videoclipe no ritmo de novela é uma coisa. Outra, é a cena com a presença dos músicos ali tocando, no clima, na energia.

E esses músicos que aparecem nesse vídeo recente gravado na TV ao lado de Toninho Geraes são da linha de frente do samba: Alessandro Cardozo (grande revelação do cavaco dos últimos tempos), Alexandre Caldi (sopros, também compositor e arranjador), Jorge Gomes (bateria), Leandro Saramago (violão do primeiro time), Marcelo Pizzott (tantã e tumbadora), Marcos Esguleba (pandeiro e caixa, um velho conhecido da percussão), Marquinho Basílio (surdo, outro excelente da percussão), Paulo Emílio (pandeiro), além do coro composto pelas cantoras Jussara Silva e Ale Maria. Ouça esse bom vídeo de palco da música “Mais feliz” aqui.

Outro clipe ótimo de Toninho Geraes foi lançado em 2015. A música é “Se a fila andar” e pode ser ouvido aqui – a gravação entre mesas de bar conta com a presença dos principais nomes do samba; trata-se de um registro histórico.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador