Um dos grandes cavaquinhistas do País lança choros autorais, por Augusto Diniz

Marcio Hulk Almeida

Um dos grandes cavaquinhistas do País lança choros autorais

por Augusto Diniz

Não é raro ler em um encarte de CD de música brasileira o nome de Márcio Almeida relacionado na ficha técnica. Afinal, trata-se de um dos maiores cavaquinhistas do País.

Agora, Hulk, como é chamado, lança seu primeiro álbum instrumental com todas as composições de sua autoria. São ao todo 11 músicas no ritmo do maxixe, um tipo musical incorporado pelo choro quando o gênero ainda engatinhava no País, na virada do século XIX para o XX – não à toa o álbum se intitula “Maxixe carioca”.

Márcio Hulk Almeida é fiel nesse resgate, revelando um instrumentista criterioso e aplicado – associado ao seu inegável talento em tocar cavaquinho.

Em um dos choros, Hulk homenageia Jonas, uma de suas influências e referência histórica na execução do cavaquinho. O disco “Maxixe carioca” é uma aula das possibilidades desse instrumento, indissociável da gênese musical brasileira.

O instrumentista está perto de completar quatro décadas de trabalho em uma carreira iniciada aos 14 anos e que já circulou por várias linguagens da música, embora o samba seja o gênero que ele mais dialoga com seu instrumento.

Com o CD “Maxixe carioca”, Márcio Hulk Almeida ingressa de vez na lista dos grandes cavaquinhistas brasileiros, com uma produção autoral densa. Participam do disco Carlinhos Sete Cordas (violão), Rogério Caetano (violão), Ronaldo do Bandolim, Kiko Horta (acordeon), Dirceu Leite (flauta), Eduardo Neves (sopros), entre outros. Os arranjos são em conjunto com os músicos convidados. A produção é de Márcio Gomes e Márcio Dorneles.

Assim como Márcio Hulk, estão na lista de cavaquinhistas ativos e de primeiríssima linha, que acompanham artistas de A a Z e desenvolvem trabalhos sólidos à música (inclusive como arranjadores), Alceu Maia, Jayme Vignoli e Mauro Diniz (a lista não é por preferência, mas por ordem alfabética).

Mais informações sobre o CD “Maxixe carioca” no site do músico aqui ou na sua página no Facebook aqui.

Assine

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador