Van Morrison vs. Pink Floyd

Por jns

Queria que você estivesse aqui, Syd!

Van Morrison

Oggi, nel 1975, i Pink Floyd rincontrarono Syd Barrett  

“Então, você acha que é capaz de distinguir o céu do inferno?

Diferenciarias um campo verde de uma fria trilha de aço?

Um sorriso de um véu?

Você acha que eu iria reconhecê-los separadamente?”

Trecho da canção “Almost Independence Day” que fechava o álbum “Saint Dominic ‘s Preview” de Morrison, em 1972.

“Wish You Were Here” é uma das mais famosas canções do século XX, foi gravada, pelo Pink Floyd, no álbum de 1975, nos estúdios da EMI, em Abbey Road, Londres.

A composição de Roger Waters revela o desejo de reencontrar Syd Barrett, um dos ex-membros do Pink Floyd, em um momento em que a pressão da indústria da música cerceava as manifestações criativas do grupo.

“Somos apenas duas almas perdidas nadando como peixes em um aquário.

Ano após ano, eu vagava sobre o mesmo lugar de sempre.

E o que encontramos?

A mesma vida e os velhos medos.

Queria que você estivesse aqui.”

Ao ouvi-la, parece impossível acreditar que David Gilmour não tenha ouvido a canção de Van Morrison antes de compor “Wish You Were Here”.

Há muitas semelhanças entre as duas canções, especialmente, na introdução da guitarra acústica.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SYD BARRETT

    Wish You Were Here

    “As canções são escritas para a interpretação pessoal…”

    Um tributo ao ex-membro do Pink Floyd, Syd Barrett, cujo colapso mental o obrigou a deixar a banda, precocemente.

    ‘Shine On You Crazy Diamond’ é a elogiada peça central do álbum ‘Wish You Were Here’.

    [video:http://youtu.be/vN15A8LnzMg%5D

    Quando o Pink Floyd estava gravando essa música, Syd Barrett apareceu no estúdio e ninguém da banda o reconheceu, por causa de sua total mudança de aparência, devido aos problemas devastadores causados pelo consumo de drogas.

    Syd Barrett Wish You Were Here Sessions

    Este foto foi tomada no momento em que Syd Barrett entrou no Abbey Road Studios em Londres, quando o Pink Floyd gravava Wish You Were Here.

    Depois do enorme sucesso alcançado com The Dark Side of the Moon, o que trouxe fama, fortuna e, também, o anseio por recuperar a simplicidade dos tempos mais felizes dos dias do passado, o tema do próximo álbum foi o desapego, a ausência e a sensação de abandono emocional.

    Syd Barrett Recent Pictures (17)

    Roger, muito amigo de Syd, sentiu, verdadeiramente, quando ele enlouqueceu e escreveu um poema sobre a sua saída da banda.

        Syd Barrett Recent Pictures (19)   Syd Barrett Recent Pictures

    Na verdade, todo o álbum foi escrito sobre a descida ao inferno da insanidade do esquizofrênico Syd que foi, definitivamente, desestabilizado pelas drogas.

    Os efeitos causados ​​ pelo LSD, nos níveis de consciência, fizeram Sid trocar ‘a figuração na guerra,

    pelo papel principal em uma prisão.”

    A letra de Roger faz uma referência ao papel de destaque de Sid, no inicio do Floyd, e a confusão mental que o levou ao fundo do poço através do consumo de drogas pesadas que o engaiolaram em uma situação irreversível.

    Syd Barrett Recent Pictures (2)   Syd Barrett Recent Pictures (3)   Syd Barrett Recent Pictures (4)

    ‘Somos apenas duas almas perdidas nadando num aquário’, escreveu Roger, sobre ele  e Syd – o resto de nós também –  permanecerem  presos em um mundo ilusório, independentemente das drogas ou outros medicamentos.

    “Somos apenas duas almas perdidas nadando num aquário, ano após ano, e, correndo sobre o mesmo velho chão, encontramos os mesmos velhos medos”.

    Syd achava que estava fazendo a coisa certa ao tomar LSD para encontrar as respostas para as suas conflitantes questões internas.

    Os amigos de Syd diziam que ele tomava o seu café misturado com o LSD, o que levou ao defintivo colapso mental. 

    Syd Barrett Recent Pictures (8)

    Muito se tem documentado sobre os problemas psíquicos de Syd Barret, envolvendo o uso de LSD e a sua fantasmagórica aparição no estúdio durante a gravação do álbum que a maioria das referências musicais a ele são óbvias.

    A sua chegada, sem aviso prévio, nas sessões de gravação de Wish You Were Here foi assustadora, porque, ao que parece, ninguém o reconheceu e muito do material do álbum refere-se a Barret.

    Roger foi reduzido às lágrimas quando, finalmente, reconheceu o velho amigo, que agora estava gordo e careca. 

    A possibilidade de se reunirem nunca foi, sequer, discutida com o grupo, diante das amargas lembranças sobre o quão difícil era trabalhar com ele quando ainda era um membro da banda. 

    Na verdade, David Gilmour foi incorporado ao grupo, não para substituir Syd, mas para ‘cobrir’ os seus constantes vacilos no palco, no caso de ter outra de suas muitas falhas excêntricas no meio de um concerto.

    Syd Barrett Recent Pictures (13)   Syd Barrett Recent Pictures (15)

    Todos sabiam que uma eventual ‘re-união’ com Syd, apesar de toda a sua genialidade pré-colapso, teria sido um desastre completo. 

    Apesar de tudo, a banda reconhece que não teria existido sem ele, mas, por outro lado, não poderia ter ido à frente com ele.

    “Então você acha que consegue distinguir o céu do inferno?” 

    Syd Barrett Recent Pictures (22)   Syd Barrett Recent Pictures (20)

    De acordo com a lenda, Sid voltou porque queria gravar a sua parte de guitarra, mas ninguém o reconheceu.

    Será que as drogas realmente ajudam a abrir a consciência ou simplesmente colocam o usuário em um asilo, exercendo ‘um papel de liderança em uma gaiola?’

    Este álbum, em particular, prende-se, muito diretamente, à morte psicológica de Barret, que fez a sua última viagem no dia 7 de julho de 2006.

      Syd Barrett Recent Pictures (26)   Syd Barrett Recent Pictures (23)

    Syd Barrett Recent Pictures (18)

    Alimentando a discussão em torno da icônica homenagem a Barret, David Gilmour disse, uma ve,z em uma entrevista:

    – “Se cada um interpretar o mesmo significado de uma música que escrevi, então eu falhei, miseravelmente, no meu esforço criativo.”

    As informações são oriundas de retalhos recolhidos na Internet, sem uma fonte específica.

    As imagens são do neptunepinkfloyd.co.uk, Syd Barrett Recent Pictures

      1. Valeu, pela colocação direta

        Valeu, pela colocação direta do vídeo, jns. Revendo e ouvindo agora, depois de muitos anos, percebo que o show no UFO é de 66, e as sequências ao vivo no estúdio devem ser de 67. 

    1. John Lennon

      “Vi Lennon em pé, na frente da zona de dissonância e, depois, atrás parecendo bastante fascinado.”

      Mick Farren in chair

      Afirmou Mick Farren, jornalista de música, escritor, que encarnou o espírito do rock’n’roll, e vocalista do Social Deviants, que tocou no Alexandra Palace, em abril de 1967, como parte do célebre 4-Hour Technicolour Dream, abrindo o evento que incluiu o Pink Floyd e o Soft Machine.

      Syd, certamente, apreciaria John sendo um destaque especial, porque ele era o seu ídolo na música

      Algumas capturas de tela de John e outros ravers, tomadas a partir de imagens do evento filmado por Peter Whitehead e, posteriormente, adicionados ao filme, Pink Floyd ’66 – ’67.

        

        

        

        

        

        

      THE 40th ANNIVERSARY OF THE 14-HOUR TECHNICOLOUR DREAM – OUR TECHNICOLOUR DREAM

      To celebrate the 40th anniversary of the 14-Hour Technicolor Dream, held in April 1967 at Alexandra Palace, the ICA is proud to present an array of rarely seen 60s films, full-on lightshows, avant-garde theatre, a Q&A session with the leading lights of the 60s underground and a range of bands both old and new.

      Imagens: http://childofnaturebeatles.blogspot.com.br/2007/04/dream-dream-away.html

  2. Mesmo depois do colapso

    Mesmo depois do colapso mental-físico que sofreu, Syd compôs pérolas belas como essa “Dark Globe”. Acompanha algumas de suas últimas imagens, pelas ruas de Cambridge, feitas por fãs e repórteres, talvez pouco éticos, pois ele não permitia que o filmassem e fotografassem. 

    http://www.youtube.com/watch?v=LNbcbpJH_I

  3. ‘Plágio Inconsciente’

    Van Morrison ‘x’ The Rolling Stones

    MOONLIGHT MILE

    A gravação começou a ser configurada em março de 1970, por Jagger e o guitarrista Mick Taylor, para ser lançada em 1971, no álbum Sticky Fingers.

    [video:http://youtu.be/stpRIyHHw8g%5D

    LISTEN TO THE LION

    Classificada como a maior obra de Morrison, foi gravada pela primeira vez, durante as sessões para o seu terceiro álbum solo Moondance, de 1969, mas não utilizada. 

    Posteriormente, foi gravada, em 1971, pela Columbia Studios, em San Francisco, e lançada em 1972.

    [video:http://youtu.be/uazFfQpK5SE%5D

  4. ERRADO E PAPO VELHO

    NEM É PAPO VELHO! 

    É Lixo! NÃO TEM VM vs PF…. nunca houve!

    O post começa com um erro crasso: os versos apresentados SÃO de ‘wish you were here’. Salvo se o gênio autor do post reescreveu a letra de autoria do VM!

    Outra: wyw here não se resume só a syd barret. Ela trata de tema universal tendo como ponto de partida a saudade e o amor fraterno pelo Syd.  É uma música UNIVESAL na sua essência e creio que será eterna. Ao contrário da provinciana AIDay, do VM.

    Por fim: gostaria que alguém me mostrasse alguma alegação do VM de que Gilmour chupou seu acordes. Uma coisa é timbre da guitarra acústica…. outra é a criação em si. Se falasse algo VM passaria recibo pois de algo insosso Gilmour teria criado uma das mais impactantes e lindas introduções musicais da história da música popular mundial. Mostrando o fosso entre a genialidade e o mero talento com as cordas. Mas VM não fala nada não é por isso, até pq ele tambem é genial no que faz. Ele não entrou nessa porque sabe diferenciar, sabe que uma obra magistral só cria quem tem competência. 

  5. Não é verdade!
    É falso o trecho da postagem que afirma que esses versos são da canção de Van Morrison. Não há nada disso na letra. A semelhança é apenas dos acordes e não das letras.

  6. É F L O Y D !

    [  W A T E R S ]

     

    We’re just two lost souls

    Swimming in a fish bowl

    Year after year

    Running over the same old ground

    What have we found?

    The same old fears

    Wish you were here

     

    [ ao P I N K da letra ]

     
    Somos apenas duas almas perdidas,

    Nadando dentro de um vaso  para peixes,

    Ano após ano

    Correndo sobre o mesmo antigo chão

    O que nos encontramos?

    O mesmo medo antigo

    Desejaria que você estivesse aqui

     

    http://letras.mus.br  ]

     

    Somos apenas duas almas perdidas

    Nadando num aquário

    Ano após ano

    Passando pelos mesmos velhos lugares

    E o que encontramos?

    Os mesmos velhos medos

    Queria que você estivesse aqui

     

    http://whiplash.net/

    http://www.vagalume.com.br

    http://traducoes-de-musicas.com

    http://multishow.globo.com/  ] 

     

    Somos apenas duas almas perdidas

    Nadando num aquário

    Ano após ano

    Correndo sobre este mesmo velho chão

    O que encontramos?

    Os mesmos velhos medos

    Queria que você estivesse aqui

  7. Sobre o Post

    Cara, você fala sem propriedade e tenta distorcer informações que não são verídica. Recomendo que estude mais antes de sair falando besteira na internet e disseminando informações erradas sobre o que você se propõe a escrever.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador