Vasco Mariz, ex-embaixador e musicólogo, morre aos 96 anos no RJ

vasco-mariz.jpg
 
Foto: Nelson Perez
 
Jornal GGN – Vasco Mariz, ex-embaixador e influente musicólogo, faleceu nesta sexta-feira (16), aos 96 anos de idade, no Rio de Janeiro. Ele foi sepultado na tarde de hoje, no Cemitério João Batista.
 
Mariz foi biógrafo de Heitor Villa-Lobos e outros músicos, e publicou em torno de 50 livros sobre a trajetória de artistas brasileiros, como a “A Canção Popular no Brasil” e “História da Música no Brasil”.
 
Nascido em 22 de janeiro de 1921, Vasco se formou em canto lírico no Conservatório Brasileiro de Música. Por algum tempo, ele participou de recitais no Brasil e em outros países, mas decidiu se dedicar à carreira diplomática, iniciada em 1945, dois anos depois de se graduar em Direito na Universidade do Brasil (atual UFRJ).

 
No serviço diplomático brasileiro, ele ocupou postos na Alemanha, na Argentina, no Equador, nos Estados Unidos, em Israel, na Itália e no Peru.
 
“Mariz foi uma figura fundamental na música brasileira Sua “História da Música Brasileira” é talvez a única panorâmica completa da produção brasileira, do período colonial à música contemporânea. E sua biografia de Villa-Lobos é referencial, traduzida em muitos idiomas”, afirma André Cardoso, presidente da Academia Brasileira de Música. 
 
Cardoso também disse que Mariz foi “um verdadeiro embaixador da música brasileira, conciliando suas obrigações institucionais com o apoio e incentivo aos criadores nacionais”.
 
Assine
 
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador