Violonista Sebastião Tapajós estreia Brasil de Todos os Choros

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Imagem: Reprodução/Facebook

Jornal GGN –  Promovido pelo Clube do Choro de Brasília, o projeto “Brasil de Todos os Choros – Origens, Sotaques, Encontros e Caminhos”, estreia hoje, terça-feira, 21 de novembro. A iniciativa pretende fazer um mapeamento dos diferentes sotaques do estilo musical em cada região brasileira, destacando suas histórias e influências, contanto com a participação de músicos do norte ao sul do país. Os encontros acontecem entre novembro e dezembro.

E quem abre o evento, hoje, é o violonista paraense Sebastião Tapajós que palestrará a partir das 17h; e, na sequência, às 18h30, comandará uma oficina aberta ao público. A noite, encerrando o encontro, Sebastião subirá ao palco acompanhado de Igor Capela (violão 7 cordas), Andresson Dourado (piano), Daniel de La Tuch (trompete) e Márcio Jardim (percussão).

Durante os encontros do projeto acontecerão shows, palestras e oficinas, com diferentes compositores e intérpretes, que irão expor as características do choro em seus estados de origem. Fazem parte da iniciativa, pensada e promovida pelo Clube do Choro de Brasília, nomes de todas as regiões brasileiras.

Entre os artistas confirmados está o violonista paraense Sebastião Tapajós, o saxofonista pernambucano Spok, o bandolinista baiano Armandinho Macedo, o pianista mineiro Wagner Tiso, o bandolinista paulista Danilo Brito, o violonista gaúcho Luiz Machado, o violonista Maurício Carrilho e o clarinetista Paulo Sérgio Santos do Rio de Janeiro, além do violonista Henrique Neto e o bandolinista Dudu Maia, ambos de Brasília.

Abrindo o evento nesta tarde, o violonista Sebastião Tapajós tem 60 títulos em sua discografia, a maioria lançado na Alemanha, onde era radicado na década de 1990. “Alguns dos meus discos trazem choros de minha autoria, mas num deles homenageei dois grandes maestros: Radamés Gnattali e Guerra Peixe, que saiu em 1998. Quatro anos depois lancei o Choros e valsas, de produção independente”, contou o músico ao Correio Braziliense.

E quem dá continuidade ao projeto, nesta quarta-feira, dia 22, é o pianista mineiro, Wagner Tiso, com programação durante a tarde e show, às 21h, como violoncelista Márcio Mallard. Wagner Tiso também é maestro, arranjador e compositor.

Confira programação:
 
Dia 21 de novembro – Sebastião Tapajós
Dia 22 de novembro – Wagner Tiso
Dia 28 de novembro – Danilo Brito
Dia 29 de novembro – Armandinho Macedo
Dia 5 de dezembro – Spok
Dia 6 de dezembro – Luiz Machado
Dia 22 de dezembro – Maurício Carrilho, Paulo Sérgio Santos, Henrique Neto e Dudu Maia
 
Serviço
 
Brasil de Todos os Choros, com Sebastião Tapajós
 
Local: Clube do Choro de Brasília 
Quando: hoje, 21 de novembro, a partir das 17h 
Palestra e oficina: Para participar é preciso fazer inscrição, na secretaria do Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Para os inscritos essas atividades são gratuitas.  
Ingresso para show, às 21h: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia/inscritos)
Como comprar: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” – Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas – Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br
Programação não recomenda para menores de 14 anos.
Mais informações: 3225-1199 e 3226-3969
 
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador