Governo pretende mudar composição do Comitê Gestor da Internet

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Internet Livre

Governo pretende mudar composição do Comitê Gestor da Internet

Criado em 1995, O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil. O CGI é uma referência internacional em governança da internet por dar voz a diferentes setores da sociedade. Atualmente é formado por 21 integrantes: dez nomeados pelo governo, inclusive seu coordenador, e o restante indicado por associações de empresas, da comunidade científica e da sociedade civil. 

No entanto, notícias divulgadas recentemente na imprensa dão conta de que o atual ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, pretende reduzir o número de integrantes do comitê e alterar sua representação. A suspeita é que se pretenda aumentar o poder das empresas de telecomunicações nas decisões do Comitê, já que os representantes da sociedade sempre votam em bloco na defesa dos interesses dos consumidores.

As próximas eleições dos membros do CGI estão marcadas para abril de 2017. Mudanças na representatividade de sua composição só poderão ser feitas através de decreto assinado pelo presidente. Diminuir a participação da sociedade civil nesse fórum significa aumentar ainda mais o poder das teles nas definições da política de acesso e uso da internet no País.

A internet deve ser tratada como um recurso comum, já que dele dependem tantos outros direitos como o acesso à informação, à educação e ao conhecimento. Não podemos permitir que deixe de ser território livre e comum. Para isso, é fundamental a participação direta da sociedade na definição de sua governança.

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A propagação do que é

    A propagação do que é veiculado em blogs é baixa, definida pelo número de acessos. Em função disso, sempre foi prioritário publicações contundentes, objetivas, polêmicas, chamativas, bombásticas e óbviamente honestas. Até antes do golpe, verificamos que não satisfatóriamente isso vinha ocorrendo, mas depois do golpe observamos a maior e mais retumbante rasgação de sêda jamais verificada nesse país! Diria Lula: “Dilma, até os blogs estão totalmente acovardados!”. Não adianta ficar insistindo que estamos em uma democracia, contando com eleições diretas em 2018 que dará a possibilidade de desbancar os golpistas mafiosos que voltaram ao poder! É fundamental e de profunda honestidade para com os cidadãos, agirmos dentro da realidade doa o que doer! Temos que trilhar por caminhos reais, concretos, pisar no barro e até nas bóstas se for preciso, mas jamais trilhar pelos caminhos irreais e abstratos, que são restos deixados a nós por essa colossal gangue mafiosa do ditador fernando henrique cardoso que sequestrou os nossos votos e o nosso projeto de democracia! Essa matéria deixa claro que a intenção é que a internet vá para o saco! Ainda dá tempo para começar a fazer um barulho infernal, na tentativa de atingir o máximo de internautas para divulgarem o que o Brasil está vivendo de fato! Queremos os nossos votos de volta! Os nossos projetos de democracia que estavam em andamento e foram sequestrados por fhc clinton e sua gangue demotucanapeemedebista! Filhosdaputas nenhum são mais do que nós para sequestrarem os nossos votos, muito menos êsses estrumes!

  2. Não é exagerado afirmar que,

    Não é exagerado afirmar que, neste nosso tempo,  o maior risco aos direitos humanos, sobretudo à livre circulação de idéias, é o controle da internet. Se a plutocracia mundial enquadrar a internet, terá poder total sobre os destinos da humanidade,  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador