Por que Chico errou ao debater com jovens bêbados e direitistas alucinados

Por Rogério Maestri

Por que Chico errou ao debater com jovens bêbados e direitistas alucinados? Claramente se vê indícios de reversão das expectativas da má fase do governo Dilma começa a surgir dados concretos e públicos dos desmandos do PSDB e quando começa isto a tendência é cada vez se aprofundar mais os problemas da oposição e a recuperação do governo, logo a fase de refluxo incomodará sobremaneira todos os oposicionistas ao governo desde os mais serenos e democráticos aos alucinados e com comportamento fascista.

No momento que a parte dos opositores ao governo que manifestam claramente comportamento nada civilizado a tendência a comportamentos desesperados e irracionais aumentam. Ainda estão na zona da agressão verbal de forma violenta e sem irem às vias de fato, porém a distância entre isto e a agressão física covarde contra pessoas que não tem capacidade de fazer frente a agressões físicas é muito pequena.

Todos nós prestamos solidariedade a Chico Buarque, porém não devemos confundir coragem com afrontar seres nada pensantes, Chico já demonstrou que não era um covarde no momento em que mais se precisava de sua coragem, enfrentou com perigo da sua integridade física os movimentos militares, logo ele ganha o direito de deixar para os mais jovens o enfrentamento físico com adversários que não tem a capacidade de discutir. Haverá muitas situações em que numa arena do debate Chico enfrente a direita.

Não podemos deixar que personalidades do nível de Chico Buarque se arrisquem contra a ira de descontrolados.

Que se ganhará com isto?

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entao tamos todos condenados ao silêncio? Ou só os “ilustres”?

    Claro que é preciso rebater, ao menos quando nao há risco físico, o que, na ocasiao, nao havia (Chico estava acompanhado, na frente de um bar, com muitas testemunhas, os direitistas sao covardes mas nao sao idiotas, sabem que um ataque a ele teria consequências).

    1. Claro que é preciso rebater

      E sempre.

      Essa gente não pode ficar sem resposta.

      Isso aconteceu com Patrus Ananias.

      Ele foi para cima dos vagabundos e respondeu os idiotas no tom deles.

      Não podemos ficar calados como baratas quando é atacada. Sai correndo de maneira desordenada.

      Não podemos ser covardes.

      1. Eu ri demais!

        O Carlão deu um nó no talzinho na cheperia brasil, conseguiu arrancar dele que ele era safado e ladrão, pois sonegava o quanto podia.

        Será se é safado por outros motivos também? Receita federal e PC, eis uma boa chance de colocar, já que estamos em tempos de passada de rodo, mais um na papuda, ooops, aqui é BH, num dos presídios de Neves. 

        Ri mais com a reação do Chico, que tirou o maior sarro da cara dos adolescentes raivosos, que pensaram que o cantor iria arregar.

  2. CBuarque

    RDmaestri,

    Chico Buarque apenas reagiu às agressões verbais de um grupo de desaforados nascidos em berço de ouro.

    Prá reagir a tal tipo de agressão, CBuarque nem ninguém que não seja político precisa avaliar se as expectativas para o governo federal estão melhorando. “Primeiro invadiram o meu jardim e eu não disse nada, depois…”

    Quanto ao risco de agressões físicas, concordo, pois o padrão de ódio previsto está devidamente instalado e não tenho a menor idéia sobre o que poderá acontecer em 2018, com candidatos de oposição reconhecidamente fracos dando a oportunidade para mais oito anos de petismo.

    1. “Chico Buarque apenas reagiu

      “Chico Buarque apenas reagiu às agressões verbais de um grupo de desaforados nascidos em berço de ouro”:

      Eh.  Um ou outro dos quais eu comparei a Edson Cordeiro (quem nao leu…  nao sabe o que perdeu.).  E nem eh isso que voces estao pensando pois minha analise de comportamento deles foi tecnica:  eles simplesmente estorricam com gasolina a propria audiencia.

      Ainda fico com Joao Nogueira.

      Uh, digo…  com Chico Buarque.

  3. Discordo em gênero, numero e

    Discordo em gênero, numero e grau. Está claro que não havia risco físico, ele deu uma aula de elegância e especialmente, chamou à atenção de muita gente que nunca tinha parado para pensar no absurdo da atitude destes imbecis.

  4. Duas coisas a considerar.

    Duas coisas a considerar. Primeiro: nem sempre reagimos tão “racionalmente” diante de coisas como essas. Paciencia tem limite. Segundo: ficamos tanto tempo dando espaço para tais abusos, que faz falta alguma reação.

  5. sou de rebater sempre…

    defendo que ninguém deve privar-se da certeza de que o outro está errado, afastando-se, silenciando ou até mesmo evitando ser agredido

    1. Chico deu uma de paizão legal…

      mais ensinou do que discutiu ou rebateu

      se os pais verdadeiros tivessem feito o mesmo, os filhinhos não seriam hoje o que são

      1. Pai, não herói.

        Boa peregrino. Paizão ou vozão, que se os loprados tivessem não estariam nesse mato feito cães raivosos. Herói é o Fábio Jr. Lobão neles!

  6. Chico erraria se fugisse, ou

    Chico erraria se fugisse, ou se tivesse batido nos caras. Não errou por ter debatido com eles. Mesmo porque bater não é de sua índole e sua idade, mas é a desses pit-boys (ou seriam piti-boys). Por outro lado, estes não sabem debater nem futebol…

  7. Houve de tudo menos debate

    Esse título não condiz com o que falou em entervista em radio o Eric Nepomuceno que estava presente no acontecido. Não houve debate esse cara começaram esculhanbando, gritando e agredindo no outro lado da rua e se aproximaram enquanto Chico e os amigos aguardavam um taxi, o Chico apenas se defendeu. Não houve debate e o Chico não foi a procura deles, pelo contrário. Se fizermos uma busca e ouvirmos a entrevista do Eric Nepomuceno na rádio iremos enteder melhor o acontecido. 

  8. ele nao  errou, apenas   se

    ele nao  errou, apenas   se  defendeu,  eu faria  o mesmo nao deixaria por  menos, afinal  alguem  tem que   ter   miolo  aqui  para  defender  suas  ideias  e o  que  abraça. chega  de  covardia  

  9. Acho que todos ficamos

    Acho que todos ficamos apreensivos com o que poderia ter acontecido com nosso poeta, mas Chico Buarque é Chico Buarque… A ditadura não o calou. Não serão playboys dos Leblons do Brasil que o calarão.

    Ao tentar “conversar com fascistas”, Chico nos lembrou que a vida quer da gente é coragem.

    Lição que também nos foi dada por essa senhora:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=o1oM9V4rkOA%5D

     

  10. Discordo. Eu mesmo fui

    Discordo. Eu mesmo fui confrontado por um advogado golpista na sede da OAB Osasco. Ele insinuou que por ser petista eu estava enriquecendo de maneira ilícita. A resposta que eu dei a ele em alto e bom som foi exemplar:

    -Vocês perderam a eleição e não vão chegar ao poder no grito. Se quiserem disputar no tapa, na porrada ou no tiro, tudo bem. Vocês escolhem o que querem perder e de que maneira. E se você voltar a insinuar que sou desonesto vou processá-lo por danos morais.

    Fim de conversa. Minha única crítica ao Chico Buarque é que ele foi muito educado. Quando a situação não sugere bom senso é uma estupidez preservar o bom senso. Sinto muito, mas não vou calar diante dos idiotas, nem arregar em caso de briga. E não acho que os outros devam ser delicadinhos com estes abutres ligados a traficantes de drogas e ladrões de dinheiro do Metrô SP.

  11. Chega de covardia, PT.

    Chico não revidou as agressões. Foi sereno e educado  o tempo todo. Isso deve ter irritado ainda mais os playboys.

    Se Chico errou, foi por ter tentado debater ideias com aqueles trogloditas.  Não acho que devesse ter se afastado ou se calado, como tem sido o padrão dos petistas (exceto  Mantega, que processou os agressores, infelizmente não indo às últimas consequências). Essa atitude de evitamento tem sido interpretada como covardia, “vestir a carapuça”,  fazendo com que os fascistas se sintam fortalecidos e cada vez mais ousados. 

    Está na hora de Chico contratar um bom advogado e processar também seus caluniadores nas redes sociais.  Fazendo isso, eles vão ficar “pianinhos”.

     

    1. Patrus também

      Só para Lembrar que Patrus Ananias também enfrentou os facistas em situação bastante parecida a que Chico passou!

      Mesmo com muita tranquilidade de saber que não se deve revidar argumentos de um idiotas, está ficando dificil deixar passar em branco. Valeu Chico! Valeu Patrus!

    2. Fez certo sim ! Foi travesia

      Fez certo sim ! Foi travesia do  rubicão AVE CHICO . Já passou da hora de partir para o choque com os fascistas.

  12. Não errou não

    Chico enfrentou com serenidade a “macheza” dos beócios riquinhos e vagabundos.

    Quando eu defendo as políticas dos governos Lula e Dilma, a primeira pergunta que me fazem, é se eu sou petista.

    Você defender políticas que beneficiam os mais vulneráveis num país historicamente avesso aos pobres, já é suficiente para ser classificado como petista.

    Se fosse outro governo que fizesse o mesmo, como o próprio psdb (o que seria impossível) tenho certeza que o grande capital, a grande mídia teria feito o que tem feito com o PT. E aí a pergunta seria se eu sou tucano.

    O que devemos defender é a polítca bem feita que beneficiem a todos com justiça social principamente.

    Se houvesse partidos políticos mesmo que tivessem programas e que seus eleitos defedessem esse programa, eu com certeza não teria receio nenhum de dizer qual o partido que apoio.

    Fico feliz que um Chico Buarque, que não precisaria se expor, mas deu a cara para bater e dizer que apoia os govenos do PT. Como eu.

    E eu não tenho nada a perder, pois sou um ilustre desconhecido.

  13. como já foi dito aqui, num

    como já foi dito aqui, num post, dia desses, a atitude do  chico nesse evento

    acabou sendo o clímax fundamental dessa reversão de expectativa

    que beneficiou dilma…

    deu quase a impressão que faltava algo semelhante

    para dar o desfecho de alguns acontecimentos  que ocorreram

    nesse último péríodo, como as mamofestação pró-dilma, a derrocada do cunha, etc….

    abençoado chico…antes, durante e depois….

  14. Bem senhores, senhoras e senhoritas.

    Ouvi palavras como heroismo, não covardia, etc… e etc…, mas tudo isto parece-me aquele motorista de moto que estava numa rua prefenrencial, com sinal aberto para ele e um guarda controlando o tráfego, passou e não olhou para o lado, veio um motorista bêbado e simplesmente o motoqueiro morreu com toda a razão.

    Não é caso de covardia, não estamos precisando de mártires neste momento, prefiro composições do Chico do que odes a sua coragem, ele já mostrou em situações em que a sua posição mostrava muito mais do que o risco, e ele assumiu o risco, naquela época fazia extremo sentido.

    Estes pequenos grupos merecem mais o escárnio, o desprezo, o ridículo do que qualquer contestação racional.

    Bem agora se voces necessitam de mártires eu prefiro compositores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador