Vendas do varejo paulista avançam 21,9% na primeira quinzena

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Jornal GGN – As vendas apuradas pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) subiram 21,9% durante a primeira quinzena de outubro em relação ao mesmo período de setembro, com o mesmo número de dias úteis.

Embora os dados tenham sido impulsionados pelo Dia das Criança, o resultado ficou abaixo da média nos últimos anos para o período, que foi de 26,5%. “Esse crescimento no início de outubro pode não se sustentar até o fim do mês, pode não ficar no mesmo patamar”, alerta Rogério Amato, presidente da ACSP, da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP) e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).      

Separadamente, o IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo) mostra que as vendas a crédito cresceram 7,5%, impulsionadas por produtos eletrônicos para o Dia das Crianças, como tablets e celulares. Porém, o crescimento ficou abaixo do registrado nos últimos anos, quando as comercializações a crédito saltaram cerca de 15%. “A cautela do consumidor e a maior seletividade na concessão de crédito levaram a esse desempenho abaixo da média histórica”, observa Amato, em nota.

Já as vendas à vista avançaram 36,3% ante setembro, de acordo com o ICH (Indicador de Movimento de Cheques), um resultado que reflete a maior procura por itens como roupas, calçados e brinquedos para o Dia das Crianças, comprados à vista pelas famílias. O resultado ficou ligeiramente abaixo de média dos últimos anos, que foi de 38%. 

A pesquisa mostra que a primeira quinzena de outubro de 2014 contou com um dia útil a mais do que o mesmo período de 2013, o que puxou o avanço médio de 5,85% nas vendas, nessa comparação anual. Em separado, os aumentos das vendas a prazo e à vista foram de 4,5% e de 7,2%, respectivamente. “Esse dia útil a mais ajudou a alavancar as vendas de outubro e equilibrar as perdas registradas pelo varejo no 1º semestre, prejudicado pelos feriados e pela Copa”, lembra Rogério Amato.

No período, o IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes), que mede a entrada de registro de consumidores inadimplentes, apontou quedas de 12,7% e de 3,2% em relação ao mês anterior e ao ano passado, respectivamente. “Isso mostra que o menor uso do crédito pelo consumidor se reflete em menores números de registros em atraso”, diz o presidente da ACSP. O uso menor do crédito se deve ao rigor na concessão, de um lado, e na consciência do consumidor em relação a isso, de outro.

 

Na contramão, o IRC (Indicador de Recuperação de Crédito), que aponta os cancelamentos de dívidas, registrou aumentos de 6,5% e de 9% nas comparações mensal e anual, respectivamente. “Os dados refletem as campanhas de renegociação de dívida e a 1ª parcela do 13º salário para os aposentados, que costumam ajudar os parentes a pagar dívidas”, afirma Rogério Amato. Ele completa: “Os números sinalizam que a inadimplência pode fechar outubro em queda, após período de alta em setembro. O indicador alterna períodos de elevação e queda e está sob controle, graças à cautela do consumidor, ao crédito seletivo e ao desemprego em nível baixo”, diz Amato. 

 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

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