Vendas no varejo crescem 0,4% em setembro

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O volume de vendas no varejo variou 0,4% na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal). No mesmo tipo de comparação, a receita nominal cresceu 0,7%. Tanto na série de volume quanto na de receita nominal os resultados são positivos pelo segundo mês consecutivo, depois de dois meses negativos. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quanto à média móvel, o volume de vendas obteve variação de 0,2%, revertendo um quadro negativo de seis meses, enquanto a receita apresentou aumento de 0,5%, mantendo o resultado positivo dos meses anteriores.

Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo registrou, em termos de volume de vendas, acréscimos de 0,5% sobre setembro do ano anterior, sendo o primeiro resultado positivo depois de dois meses de queda, e taxas de 2,6% e 3,4% nos acumulados dos nove primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses, respectivamente. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 6,9%, 9% e de 9,8%, respectivamente.

Para o volume de vendas com ajuste sazonal, cinco das dez atividades pesquisadas apresentaram variações positivas. Em ordem de magnitude das taxas, os resultados mostram crescimento de 1,8% para móveis e eletrodomésticos; 1,2% em outros artigos de uso pessoal e domésticos; 0,7% para combustíveis e lubrificantes; 0,5% para material de construção; 0,4% em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; e queda de -0,3% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; -0,6% em veículos, motos, partes e peças; -2,1% para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; -2,2% para livros, jornais, revistas e papelaria; e -3,0% em tecidos, vestuário e calçados.

A comparação com o total apurado em setembro de 2013 (série sem ajuste) mostra que cinco das oito atividades pesquisadas aumentaram seu volume de vendas: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com 10,3%; outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,8%); combustíveis e lubrificantes (2,8%); tecidos, vestuário e calçados (0,2%); e móveis e eletrodomésticos (0,1%). As atividades cujas taxas exerceram os maiores impactos negativos na composição global foram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com -2,0%; livros, jornais, revistas e papelaria (-10,6%); e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,3%).

No comércio varejista, 23 das 27 unidades da federação apresentaram variações positivas no volume de vendas, na comparação de setembro de 2014 com igual mês do ano anterior (série sem ajuste), com destaque para o Acre (20,6%), Roraima (14,3%), Rondônia (13,3%), Amapá (9,4%) e Paraíba (5,6%). Quanto à participação na composição da taxa do varejo, destacaram-se Rio de Janeiro (4,3%), Minas Gerais (2,3%), Bahia (2,8%) e Ceará (3,7%).

Para o volume de vendas, os resultados em setembro sobre o mês anterior com ajuste sazonal foram positivos para 17 estados, sendo que as maiores taxas de variação ocorreram em Roraima (3,1%), Tocantins (2,4%), Espírito Santo (2,3%), Amapá (2,1%) e Amazonas (2,1%).

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador