A estratégia do vazamento dos depoimentos de Sérgio Moro

Primeiro, a marcação do depoimento dos acusados em pleno início do segundo turno, para que, sem o segredo de justiça, trechos selecionados pudessem ser aproveitados para o jogo eleitoral.

Houve uma indignação geral contra o jogo do juiz Sérgio Moro e dos procuradores, por parte das redes sociais, de instituições nacionais e de operadores do direito. Para não dar margem a nenhuma dúvida sobre a partidarização do julgamento, Gilmar Mendes, o verdugo dos juizes justiceiros, o garantista dos seus, o homem que jogou o peso do STF contra o juiz De Sanctis, veio a público dar pleno apoio a Moro.

Os vazamentos pararam por alguns dias e voltaram contra o “outro lado”. Num assomo de isenção, liberou-se a parte do depoimento de Costa que implicava, dentre tantos muito vivos, um dirigente tucano morto e, nessa condição, fora do alcance do instituto do foro privilegiado, que tiraria o inquérito das mãos de Moro.

Dentro da estratégia atual, de emular todas as barbaridades das campanhas tucanas, o PT engoliu a isca, aprovou o método condenável – contra quem quer que fosse – e repercutiu o vazamento, tão irresponsável quanto os anteriores. E, com isso deu o aval de credibilidade aos vazamentos, como bem lembrou Aécio Neves no debate, liberando os vazadores para prosseguir na sua estratégia inicial.

Como não tem mais nenhum dirigente tucano muito morto, os próximos dias serão dedicados à retomada de vazamentos contra dirigentes petistas não muito vivos.

Luis Nassif

78 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ‘Como não tem mais nenhum

    ‘Como não tem mais nenhum dirigente tucano muito morto, os próximos dias serão dedicados à retomada de vazamentos contra dirigentes petistas não muito vivos’

     Excelente texto com final magistral.

     

  2. A inocência

    A inocência do PT beira à infantilidade. Isso é resultado de deixar o PT nas mãos de um Paulo Pereira, Cândido Vacarezza e companhia.

  3. Tudo no Paraná!

    Estão noticiando que a Gleisi Hoffman teria recebido dinheiro de campanha para Senadora por Paraná, em 2010, por parte do doleiro de Paraná Youssef, na gestão do paranaense Roberto Costa (ex-Petrobras), que abre o bico para Juiz de Paraná.

  4. Se…

    O PT não tivesse repercutido o vazamento sobre Sérgio Guerra, acabaria os vazamentos contra o PT? Claro que não!

    Mas, acho que o Nassif tem certeza que sim.

     

     

        1. S necessário (falta de argumento?), ele critica até uso d negrit

          Fez isso no tópico sobre o “circo de horrores” (segundo ele…). À critica de uma comentarista, respondeu criticando o uso de negrito. Truque velho dele, dar um peteleco pseudo irônico e nao responder sobre o principal da crítica, conheço de vários carnavais. 

          1. Ô, Anarquista, dá um desconto. Náo era uma qualquer.

            Era a Sandra Barsotti, maravilhosa atriz do cinema brasileiro, famosíssima nos anos 70.

            Que olhos verdes inesquecíveis!

            ”A difícil vida fácil” do Nassif continua….

    1. Fato grave e a culpa é da vítima

      Interessante, o nassif fala de um fato da maior gravidade, um crime eleitoral e vindo de “justiça” e em seguida….pòe a culpa no PT que não soube “contornar” o problema. Estes criticos do pt….

      1. Nao, Coelho.  Nassif estava

        Nao, Coelho.  Nassif estava se dirigindo a petistas muito especificos.  Os “muito vivos”.

        Entendeu?

        Ele ja sabe os nomes deles.  De todos 3 deles.  Eh que um nao seria “bala de prata” e nem dois, entao “tres” eh o numero magico…

        Mas so pode “petista grandao”, claro.  Perdoem me os do baixo clero mas beleza eh fundamental.

  5. No Brasil uma das coisas que

    No Brasil uma das coisas que mais me assusta eh a insistente continuidade de corrupcao do judiciario.

    Tentem explicar pra alguem de outro pais que juiz brasileiro eh pago pra ser corrupto, por exemplo.

    1. Exatamente Ivan, é o que mais

      Exatamente Ivan, é o que mais me impressiona tb. Afinal  a corrupção entre políticos tem mt a ver com campanhas. Mas o que se passa no Judiciário é inexplicável p/ mim. Seriam todos neoliberais ? Afinal o que pretendem? Dinheiro ? Se for, de onde sai tanto? pq um juiz não deve cobrar pouco, não, afinal ele é quem decide e mt os rumos de tantas coisas, desde prisões a HCs que liberam bandidos, permitem a uns fazerem o que bem querem e a outros, tudo é negado. Ao mesmo tempo que querem “esconder as falcatruas” do PSDB, impedem uma presidente da República de se explicar perante maldades de uma revistinha qualquer. É um mistério que foge à minha percepção,

  6. O PT deveria ter feito como Lewandowski e apoiado Barbosa

     

    Luis Nassif,

    A derrota do PT começou com o julgamento da Ação Penal 470. Só que se trata de uma derrota que poderia ter sido revertida ainda no julgamento da Ação Penal 470. A menos que o mandato da Presidenta Dilma Rousseff não se sustentasse legalmente se houvesse uma espécie de descobrimento das irregularidades.

    Para a derrota ser revertida talvez bastasse que uma assessoria jurídica competente tivesse orientado o PT a seguir pelo caminho que o ministro Enrique Ricardo Lewandowski adotou ao mudar o entendimento dele sobre o crime de corrupção e passar a adotar o mesmo entendimento do então ministro-relator Joaquim Benedito Barbosa Gomes. Um novo entendimento salutar que equiparava o crime de caixa dois quando cometido por funcionários públicos detentores de altos poderes no seu campo de atuação ao crime de corrupção.

    Se o PT tivesse considerado o então ministro-relator Joaquim Benedito Barbosa Gomes como amigo e aproveitasse o novo entendimento do STF sobre o crime de corrupção talvez a sociedade não se mobilizasse como fez em junho de 2013 e a mobilização não teria repercutido no crescimento da economia como aparentemente ocorreu no terceiro trimestre de 2013.

    Aberto os mecanismos de financiamentos de campanhas políticos após o novo entendimento do STF, e, volto a repetir, não houvesse risco de perda de mandato da Presidenta Dilma Rousseff, então não haveria o que temer em 2014 tanto sobre o aspecto econômico como sob o aspecto dos efeitos que os atos de corrupção poderiam a vir repercutir na campanha da presidenta em 20114. Infelizmente alguém orientou o PT a tomar partido contra o então ministro-relator Joaquim Benedito Barbosa Gomes. E esta estratégia foi esmagadoramente perdedora. É claro que a estratégia de ficar contra o então ministro-relator Joaquim Benedito Barbosa Gomes poderia ter permitido a vitória nestas eleições se não tivesse ocorrido as manifestações de junho de 2013. Creio, entretanto, que as manifestações tiveram relação com o que acontecia no julgamento da Ação Penal 470.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 19/10/2014

  7. Nunca me aludi acerca do

    Nunca me aludi acerca do caráter diversionista desse vazamento envolvendo o falecido ex-presidente do PSDB. Logo percebi que seria uma espécie de “atestado de imparcialidade” que os vazadores pretendiam dar aos vazamentos seletivos contra o PT.

    Infelizmente, ou felizmente, nós petistas – mlitantes, simpatizantes e votantes – não aprendemos ainda uma lição: os tucanos e seus parceiros não podem ser subestimados. Se ganhamos quatro eleições seguidas, o PT e a esquerda em geral, se tornaram mais expressivos em termos políticos, o consórcio oposicionista nos goleia no que tange à capacidade de engendrar situação políticas ou administrativas que nos desgastam perante a sociedade. São mestres em fazer de uma limão uma limonada;  ao contrário dos petistas, artífícies quando se trata de se enredarem nas armadilhas dispostas por esse mesmo consórcio por eles mesmos.

    Os tucanos sabem que estão vacinados contra qualquer denúncia. Pelo menos no que tange à repercussão pela mídia e a não assimilação pelo seu dileto eleitorado; aquele que acha que o Brasil vai virar uma Cuba e que só possui dois neurônios: um para exercitar o anti-petismo e o outro como reserva caso este dê pane.

    Pois preparemos as bacias, os baldes, porque mais vazamentos virão ao longo da semana para serem explorados pela oposição. Tudo sob a complacência do TSE.

    1. Se for do Ceará, por favor, leia

      Tentei passar essa idéia à campanha de Dilma, mas não consegui.

      Tentei passar também a você, mas ainda não estou conseguindo. Vale a pena repetir.

      Se você puder, por favor, tente. Sou paulista e sei o que estou falando.

      “A chave para conseguir a vitória de Dilma está nas mãos do povo nordestino. Basta que eles – os nordestinos que moram no Nordeste – peçam aos nordestinos residentes em outros estados, sobretudo em São Paulo ( aqui, na capital de São Paulo, 80% são nordestinos ou descendentes deles) e falem o porquê, principalmente, da necessidade da política de Lula/Dilma continuar, pois estão mal informados.

      É uma maneira sábia de virar a eleição de forma eficaz. Vamos lá, nordestinos peçam o voto dos nordestinos paulistas, que aqui estão morando e, muitos deles, que amam e muito seus familiares e o próprio Nordeste.”

       

      1. Exagero

        Se fosse realidade esta proporção , Dilma teria ganho no primeiro turno.Entretanto , os números são bem menores. .Deve-se levar em consideração de que o nordestino do sudeste não depende tão diretamernte das ações sociais do governo.Nesta região o que mais importa são as condições de trabalho, o desempenho das empresas da iniciativa privada. A insegurança no emprego, no futuro da economia é culpabilizada à administração federal.Isto na visão da classe média, baixa , média e  alta, que formam a maioria do eleitorado do Sudeste.

        https://jornalggn.com.br/noticia/viva-sao-paulo-a-maior-cidade-nordestina-do-brasil

  8. Pode ate ser que esses vazamentos seletivos salve Aecio.

     Quem votou no Aecio no primeiro turno vai votar nele novamente a mesma coisa no campo da Dilma quem votou nela não muda o voto, a briga é pelo voto dos demais candidatos o Aecio tem a seu favor a corrupção na Petrobras e contra ele a desconstrução pesada de sua imagem, “a verdade é como diria o ditado:é melhor um passaro na mão(mesmo que morto)do que dois voando, a Dilma tem a imagem de quem combate a corrupção o Aecio está ficando com a cara de quem faz parte da corrupção.

    1. Jorge
      Não tenha tanta certeza

      Jorge

      Não tenha tanta certeza de quem votou no Aécio votará com ele novamente. No 1º turno, ele passou ao largo dos ataques mais ferozes, pois a tarefa era desconstruir Osmarina, o que deu certo. Muitos marineiros mudaram seu voto na última hora para o Aécio. Porém estes que mudaram de última hora, são votos despolitizados, que surfam ao sabor das pesquisas e do boca a boca. Conheço pelo menos uma meia dúzia de cidadãos que votaram em Aécio no 1º turno e agora votarão em Dilma, pois “abriram os olhos” para o verdadeiro ser que se esconde atrás do político.

  9. Tem um outro aspecto nesse

    Tem um outro aspecto nesse festival de denúncias a partir do vídeo produzido para fins eleitorais: exageraram e passou do ponto.   Acho que o momento cuidadosamente escolhido para divulgar as “confissões” pode ter provocado um  efeito colateral.

    “Isso já tá enchendo o saco”, ouvi de várias pessoas nestes últimos dias. Notei que sem mesmo ter uma noção mais politizada, pessoas simples captam, por intuição,  que “tem muita safadeza nessas pessoas que vivem  dizendo que só os outros roubam”, outra expressão que tb ouvi recentemente. 

  10.  Caro Nassif e demais
    Espero

     Caro Nassif e demais

    Espero que no 2º mandato da Dilma, seu ministério seja montado para uma guerra, pois é isso que teremos em frente.

    Essa não é uma mera eleição, é uma divisão do Brasil, entre os quais, muitos estão indo de ingênuos, no apoio ao Aécio, vitima das mentiras dos 12 anos, e nem sabem que perderão muito das conquistas do governo do PT.

    Saudações

    1. Lembra muito 1963, para quem

      Lembra muito 1963, para quem viveu a época. Se a presidenta ganhar, quem sabe teremos novamente a Senhoras de Santana e suas marchas maravilhosas.

  11. O PT caiu feito um patinho na

    O PT caiu feito um patinho na estratégia dos adversários: deu legitimidade a tudo que o delator falar a partir de então, hoje a Gleisi, amanhã, mais uma figura importante ,na sexta a Graça Foster e no Sabádo na véspera da eleição, ou quem sabe no debate da Globo, a própria Dilma.Acho que ingenuidade tem que ter limites.

  12. Análise certeira. E o último

    Análise certeira. E o último parágrafo foi genial. Bah, ri muito!!!

    Mas, de fato, o PT tem muitos problemas, mas talvez um dos maiores seja esse dos “dirigentes não muito vivos” que “querem ser vivos demais”.

  13. Hoje (17out2014) a “Veja”

    Hoje (17out2014) a “Veja” traz em sua capa estampada alegações de Youssef comrometendo PT : “O DOLEIRO FALA. – A campanha presidencial do PT levou dinheiro do petrolão – 28 deputados federais recebiam propinas mensais para apoiar o PT”

    As resvistas(Veja) estão em gândulas nos Supermercados ao lado dos caixas. Todos, na espera, lêem sua capa e as acusações.

    Revistas são distribuidas gratuitamente a ex-assinantes que não renovaram suas assinaturas.

    Deslavada propaganda eleitoral. A Procuradoria Eleitoral silência. O TSE mantem-se inerte e proíbe Dilma de tocar em assuntos – já noticiados – comprometedores de Aécio e sua turma.

    Até quando???? 

     

    1. Até quando a oposição e a

      Até quando a oposição e a mídia (mais esta do que os outros) ganharem a eleição. Depois, o que não der certo (e não vai dar, porque não tem competência para desenvolver o país) é só colocar a culpa no PT. Em português de boteco – fod..-se, assim como vão se fod.. os paulistas com a falta d´água.

    2. Até quando o governo criar
      Até quando o governo criar vergonha na cara e não gastar mais nenhum tostão com publicidade. A mídia não vive dizendo que o governo deve cortar gastos? Pois ao cortar gastos, deve-se começar pelos mais supérfluos, e esse é o gasto mais supérfluo do governo, afinal, está pagando pra apanhar e apanhar ele conseguiria de graça.

  14. vazamento

    Quando o MDB, velho de guerra, comandando pelo Dr. Ulysses e, na mesma época, pelo hoje caquético Pedro Simon, dec idiu contrapor-se à arena,  disputando as eleições Presidenciais, nos idos 60/70, falaram a mesma coisa: o partido oposicionista estaria, face a esta decisão, emprestando legitimidade o governo golpista que assumiu o poder, em 31 de março/1º de abril de 1964. 

  15. Bizarrices

    Eu só queria saber quem teve a idéia de pedir ao réu confesso que deixasse o bigode no depoimento só pra ficar parecido com o Lula.

    Não usou o moustache jamais antes, nunca depois. 

    Serviu bem para as fotos nas revistas.Teatro infantil. Dos ruins.

    Mas pegou muita gente que não era nascido na época do Collor ( não tenhamos pudor em comparar os iguais).

    Aqui na vizinhança a mesma galerinha que grita alucinadamente durante o BBB e Fazenda vibra com as grosserias do Netinho contra a presidenta. Bonner é seu pastor e nada lhes sobrará. Sabem de nada, os inocentes inúteis.

    Digressionei. A Dilma ganha no final.

     

      1. ”E eu não sei”, Nira?

        Só que ninguém tinha o Lewgoy como alvo. Não lembra mais do Lula se recuperando  da doença ?

        Vc queria que ele deixasse a barba, imitasse a voz rouca e chamasse o inquiridor de companheiro?

  16. vazamento

    Quando o MDB, velho de guerra, comandando pelo Dr. Ulysses e, na mesma época, pelo hoje caquético Pedro Simon, dec idiu contrapor-se à arena,  disputando as eleições Presidenciais, nos idos 60/70, falaram a mesma coisa: o partido oposicionista estaria, face a esta decisão, emprestando legitimidade o governo golpista que assumiu o poder, em 31 de março/1º de abril de 1964. 

  17. Eu tenho uma visão diferente,
    Eu tenho uma visão diferente, e menos sofisticada. Dentre as escaramuças dos Tucanos, não podemos nos esquecer do fogo amigo dos tucanos paulistas.

    Agora analisemos do ponto de vista do eleitorado.
    Para o eleitor de Dilma, as denúncias não fazem diferença. Ter uma denúncia a mais ou a menos é indiferente. A novidade de sair na grande mídia essa extorsão ajuda a derrubar a aura de limpeza de Aécio.
    Para o eleitor de Aécio, é inesperado. A este, ao qual atribui como verdade o que sai na grande mídia, essa notícia também vem como verdade. Aos xiitas, é indiferente, mas aos não-convictos e de ocasião, faz diferença sim.
    A desconstrução de Aécio diminuiu a rejeição à Dilma, nas pesquisas do meio da semana. Essa notícia, aliada à admissão do desvio por Dilma e a sua fala por busca por ressarcimento, além de ser o correto a fazer, impõe uma distância do assunto e essa novidade na tratativa pode trazer alguns eleitores para o lado de Dilma.
    Essa legitimação já existia na cabeça do eleitorado, independente do lado.

  18. o que é iniludível é que

    o que é iniludível é que permanece

    esse esquema retrógrado existente

    entre  as forças que pretendem implantar

    no país um governo de direita.

    colusão de interesses.

    colusão: acordo onfidencial entre duas ou

    mais partes com o propósito de enganar alguém.

    fraude feita por  parte que litiga para prejudicar ou ludibriar.

    neste caso, o consórcio da grande mídia dita golpista,

    partidos e parte do judiciário de direita.

    ea grande burguesia filiada à casa grande que quer

    calar a maioria  historicamente conhecida como senzala.

  19. Concordo com suas assertivas.

    Concordo com suas assertivas. Um morto não é muita coisa. Não pode se defender e nem pode ser responsabilizado diretamente. Pior seria aparecer uma viúva chorando a honra do falecido.

    De todo modo, ao expor o nome da Ministra, Moro perdeu sua ascendência sobre o caso que deve ser remetido ao STF ou os efeitos esperados já teriam ocorrido?

  20. A AGU por acaso solicitou ao

    A AGU por acaso solicitou ao STF que autorize a liberação de todo o depoimento (não só as partes vazadas que interessam aos tucanos) para o governo?

    Se não fez, por que não?

    Se o juiz Sérgio Moro diz que não há segredo de justiça, então as partes mencionadas tem o direito de conhecer a íntegra das acusações.

  21. A referência a Sérgio Guerra

    A referência a Sérgio Guerra nada tem a ver com o juiz Sérgio Moro.

    Segundo a reportagem especulativa que trouxe o assunto à tona, Sérgio Moro teria sido citado durante os depoimentos da delação premiada ao MP.

    Deve ter sido o Zavaski que vazou, pois é ele quem homologou e tem os depoimentos.

    1. Alex, Solta outra

      Alex, Solta outra

      Por exemplo:

      – o contrato do jatinho de Eduardo Campos também só tinha uma via, sim senhor;

      – o dinheiro da multinacional Visa era público, sim senhor;

      – acredito em Papai Noel, sim senhor

       

  22. PRECISAMOS DIVULGAR

    Já que não há espaço para divulgar, no PIG, pois seu lema é:” o que é ruim a gente esconde e o que é bom a gente mostra”, lógico bom para a oposição, temos que nós, através de e-mails, de postagem no Facebook, no twiter e redes em geral, comentários em blog como a educação – que muitos querem mudanças – foi tratado em MG:

    http://plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=82635

  23. A você que pensa votar em Aécio:

    Mesmo que vc tenha esquecido do arrocho, dos juros, da dívida e do desemprego no governo de FHC!

    Mesmo que vc tenha esquecido (ou sequer saiba) que o governo que criou o o Plano Real foi o de Itamar Franco, quase um ano antes do de FHC.

    Mesmo que vc ache que “não será afetado” por um “novo” (e velho) governo tucano de volta ao passado…

    Lembre-se:

    O Brasil que existe em volta de você vai parar de melhorar (e piorar) … de “novo”!

    É do seu entorno que estamos falando!

    Não vote com o fígado…

    Vote com o cérebro!

      1. O ministra da Fazenda era um subordinado do presidente Itamar

        E tinha uma equipe de economistas que veio desde outros planos econômicos.

        Ou vc acha que um sociólogo é que definiu o plano e sua execução?

        O sociólogo  pediu pra sair menos de um mes depois de lançado o enésimo plano econômico, em sua fase mais crítica, ainda sende entendido e absorvido pela sociedade. Quem implantou e garantiu seu sucesso foram os sucessores Ciro Gomes e Rubens Ricupero.

        O sociólogo ainda ministro inclusive resistiu e foi obrigado por Itamar a fazer o plano.

        Estava lá cído de para-quedas e a míRdia fez uma campanha tão intensa e perene quanto a do “mensalão” para incutir em cabeças como a sua que o socólogo foi “pai do Real” … (“nascia” aí o anti-Lula da vez)

        É… “tão pai” quanto pai do filho da jornalista da Globo…

  24. É…, não é fácil enfrentar a

    É…, não é fácil enfrentar a direita brasileira:

    a) Todos os grandes veículos de comunicação e suas redes espalhados nas 27 unidades da federação: rádios, tvs, jornais, revistas e sites.

    b) Aparato judicial do Estado: Poder Judiciário, MP e PF (que finge parcialidade e atua articuladamente com a grande mídia, seja vazando informações ou decidindo segundo sua orientação política).

    c) Empresariado – grande e médio.

    d) Grandes operadores do mercado financeiro.

    e) Partido político PSDB.

     

     

     

    1. Vazamento

      Se queremos um pais democrático, o que se chama nesse artigo de vazamento de informaçoes, nada mais é o DIREITO meu de cidadao ter ter acesso a informaçao. Esconder fatos dessa relevancia, seja de que partdo for nao vontribui em nada  com a demicracia que sonhamos. Quem escreve esse artigo certamente é a favor da censura a imprensa.

  25. Paula pura

    A partir de amanhã a Dilma pode se preparar. A mulher do Bernadão (o homem do plim plim) trabalhava na ante-sala da Dilma, isto é, a pessoa de inteira confiança da Dilma. A tigrada do Aécio vai explorar isso até o osso. Quanto ao Bernadão…bem esses já deve ter um emprego garantido por bons serviços prestados às operadoras de telefonia e à grande mídia.

    1. Da Dilma eles só querem a

      Da Dilma eles só querem a faixa presidencial. Se conseguirem, deixam ela em paz. Se reeleita, vão tentar o impeachment. E aí, partem desse gancho.

      Mas, o alvo, a cereja do bolo, independente do resultado da eleição,  é o Lula. Para a sua morte politica vão desencadear uma guerra. Com FHC à frente. Para o príncipe, enfim, o maior dos prémios: destruir o legado do “sapo barbudo” e ocupar o seu lugar na história do Brasil. Depois, pode morrer em paz, mesmo ciente que pode ter que encarar o inferno por esse e outros pecados.

       

       

    2. Não tenho a mínima idéia se

      Não tenho a mínima idéia se ela está no esquema do PRC – Youssef, para mim, somente aceito se houverm provas. ( esta “delação”é baseada na “matéria” da veja do início de maio?)

      Agora, veja isto(link) e que achei instrutivo: antes uma explicação:

      Dias atraz soltaram o nome do SG como um dos recebedores e disseram que a CPI era composta apenas de 3 pessoas que faziam parte da oposição. Meu número da contagem final é outro.

      http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3873334-EI6578,00-CPI+da+Petrobras+Quem+e+quem.html

      PS. Tenho outras interessantes que postarei no final da tarde.

       

  26. Todo mundo subestimou o poder

    Todo mundo subestimou o poder de fogo das forças que acompanham Aécio. Até você, Nassif. Saudades da ameaçadora seringueira…

    (No face a equipe do Aécio pede sugestões sobre o que perguntar à Dilma hoje. Sucesso total.) 

  27. Mais Que Óbvio, Simples Assim

    O que impressiona mesmo, nunca se tendo visto na história política do Brasil dos últimos 30 anos, tamanha desenvoltura, parcialidade e irresponsabilidade, com que, mídia, justiça, polícia federal, elite bancária e empresarial e a alta classe médica, se atiram de corpo e alma e tão ferozmente” contra um partido e sua candidata a presidência da república, como faz o escândalo Moro em andamento, é a eleição permanecer longe de estar definida a favor dessas corporações que representam a Casa Grande, essa anomalia exótica que insiste em perdurar no Brasil em pleno século XXI, com sua grande obra de sustentação e mãe do atraso, a desigualdade.

    É isso que conta, basta de “dar milho para bode” fazendo o jogo deles e falando da parte ruím extirpada da Petrobrás, a hora é de esquecer a agenda adversária e utilizar os últimos programas e debates para mostrar que querem tirar o PT por suas virtudes e não por seus defeitos, aprendizes dos deles, protegidos e varridos para baixo do tapete, quando não engavetados, no limite da irresponsabilidade e com o beneplácito de instituições parceiras incrustadas no estado.

    Que se mostre a situação da Petrobrax dos tempos tucanos e a Petrobrás hoje, valores, produção, investimentos, evolução da industria naval, etc, mesmo com a corrupção descoberta e anabolizada, e perguntar sem parar, “Por que querem o PT fora do poder?, e responder constrastando o que faziam e o que fazemos, o que não faziam e o que fazemos, o que não fazemos e eles fazem. 

    Concluir que querem mudar e atacam incessantemente o governo, porque se tornou mais difícil a corrupção, pois no governo do PT se investiga, se julga e se pune, doa a quem doer, daí o desassossego e a vigilância 24 horas sobre tudo do PT, para tentar tirá-lo do poder, quando no tempo deles essas instituições, totalmente  desaparelhadas e coniventes, nada apuravam e quando apuravam nada acontecia, morria no judiciário: “Se você quer o governo e as demais instituições da república vigiados por 24 horas, todo o tempo, só mantendo o PT no governo. Mais que óbvio, simples assim”.          

    1. Mais Que Óbvio, Simples Assim

      Nunca se viu uma mulher ser  tão desrespeitada em público e o PT nao explora esse comportamento desse moleque. 

      Aliás ele desrespeitou todas as mulheres que estiveram como candidata

  28. sabe qual é a principal encrenca do núcleo pensante do PT?

    pelo que li dos posts do Rui Falcão que tiveram espaço garantido, lá no Noblat, e por um bom tempo, alguns pensam que quem deve seguir preocupado é quem perdeu

    mas o que se perdeu afinal dentro do espaço garantido? nada

    eles acreditam 

  29. Vou tomar a liberdade de

    Vou tomar a liberdade de chamar esse tipo de raciocínio de “inocência inútil”.

    O embate agora é uma guerra de imagem.

    Você não pode se deixar tachar de isso ou aquilo.

    Campanha eleitoral é assim mesmo, aqui, na conchichina, nos  paises nórdicos, na Rússia, na Ucrânia ou no Canadá.

    Essa conversa de corrida virtuosa onde todo mundo é bonzinho é conversa de carreirista ou oportunista embecado.

    Aliás, o perigo de golpe vem exatamente desta área.

    Que eu diria a “Justiça Tutelar”. 

    Pau na máquina!

  30. São todos iguais

    “Dentro da estratégia atual, de emular todas as barbaridades das campanhas tucanas, o PT engoliu a isca, aprovou o método condenável – contra quem quer que fosse – e repercutiu o vazamento, tão irresponsável quanto os anteriores. E, com isso deu o aval de credibilidade aos vazamentos, como bem lembrou Aécio Neves no debate, liberando os vazadores para prosseguir na sua estratégia inicial.”

    Este “engolir a isca”, trata-se simplesmente da comprovação de que a política partidária é inoculada pelo vírus da hipocrisia.De ambos os lados ideológicos.

     

  31. Estratégia do PT

    Acredito que os estrategistas do PT não erraram. Apenas equilibraram o jogo e atuaram de forma a desnudar a prática da propina por todos os partidos. O assunto do momento é a agressividade do candidato de Direita com as mulheres. Dilma poderia relatar sua experiência de tortura com os militares e associá-la com suas dificuldades de fala, ainda, utilizar de forma positiva o ocorrido ao final do debate no SBT, pois poderá ser uma sequela das aflições de que foi vítima cuja recordação se deu pelo comportamento do BIGFoot(Abominável Homem das Neves)…

  32. Interessante observar o

    Interessante observar o comentário de Cristiana Lôbo em seu programa intitulado, fatos e versões.  Dizia ela que FHC (o quase morto), agora é a favor do financiamento público de campanha.  Cristiana, Fajuta Neri e outro que não lembro o nome, sequer tiveram a coragem de dizer que a mudança repentina de opinião do ociólogo se devia a nomes do psdb envolvidos com a subtração de dinheiro da petrobrás que viriam a tona.  Cristiana teve a desfaçatez de dizer que o quase nonagenário ex presidente proferiu tal opinião antes de saber dos desdobramentos da delação, via Moro. Resumindo: FHC não queria saber de cpi da petrobras e somente mudou de opinião ao ver que sua recusa seria explorada pela oposição.  Agora depois de apoiar a cpi, mostra-se contrário ao financiamento privado de campanha, aliás, pauta essa, trancada no supremo (pedido de vistas) por um indicado seu. A tática é a seguinte:  FHC sabia previamente que algum nome de seu partido seria vazado, ainda que um nome de um morto, talvés para dar falsa legitimidade a ação de Moro, assim sendo, o ociólogo (aquele que se aposentou com 38 anos e ainda chamou aposentados de vagabundos) posa de vestal e solta nota com o objetivo de iludir os incautos, mudando de opinião ao sabor dos acontecimentos.

  33. PERMITIREMOS QUE CENSORES REDIVIVOS INTERDITEM O DEBATE?
    PERMITIREMOS QUE CENSORES REDIVIVOS INTERDITEM O DEBATE DE GRAVÍSSIMOS PROBLEMAS BRASILEIROS POR CAUSA DO COMPORTAMENTO PESSOAL DE UM CANDIDATO?

    “Á candidata Dilma Rousseff cabe debater com Aécio Neves, quantas vezes for necessário, estes graves problemas nacionais e outros, simplesmente porque isto interessa à sociedade brasileira.

    Se o candidato Aécio Neves quiser fazer dos debates um confessionário sobre a sua vida privada a respeito destes assuntos, isto é decisão e problema dele.”

    Dilma, em hipótese alguma, poderá fugir das questões, e tem o dever de perguntar diretamente ao povo, através das câmeras de TV, se o debate de gravíssimos problemas brasileiros pode ser proibido por causa do comportamento pessoal de algum candidato.

    Se, como desejam alguns censores redivivos, é possível interditar o debate de gravíssimos problemas brasileiros, que têm tudo a ver com as questões da segurança, da educação e da saúde, como, por exemplo:

    – o combate à violência contra as mulheres, que a tantas causa sofrimentos cruéis e, muitas vezes, a morte, e que repercute com muita dor nos filhos, por toda a vida;

    – o combate à violência no trânsito, que leva à morte cerca de 40000 brasileiros por ano, além de traumatizar outros tantos milhares, em número ainda maior, devido, em grande parte, à irresponsabilidade de tantos motoristas, incluindo-se a embriaguez no volante;

    – o combate à violência do tráfico de drogas, que acarreta grande parte dos mais de 50000 assassinatos por ano no Brasil, e que deve incluir obrigatoriamente o combate à corrupção que provoca nos poderes, como a venda de sentenças no judiciário, bem como o combate à impunidade, como no caso de um helicóptero apreendido com 450 quilos de pasta-base de cocaína, em que os envolvidos estão todos soltos e o helicóptero pode ser devolvido aos donos.

    – o combate, sem trégua e sem exceções, ao mau uso documentado e/ou testemunhado de recursos públicos, inclusive nos casos em que autoridades, mesmo sob a capa da legalidade, se portam de forma moralmente condenável, ao beneficiar parentes, por exemplo.
    Á candidata Dilma Rousseff cabe debater com Aécio Neves, quantas vezes for necessário, estes gravíssimos problemas nacionais e outros, simplesmente porque isto interessa à sociedade brasileira.

    Se o candidato Aécio Neves quiser fazer dos debates um confessionário sobre a sua vida privada a respeito destes assuntos, isto é decisão e problema dele. 

    Ele que fique fugindo dos assuntos e se vitimizando hipocritamente neste seu BBBêzinho particular..

    A Dilma cabe apenas mostrar as soluções que já pôs em prática para estes e outros problemas, e as novas soluções com as quais pretende avançar nestes combates à violência, à corrupção e a tantos outros problemas.

     

  34. Senadores se retiram e dizem

    Senadores se retiram e dizem que só voltam após “acordos de procedimento” .

    Senadores da oposição decidiram abandonar ontem a sessão da CPI da Petrobras depois de desentendimentos. Segundo o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), enquanto não houver uma reunião reservada entre representantes do governo e da oposição para fazer “acordos de procedimento”, a oposição não comparecerá mais às reuniões daqui por diante.

    Os senadores oposicionistas decidiram se retirar da sessão porque o depoente marcado para falar ontem, Erardo Gomes Barbosa Filho, gerente Executivo de Serviços da área de Exploração e Produção da Petrobras, não compareceu à reunião. Em seu lugar, a Petrobras enviou Antônio Gomes Moura, gerente de Planejamento Financeiro e Gestão de Risco, e Antonio Carlos Justi, gerente da construção plataforma P-54.

    Moura e Justi já haviam dado início à explicação sobre denúncias investigadas pela Operação Águas Profundas quando o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pediu a palavra para anunciar que a oposição estava abandonando a reunião, uma vez que aqueles não eram os depoentes aprovados pela comissão. Apesar da debandada, a reunião continuou, estando presente apenas o presidente da comissão, senador João Pedro (PT-AM).

    “Isto é uma farsa, não vamos entrar aí”, disse o senador ACM Júnior, que chegou à comissão quando Álvaro Dias e Sérgio Guerra saíam da sala. “Enquanto não houver uma reunião reservada para lavar roupa suja e fazer acordo de procedimento, não voltaremos à CPI”, disse o senador.

    A CPI da Petrobras não se reunia há três semanas exatamente por falta de acerto entre a oposição e a base aliada.

  35. Como poderia ser o

    Como poderia ser o debate

    Candidato, nos dois últimos debates, com menos sucesso no último, eu busquei mostrar falhas no seu governo em Minas e até na sua própria conduta pessoal para mostrar simplesmente que ninguém está acima do bem e do mal, coisa que qualquer pessoa de mais de 16 anos sabe. Os “melhores” têm defeitos e os “piores’ têm virtudes. Fiz isso na propaganda eleitoral até a duvidosa decisão do TSE que, como sempre, busca tutelar a política.

    Hoje, eu quero explicar ao eleitor que os ataques estão encobrindo nossas verdadeiras diferenças. O seu lado argumenta que a inflação está alta – embora dentro da meta – e que não estamos fazendo economia de receitas para pagar juros. Bem, temos uma dívida baixa e reservas altas. Estamos justamente fazendo o que nos propusemos desde o inicio: politicas anticíclicas. Na crise, o governo gasta em infraestrutura, em estímulos à economia para que as coisas não parem de vez.

    A fórmula de vocês seria represar os gastos e os juros para manter a “confiabilidade externa” e explicar aos desempregados que está havendo uma crise lá fora.

    Em política externa, acreditamos que é estratégico levar a América Latina junto conosco e manter relações estreitas com a África (coisa que os chineses já estão fazendo) em vez de abrir os portos para os americanos. Exigir conteúdo nacional nas entradas estrangeiras, partilhar o petróleo do pré-sal com a federação (e não simplesmente conceder uma exploração líquida e certa).

    Outra coisa: não compactuo com a desqualificação da política que vem desde a Marina. Meu governo teve que fazer alianças com partidos que não estavam muito no nosso figurino. Mas olha só! Essas pessoas foram eleitas. As nossas instituições foram desenhadas de uma forma tal que eu sou empurrada a me aliar com esses partidos porque eles equilibram as preferências da população. Eles não deixam que o PT seja muito de esquerda como quer o Psol porque é assim que a população é. Ou aprendeu a ser. As mudanças – tão solicitadas hoje – elas já aconteceram e vão continuar.

    O exercício que eu peço ao eleitor é simples: pense em por que você votaria no meu adversário, mas sem argumentos do tipo: “porque o PT é ladrão”; ou “porque eu odeio os petistas”. Veja se o outro candidato defende o que você pensa.

    Temos sim dúvidas sobre o mensalão. A Justiça deve ser obedecida, mas não está sempre certa. Para nós é caixa 2, coisa que todos fazem; mas que realmente é um problema a ser solucionado. Caixa 2 também é ter desconto no médico sem a emissão da nota fiscal. Ou comprar coisas piratas.

    Quanto à Petrobras, devo dizer que a parte que o diretor falou do PT é assim: “comentava-se” que o partido recebia propina. As outras coisas que saíram não foram gravadas, foram “fontes” escondidas que passaram aos jornalistas. Vocês sabem que eu tenho um direito de resposta contra a Veja que foi aprovado por unanimidade no TSE e que foi derrubado por uma liminar de um ministro do Supremo? Este também é um vespeiro que eu gostaria de mexer, dar liberdade de expressão à sociedade. Mas aí é pedir para não me eleger nunca mais.

  36. O Judiciário e As “Baixarias”

    Se determinado candidato a presidente tem “ficha corrida” e o pior, dribla-a,  é dever dar-se amplo conhecimento aos cidadãos dessas informações e não esconde-las, proibindo a divulgação de fatos comprovados e/ou testemunhados e previstos em leis como ilícitos, usando essa conversa mole para boi dormir e não prevista na legislação eleitoral, que é preciso acabar com as “baixarias” e o “baixo nível” na campanha política.

    Afinal, quem deu-lhes poder de censurar campanhas políticas? E se de fato o judiciário estiver mesmo preocupado com “baixarias”, seria bom verificar o que anda ocorrendo, baseado em tecnicalidades jurídicas, no Paraná, onde há  juíz intervindo, conforme desejo, monocráticamente, na campanha eleitoral para presidente da república e consequentemente na opção de escolha de voto dos 140 milhões de eleitores.

    Isso é o que pode se considerar o judiciário flertando perigosamente com o “baixo nível” na justiça. Dois pesos e duas medidas.    

  37. Curiosidade

    Sérgio Moro é do bem ou do mal? Simbólicamente ele está na casa da justiça, que trabalha em prol do bem e do que deve ser justo. Mas, como pensar assim se na prática deixa sinais de imparcialidade, de favorecimento e de flagrantes decisões que desequilibram a balança da justiça e fortelecem a parcialidade? Onde você quer chegar Sérgio Moro?

  38. Nem tudo é tão ruim que não

    Nem tudo é tão ruim que não possa piorar. Estão conseguindo deixar o Gilmar Mendes de queixo caído e olhos esbugalhados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador