A “revolução” no mundo árabe.

É domingo e Mubarak caiu. As notícias sobre este assunto me parecem excessivamente otimistas. Pegando uma informação aqui e outra acolá, chego a pensar que a tal “revolução” ainda não aconteceu. Pode ser que venha a acontecer, mas o jogo apenas mal começou. Vejamos:

O primeiro-ministro do novo governo provisório foi nomeado por Mubarak no dia 29 de janeiro.

Todos os governadores provinciais e membros do governo anterior, com raríssimas exceções, foram mantidos em seus postos.

O novo governo civil a ser eleito por vias democráticas ainda é uma promessa sem prazo definido.

Os acordos internacionais foram mantidos. O exército, fortemente financiado pelo governo estadunidense, garante que serão preservadas as relações com EUA e Israel.

Havia no Egito uma ditadura militar (qual delas não o é?). Após a queda do ditador, o marechal (um militar, portanto) Tantawi, novo líder do governo, desfilou cumprimentando a multidão.

Enquanto isso, não há perspectivas para a solução dos problemas reais da população, associados à falta de emprego e de comida. “Renunciando, o presidente Mubarak respondeu à fome do povo egípcio por mudanças”, disse Obama. Com a explosão do preço das commodities, a fome do povo egípcio é mais embaixo.

Essa história toda, por enquanto, lembra aquela velha piada do cidadão que encontra sua esposa transando com outro no sofá da sala e resolve… vender o sofá. Até este momento, Mubarak é apenas o tal sofá.

Timidamente, algumas tendas de campanha e grupos de manifestantes permanecem na praça Tahrir. As lideranças populares e a Irmandade Muçulmana cobram agilidade na abertura do regime ditatorial.

Numa revolução de verdade, assume-se o poder. Não basta, a partir de agora, assistir da janela à troca de governantes. O povo egípcio está de parabéns por sua bravura, mas ainda é muito cedo para comemorar. Quem sou eu para dar conselhos a uma civilização milenar, mas considero urgente que se mantenham a postos. Se não continuarem a pressionar o exército por mudanças rápidas e efetivas, os egípcios terão apenas se livrado de um sofá carcomido que estava há 30 anos na sala.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador