A Valsa das Flores – Quebra Nozes

 

Inspirado no blog mulher-igualdade-bahai

O balé “O Quebra-Nozes”, foi lançado em 17 de dezembro de 1892 no lendário teatro de São Petersburgo, Mariinskji com coreografia original de Lev Ivanov, livreto de Marius Petipa e música de Piotr Ilvich Tchaicovsky.

A primeira história que se conhece de “O Quebra-Nozes” é baseada no livro de contos de Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, intitulado “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos” (1816). No entanto, o argumento que daria vida, anos mais tarde, ao balé deriva de uma adaptação que Alexandre Dumas (pai) fez do texto de Hoffmann.

Esta obra consolidou Tchaikovsky como o mais importante compositor de música para balé, também famoso por obras como “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”.

Sinopse do enredo: 

É véspera de Natal e a ilusão se faz presente no ambiente. Uma menina e seu irmão esperam viver uma noite mágica. Ao chegar ao salão, algo os surpreende, uma árvore de Natal iluminada e cheia de brinquedos e guloseimas.

O excêntrico padrinho das crianças havia construído um fabuloso castelo, onde elegantes cavalheiros e damas passeavam e dançavam.

A menina recebeu o dom de um quebra-nozes (soldadinho de madeira usado para quebrar a casca da noz). Em seus sonhos, ela vê o brinquedo se tornar um príncipe e, em seguida, aparecem na cena as fantasias e aventuras desta menina tão especial. 

O musical do balé de Tchaikovsky é uma das suas partituras mais populares, pertence ao período romântico e contêm algumas de suas melodias mais memoráveis. ​​“O Trepak” ou dança russa é uma das peças mais conhecidas do balé, junto com as famosas “Valsa das Flores” e Marcha, além do onipresente “Dança da Fada de Açúcar”. O balé contém harmonias surpreendentemente avançadas. Veja aqui A animação Disney de A Fada de Açúcar.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador