A zika foi soltar mosquitos geneticamente modificados no Brasil?

Antecipo desde logo um fato: nada sei sobre genética. Portanto, não estou em condição de dizer se a informação divulgada pelo link abaixo é ou não fidedigna.

http://theantimedia.org/zika-outbreak-epicenter-in-same-area-where-gm-mosquitoes-were-released-in-2015/

A zika chegou ao Brasil durante a Copa do Mundo http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2015-05-15/virus-da-zika-chegou-ao-brasil-durante-a-copa-do-mundo.html. No fim do ano já tinha se espalhado pelo país http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/11/24/casos-de-dengue-chegam-a-15-milhao-no-pais-zika-atinge-18-estados.htm. Os testes com os mosquitos geneticamente modificados ocorreram a partir de abril/2015 http://noticias.uol.com.br/saude/album/2015/04/30/mosquitos-da-dengue-geneticamente-modificados-sao-soltos-em-piracicaba-sp.htm. O uso desta arma foi questionada na oportunidade http://www.dw.com/pt/pesquisadores-questionam-mosquitos-transg%C3%AAnicos-no-combate-%C3%A0-dengue/a-17256054 .

A coincidência entre a explosão da epidemia de zika e a utilização de mosquitos geneticamente modificados é um fato. Reforçar o combate à epidemia é essencial. Mas isto não deve nos impedir de fazer outras perguntas.

Nós nos demos mal porque espalhamos os mosquitos do bem? A utilização dos mosquitos do bem fez as autoridades sanitárias deixar de combater por outros meios os mosquitos do mal? Foram os próprios mosquitos do bem que transmitiram o novo mal? Estas são questões que merecem pelos especialistas.

Também será necessário inquirir se o que ocorreu foi intencional ou não. Estamos diante de um crime medonho que deverá ser reparado por alguém da Oxitec?

Uma última consideração. A OMS não considerava a zika um grave problema antes de a doença africana chegar à Europa e América. Quando a miopia racista que ainda orienta a ação dos organismos multilaterais deixará finalmente de existir? 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador