Jornal GGN – A Fundação Palmares passa a ter uma lista de Personalidades Negras que exclui alguns dos principais artistas do país.
Segundo o jornal O Globo, o presidente da entidade, Sergio Camargo, divulgou uma lista de 29 personalidades que estão fora do site, como Benedita da Silva, Conceição Evaristo, Elza Soares, Gilberto Gil, Leci Brandão, Marina Silva, Martinho da Vila, Milton Nascimento, o senador Paulo Paim (PT-RS), Sandra de Sá, o ex-boxeador Servílio de Oliveira, Vanderlei Cordeiro de Lima e Zezé Motta.
A entidade também retirou a homenagem póstuma para Madame Satã, João Francisco dos Santos, artista símbolo LGBT do Rio de Janeiro, morto em 1976. Além do nome, o texto biográfico de todos os homenageados também serão retirados do ar.
No lugar desses nomes, a portaria publicada no Diário Oficial afirma que, agora, as personalidades serão homenageadas de forma póstuma. Dentre os nomes que passaram a integrar a nova lista, estão João do Pulo, Luiz Melodia, Antônio Carlos Bernardes Gomes (o humorista Mussum), Pixinguinha e Wilson Simonal, mas a listagem passou a incluir policiais e militares, como Marcílio Luiz Pinto (o Cabo Marcílio, integrante da Força Expedicionária Brasileira) e o sargento da PM do Rio de Janeiro Luiz Paulo Costa, o “Negão do BOPE”.
De acordo com publicação de Camargo no Twitter, todos aqueles que estão vivos retornarão para a lista “um dia”. Veja alguns dos tuítes de Camargo sobre o tema:
A lista de Personalidades Negras Notáveis passa a prestar homenagens PÓSTUMAS, a partir de hoje.
Todos os que foram excluídos podem voltar um dia, pelo critério da contribuição histórica. Basta merecer. pic.twitter.com/7HSy4qkszj— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) December 1, 2020
Vamos valorizar quem merece! São estas as oito personalidades que serão incluídas inicialmente. Outros nomes foram aprovados pela diretoria da Palmares e serão adicionados ainda neste mês.
Reparação e reconhecimento. A história não pode ser adulterada, nem a verdade ocultada.🇧🇷 pic.twitter.com/yrzQWYMGuq— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) December 1, 2020
Já sairan da lista da Palmares Benedita da Silva, Marina Silva e o triplo homicida Madame Satã.
Entrarão, em dezembro, Mussum, Luiz Melodia, Wilson Simonal, Pixinguinha e outros que merecem.
Será um grande ganho para os negros, para o povo brasileiro e para a Cultura. 🇧🇷 pic.twitter.com/yMTjbQ4XIa— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) November 20, 2020
Nenhum artista foi excluído da lista da Palmares! Isso ocorrerá somente em 1 de dezembro, quando entra em vigor a portaria que normatiza as homenagens da instituição.
A nova lista prestará homenagens PÓSTUMAS. Portanto, excluirá todos os que estão vivos. Retornarão um dia. pic.twitter.com/DzdpiHe49q— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) November 20, 2020
A partir desta quarta-feira, a Palmares anunciará a inclusão de militares e policiais negros na lista, que se destacaram por seus feitos de natureza heróico/patriótica. Madame Satã e Marighella nunca serão nossos heróis. Somos pró-policia, lei e ordem. 🇧🇷
— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) November 18, 2020
A gente torce para que logo este escroto integre a lista póstuma da, hoje, “Afundação Palmares”. Mas na coluna “escroques”.