As propostas de vanguarda do ex-futuro-deputado Liberato Fortuna

Capitalist Picture

O megainvestidor Liberato Fortuna teve frustrado seu desejo de iniciar a carreira de parlamentar concorrendo a uma vaga na Câmara Federal nessas eleições, pois sua candidatura não foi aprovada na convenção do partido de um dos presidenciáveis que não chegaram a uma votação milionária no primeiro turno das eleições presidenciais.

Segundo Liberato, houve um mal-entendido referente ao fato de que sua principal residência, entre as doze que utiliza no transcorrer do ano, não corresponde ao seu domicílio eleitoral, mesmo que, como se sabe, não haja qualquer impedimento para que um cidadão brasileiro exerça seu direito de voto à presidência em Miami.

De todo modo, o ex-futuro-candidato Fortuna tem usado as ferramentas das redes sociais para divulgar algumas das suas propostas e projetos de lei, visando a conquistar espaço para uma próxima oportunidade eleitoral.

Um de seus principais nichos de atuação parlamentar pretendidos é a reforma semântica de certas expressões antagônicas aos seus próprios, e de muitos de seus compatriotas correligionários espalhados pelo mundo, ideais oni-liberais.

Para que se tenha um exemplo dos planos do mega-ex-candidato-futuro Liberato Fortuna, basta conhecer seu PL visando a suprimir a palavra “ESTADO” de certas expressões do português falado no Brasil, entre elas:

ESTADO INTERESSANTE: Partindo da premissa de que não pode haver nada de interessante no Estado, Liberato propõe a proibição liminar da expressão e, mais que isso, a substituição sumária  pelo conceito “PRENHEZ“. E antes de qualquer apressada crítica a uma alegada animalização da gravidez humana induzida pelo sucedâneo, Liberato esclarece: “o termo fica mais internacionalizado”, facilitando o uso pelas suas eleitoras de seguros de saúde no exterior, haja vista  que a palavra “prenhez” é mais assemelhada ao termo “pregnancy“, em inglês;

EM ESTADO DE GRAÇA: Como prega a ideologia do ex-futuro-candidato, não existe almoço grátis, muito menos um Estado. Como tudo, absolutamente tudo, tem preço, e pode ser trocado por moeda, a expressão deverá ser vertida para “PREÇO DE LIQUIDAÇÃO”. Por exemplo, ao se referir a alguém que goza da graça divina, ou por ela foi tocado, dirse-á “Ele está a preço de liquidação!”. A expressão contemporânea “Ele está 50% OFF” também será incluída no novo léxico oni-liberal.

ESTADO DE SAÚDE: a expressão será alterada para “PLANO DE SAÚDE”. Assim, ao perguntar sobre as condições físicas de alguém acidentado ou convalescente, o cidadão dirá: “Como está está o Plano de Saúde dele?” ou “Como ele está no Plano de Saúde?“;

ESTADOS LÍQUIDO, SÓLIDO E GASOSO: serão substituídos, como nas ciências biológicas e em vários países desenvolvidos do florescente continente europeu por “REINO LÍQUIDO, REINO SÓLIDO e REINO GASOSO”.

ESTADO DE ESPÍRITO: A expressão será adaptada para as condições criadas pela globalização das relações econômicas e passará a ser indicada por “MERCADO DE ESPÍRITO”, analogia entre as condições dinâmicas dos sentimentos humanos e os humores do mercado.

ESTADO DE COISAS: da mesma forma que no item anterior, na concepção do ex-quase-candidato nada mais ajustado do que o “MERCADO DE COISAS”, para indicar as circunstâncias e conjunturas cambiantes da realidade do país a cada manchete da pujante mídia privada nacional.

O megainvestidor Liberato Fortuna esclarece que se trata de uma proposta “em progresso” e que espera a participação de todos os cidadãos de bem – “os melhores” de todos os partidos políticos de oposição, nas suas próprias palavras – para dar continuidade a esse esforço saneador da linguagem em terras brasileiras e onde mais seja falado o português mundo desenvolvido afora.

 

O líder oniliberal já entrou com o pedido de registro especial nas próximas eleições, nas quais está convicto que participará e terá papel de destaque, para facilitar sua campanha e identificação pelos eleitores: solicitou às autoridades eleitorais autorização para usar o nome de urna “$$$$”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador