AstraZeneca nega venda de vacinas para o setor privado

A informação coloca um fim no plano de empresários brasileiros anunciado na semana passada. Eles afirmaram estar negociando 33 milhões de doses da vacina com a gigante europeia

REUTERS/Brendan McDermid

Jornal GGN – A farmacêutica britânica AstraZeneca, desenvolvedora da vacina contra a Covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford, afirmou nesta terça-feira, 26, que não irá vender o imunizante para o setor privado.

A informação coloca um fim no plano de empresários brasileiros anunciado na semana passada. Eles afirmaram estar negociando 33 milhões de doses da vacina com a gigante europeia.

A AstraZeneca, no entanto, disse por meio de nota que “todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, (…) não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”.

No Brasil, a finalização e distribuição do imunizante é feito pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no mesmo comunicado, a farmacêutica afirmou que como parte desse acordo “mais de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca (AZD1222) estarão disponíveis no Brasil, em parceria com o governo federal.”

Segundo o O Globo, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) teria enviado nesta semana uma carta à AstraZeneca para dar seu aval a possível aquisição das 33 milhões de doses da vacina pelo setor privado, das quais a metade seria destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Ainda nesta terça-feira, Bolsonaro defendeu a possibilidade de empresas comprarem as vacinas contra covid-19 para e imunizarem seus funcionários e repassarem uma parte ao SUS. “O governo é favorável a esse grupo de empresários trazer vacina a custo zero pro governo”, afirmou o mandatário durante evento virtual organizado pelo banco Credit Suisse.

Com informações do Estadão.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador