Bolsonaro “está rodeados de cobras” que querem que Mourão assuma, disse Zambelli a Moro

Relatório da Polícia Federal sobre conversas e Zambelli com Moro no WhatsApp registra a desconfiança da deputada em relação aos interlocutores do governo

Jornal GGN – Em troca de mensagens no WhatsApp no dia 23 de abril de 2020, a deputada federal Carla Zambelli disse ao então ministro da Justiça, Sergio Moro, que não confiava nas pessoas que articulavam a permanência do ex-juiz no governo Bolsonaro, em meio à disputa pelo comando da Polícia Federal.

“O PR [Jair Bolsonaro] está rodeado de cobras. Que querem vê-lo cair para Mourão assumir”, disse ela. “Não confio nos que estão conversando lá. O senhor confia em mim?”, perguntou Zambelli.

A conversa de deu na noite em que Bolsonaro assinou a exoneração de Maurício Valeixo da diretoria-geral da PF. Moro era frontalmente contra a demissão. Zambelli tentou a todo custo conversar com o presidente para evitar que Moro abandonasse o barco junto com Valeixo. Para ela, Moro era um dos “pilares” de sustentação do governo.

Zambelli quis saber de Moro se, diante da saída de Valeixo, o então ministro gostaria de emplacar no lugar o delegado Fabiano Bordignon. Moro não confirmou nem negou.

Depois, com a decisão de Bolsonaro já tomada, a deputada tentou convencer o ex-juiz a aceitar a nomeação de Alexandre Ramagem, amigo dos filhos de Bolsonaro. Segundo ela, a delegada Erika Marena, que atuou na Lava Jato com Moro, achava Ramagem “ótimo”.

Ao final, Moro disse que só ficaria no cargo se Bolsonaro anulasse a exoneração de Valeixo, o que não ocorreu. Na manhã do dia 24 de abril, o ex-juiz chamou a imprensa para anunciar sua demissão. Ele acusou o presidente da República de ter mexido na Polícia Federal com a intenção de obter informações privilegiadas e interferir em investigações contra seus aliados.

No mesmo relatório, consta conversa entre Moro e Bolsonaro que deixa claro que o presidente não fazia questão de manter o então ministro no governo.

Em 12 de abril, Bolsonaro envia a Moro uma matéria do Valor cujo título é: “Moro diz que polícia pode prender quem descumprir isolamento” na pandemia. O presidente então comentou: “Se esta matéria for verdadeira: Todos os ministros, caso queira [sic] contrariar o PR, pode fazê-lo, mas tenha dignidade para se demitir. Aberto para a imprensa.” Moro respondeu apenas: “O que existe é o art. 268 do CP. Não falei com imprensa”.

Em outra mensagem entre Zambelli e Moro, a deputada diz que Bolsonaro não queria o ex-juiz fora do governo. Em conversas anteriores, porém, o presidente demonstrou descontentamento com o fato de Moro ser “desarmamentista” e contrariá-lo em outras posições.

Segundo o relatório da PF, o motivo de Bolsonaro querer intervir na PF precisa ser melhor esclarecido. Já da parte de Moro, o documento enfatiza que o ex-ministro não recebeu promessa nem demonstrou que aceitaria um cargo no Supremo Tribunal Federal para continuar no governo.

Em mensagem à Zambelli, Moro escreveu que gostaria de ficar no governo, mas precisava de “condições de trabalho” para isso.

Confira o relatório abaixo:

Moro WhatsApp

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif: é o que sempre te digo. Você acha que uns caras que há 130 anos urdem golpe atrás de golpe político-social em Pindorama, agora que (com aquela da facada com Katchup) galgaram ao poder vão largar o filé pra começar roendo osso eleitoral? Suspeita-se que nalgumas casernas tem milico que só se dedica a arquitetar maracutaias. Corre até uma que eles quem introduziram o Covid (com aquela “equipe” que teve em Wanhum, em novembro de 2019) como meio de se livrar dos que incomodam com pedidos de Saúde, Educação, Transporte, Moradia etc, coisas que exigem dindim e poderiam ta financiando armamento, passeis de graduados (com familia) pelo exterior, serviços de espionagem e agitação social (só pra dar motivo). A questão de eliminação dos aposentados do INSS essa é do GueGué, por seu “Mercado”). Sem falar das mordomias. Todos? Lógico que não. Há muita gente de verde (possivelmente a maioria) que trabalham com afinco. Muito sanguebom. Mas são direcionados para “missões” e postos de segunda classe. Importante são os “Lobos” (olha a nota de R$200 homenageando), ávidos pra devorar “PovoOvelha”, pouco se lixando se a água corria prá lá ou prá cá. Sinta, por exemplo, o caso do Rio. O governador não foi afastado porque estava interferindo em investigações ou que seus estivessem roubando em seu nome. Fosse assim, metade da Nação tava na cadeia. Deve fazer parte de planos sinistros. Como numa guerra, traçam planos de longo prazo. Confundem os rumos, como naqueles caminhos europeus, na II Guerra. Caído dos “Céus” (do Brás), os catadores de dízimos com sua FéUngida, vieram agregar às hordas. Para encaixar o IndioVice sacrificariam até o TogaSuja, que, como BinLadem pros gringos, fiz o serviço imundo, junto com os GogoboyDosPinhais. Digo, digo, digo — ou se limpa a eira (com “fogo” dos Céus e da Terra) ou não muda nem a merda, nem a mosca…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador