Cantor e compositor “de vanguarda”, Walter Franco morre em São Paulo, aos 74 anos

Artista havia sofrido um AVC e morreu "como se estivesse dormindo", segundo relato do filho

Além de canções ainda hoje consideradas "de vanguarda", Walter Franco deixou letras que inspiraram serenidade e reflexão. | Fotos: Reprodução

da Rede Brasil Atual 

Cantor e compositor “de vanguarda”, Walter Franco morre em São Paulo, aos 74 anos

São Paulo – O cantor e compositor Walter Franco morreu na madrugada de hoje (24), aos 74 anos, em São Paulo. A informação foi publicada nos perfis oficiais do artista nas redes sociais e nos de seu filho, Diogo Franco. “Agradeço a todas as orações e boas vibrações nesses últimos dias, mas sinto dar a notícia de que nosso Walter Franco partiu tranquilamente”, escreveu.

Walter sofreu um AVC constatado no dia 16 e estava em coma desde então. “Ele teve um AVC hemorrágico numa área do cérebro sensível há 15 dias. Foi constatado como irreversível. Diante do acontecido, não tomou consciência, seguiu como se tivesse dormindo, com tratamento paliativo. Hoje por volta das 0h, 0h15, respiração ficou mais fraca e ele se foi tranquilamente”, afirmou Diogo ao portal UOL.

O músico passou a ser um dos principais nomes da chamada música de vanguarda durante a era dos festivais. A primeira canção a ser apresentada foi Não se Queima um Sonho, interpretada por Geraldo Vandré, em 1968. Outro momento marcante do início de carreira do compositor foi a apresentação da música Cabeça, de sua autoria, no Festival Internacional da Canção de 1972, de Rede Globo.

O álbum mais conhecido da carreira de Walter Franco foi Revolver, lançado em 1976. Destacam-se em sua obra também os álbuns Ou Não (1973), Respire Fundo (1978), Vela Aberta (1979), Walter Franco (1982) e Tutano (2001). Entre suas músicas mais conhecidas estão Coração tranquiloVela abertaSerra do luarFeito genteMe deixe mudo – que teve uma versão gravada por Chico Buarque – e Canalha.

O velório será  na Funeral Home, na Bela Vista, região central de São Paulo, até as 19h. Em seguida, o corpo será levado para o crematório da Vila Alpina, na zona leste.

Leia também:  Suplente e filho do senador com dinheiro na cueca deve mais de R$ 1 milhão à União

Ouça Coração tranquilo, uma das canções mais conhecidas de Walter Franco

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome