CBF e a cara do Brasil

Há muitos anos se sabe que uma das caras do crime organizado é o futebol, nas suas vertentes de comércio de jogadores e de torneios.

No Brasil, o antigo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, montou uma blindagem intransponível no Judiciário carioca e na Polícia Federal. A exemplo de outras figuras poderosas – como o presidente da Câmara Eduardo Cunha e o Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes – passou a sufocar os críticos com montanhas de processos, saindo ileso de todas as ações contra ele.

Essa blindagem permitiu-lhe passar isento pela CPI da Nike, que visava apurar denúncias de corrupção na entidade. Nenhum órgão de fiscalização interno – nem PF, nem Ministério Público Federal – ousou avançar contra os esbirros do setor.

Assim como no caso Alstom, foi necessário uma investigação externa para levantar o véu dos malfeitos do futebol brasileiro.

***

É fácil entender as razões dessa blindagem.

O atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, é estreitamente ligado ao influente deputado petista Vicente Cândido. Este foi vice-presidente de Del Nero na Federação Paulista de Futebol e depois na CBF, além de seu sócio no escritório particular.

Ricardo Teixeira é amicíssimo de Aécio Neves (PSDB) e Renan Calheiros (PMDB).

J. Hawila, o empresário que comandava a venda de campeonatos e de patrocínios, é umbilicalmente ligado às Organizações Globo. E não apenas pela amizade íntima com Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo responsável pela compra de direitos de transmissão de campeonatos.

***

Além de garantir à Globo o virtual monopólio na transmissão dos campeonatos, Hawila tornou-se sócio de um dos herdeiros do grupo,  adquirindo com ele retransmissoras  da Globo em todo o interior paulista, o jornal Diário de S. Paulo, além de ter-se tornado produtor de vários programas da rede.

Não é o único envolvimento de grupos de mídia com a contravenção.

A audiência da Globo deu-se em cima de três pilares: novelas, futebol e carnaval.

Em dois deles – carnaval e futebol – em sociedade com a contravenção do jogo de bicho e dos esquemas bilionários da CBF e da Fifa. De seu lado, a Editora Abril mete-se em negócios nebulosos com a organização criminosa de Carlinhos Cachoeira. Apesar da abundäncia de provas colhidas por uma CPI, não motivou uma representação sequer ao MPF.

Ambas foram poupadas pelos órgãos de investigação, graças às parcerias firmadas com eles .

***

É nesse ambiente protegido que floresceram os contraventores de primeira classe, protegidos da ação do Ministério Público Federal e da Polícia, ao largo do alcance da mão da Justiça e do Congresso.

***

Repete-se, no futebol, as mesmas práticas generalizadas envolvendo os principais partidos políticos – PT, PSDB e PMDB – e os principais centros de poder do país.

Resta esperar os desdobramentos desse jogo, que será o maior desafio para comprovar a independência (ou não) do MPF e da Polícia Federal em relação a seus parceiros preferenciais.

Redação

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MPF E PF
    É inaceitável a conduta destes órgãos de investigação pois só investiga um lado. E a sociedade, parece devidamente hipnotizada pela mídia suja. Que coisa!.

  2. Dominado

    Não há como incriminar ninguém do esquema de futebol no Brasil. Percam a esperança. A comparação com o trensalão de SP procede. Esqueçam,  todos sabemos quem determina horário, local, e outras co8isas no futebol por aqui. Conhecemos o poder de quem domina os direitos sobre o assunto, está patenteado, está tudo dominado. Talvez tenhamos algum movimento lá fora, onde não há esta blindagem, e consequencias externas também, limitadas, já vimos que o Blatter foi reeleito numa “nice”, mas aqui ? 

  3. CBF E A CARA DO BRASIL


    Querido Nassif. Admiro muito vc. Jornalista de verdade e da verdade. Mas , abre logo esta conta prá gente ir fazendo o fundo. Oh! O negócio vai fed…er ainda mais pro teu lado depois deste ótimo texto e análise de hoje. Abraços! Bom domingo

  4. Coisas que envolve o Futebol

    A muito o futebol precisa de mudanças, desde a organização até a parte que envolve regras para mudar as desconfianças que pairam no ar.

    Minha proposta:

    Regras para revolucionar o futebol, tornando-o mais atraente e competitivo.

    1)      Introduzir TEMPO TÉCNICO. O técnico de cada time tem direito a tantos quantos forem definidos como regra.

    2)      Permitir saída de um jogador, para descanso, com entrada de um substituto temporário uma ou mais vezes, como são definidas no vôlei, basquete e outros.

    3)      O técnico pode usar todo banco de reserva para fazer tais substituições, sem restrição, desde que os componentes do banco estejam relacionados para o evento.

    4)      Estabelecer piso e teto salarial para jogadores das A, B, C, evitando assim, salários astronômicos para alguns jogadores. Esta é uma maneira de evitar estrelismo e valorizar as classes de atletas por igual.

    5)      Quanto à faltas cometidas numa partida. Um jogador deve ser chamado à atenção pelo Árbitro já da 1ª falta na mesma partida. Na 2ª ele deve ficar fora de campo por 15 ou 20 minutos, se vier a cometer a 3ª levará CARTÃO AMARELO, que o tira daquele tempo do jogo, mas outro jogador o substitui. Se cometer a 4ª falta levará o CARTÃO VERMELHO, não voltando a esta partida, mas outro jogador termina a partida. Numa falta mais violenta o CARTAO VERMELHO deve ser mostrado direto, sem mostrar o AMARELO. OBS. Esta saída de um jogador, expulso momentâneo ou expulso permanente tem a intenção de proteger ou não prejudicar o time. Esta atitude tem a função de punir os indisciplinados a se controlar. Também evitar que um jogar queira ajudar o time adversário, por ser seu time do coração ou por ter afinidades com alguns componentes do time adversário.

    6)      Quanto às regras de ARBITRAGEM.

    a)      Mão na bola só é falta se o braço estiver perpendicular ao corpo. Se estiver paralelo ao corpo e considerado bola na mão. Neste caso a jogada continua sem direito à reclamação, mesmo se fato acontecer na grande área.

    b)      Colocar dois bandeirinhas ou auxiliares de cada lado do campo e com comunicação eletrônica com o ÁRBITRO OFICIAL, para tornar a arbitragem imparcial. Cada Bandeirinha tem função distinta de acompanhar a linha da bola e controlar faltas e irregularidades numa jogada.

    c)       Os laterais tem que serem cobrados com o pé, pois jogador de linha não pode por a mão na bola.

    d)      O tiro de meta só pode ser cobrado pelo goleiro. Se a bola sair pela linha de fundo, terá que ser cobrado de onde saiu e não da área reservada ao goleiro. A cobrança de linha de fundo pode ser feito pelo goleiro também, com o pé, é lógico.

    e)      Cobrança de pênaltis não pode ter paradinha antes de chutar. Pode ser cobrado com o cobrador parado ou correndo para chutar a gol.

    f)       As bolas de jogos oficiais devem ser equipadas com chip.

    A equipe de Árbitros deve dispor de imagem gravada para evidenciar jogadas polêmicas ou duvidosas. .

  5. Esse país de merda acabou. A
    Esse país de merda acabou.

    A esperança que se podia ter numa força de esquerda – que possui estofo moral – o PT acabou de enterrar.

    Seus líderes são covardes a começar pelo maior deles, o Sr. Luis Inácio

    i) que agora diz comicamente que partirá para a briga depois de afinar para TODOS; ii) que incrivelmente consegue iludir seus vários bajuladores, Mino o maior deles.

    Para os que que tem juízo e recursos, pulem fora do barco.

    Mudem-se para onde o “desempro assola” mas há níveis suportáveis de civilidade.

    Ps: Aos ufanistas cabe o sentimento de incredulidade. A tatica desgastada de dar dó é juntar tudo num mesmo pacote. Como se vê aqui.

    Ps2: a direita é selvagem e a esquerda covarde. Por isso nao tenho esperança.

    1. Cegueira Intelectual Mata!
      Que pena que você tenha acreditado quando te disseram que só um lado tem estofo moral.

      Você já tentou levantar a cabela e olhar por você mesmo?
      Os que te disseram essa mentira ridícula não te contaram dos milhões feitos escravos na segunda guerra, quando o Exército Vermelho ia atropelando as forças nazistas e ocupando os territórios PARA ELES MESMOS!!??
      Que milhões de inocentes morreram de fome e pelos intermináveis expurgos promovidos por Stalin e seus comparsas?
      Onde estava o estofo moral dessa gente?
      Compare isso com a atuação libertadora de fato das tropas Aliadas?
      De onde você tirou essa noção infantil de que as esquerdas se interessam por outra coisa que não o poder pelo poder?

      Abra os olhos e acorde, Sr. Chico Pedro!

      1. Amigo, você precisa estudar

        Amigo, você precisa estudar História, História mesmo, e não decorar obras de propaganda anticomunista que já estão enterradas no lixo de tanto serem desmascaradas cabalmente pelos fatos. A generalização das informações com a Internet demonstra que até fotografias sobre famintos de outra época e outro país usaram, para atestar supostos crimes de Stalin que jamais existiram. As duras condições de tentativa de sobrevivência de um país e seu regime socialista, não podem ser confundidos com a desumanidade que se vê quando os ricos ocidentas defendem seus interesses, como na Líbia. Os milhares de estrupos cometidos pelos heróicos aliados ocidentais na esteira da Segunda Guerra, barbaridades sem limites contra alemães e até franceses, também a História está se encarregando de revelar. Cinema é uma coisa. Jornal de Randolph Hearst, o manipulador, também é uma coisa. E História é outra coisa bem diferente.

        1. Heim???

          Caríssimo, perdão mas é você quem precisa estudar. Acreditar que os “supostos crimes de Stalin que jamais existiram” é mais do que desconhecimento, beira a ingenuidade. Cordialmente.

    2. Enquanto a rede Globo e a

      Enquanto a rede Globo e a Veja mandarem no Brasil, a esquerda não poderá ser culpada de nada. Infelizmente. Ou pensa que, se quiser, o Lula terá todo o espaço midiático para se manifestar e atacar quem bem entenda? De pouco adiantam os siistemas de comunicação periféricos e franzinos, se não atuarem acima de tudo para aglutinar forças, como numa conspiração.

    3. Estofo Moral?!?!

      Hehe, excluído o “estofo moral” – isso tem quase a cara da TFP – o Sr. Chico Pedro nada disse de errado. Ainda sobre a expressão, de onde será que saem essas coisas com ares de religiosidade, esta “unção” imaginária que a esquerda credita certamente a algum Deus no qual nunca acreditou, enfim, meu Deus!

  6. Como é possível que a CBF, sendo investigada pela PF,

    tenha pagado viagens do coral da PF e financiado seu congresso anual e tudo isso ser considerado normal? Isso foge ao conflito de interesse e falta de vergonha na cara, mas é como o Brasil funciona. O problema não está apenas na CBF e na PF, mas numa cultura de corrupção generalizada que vai desde o médico que cobra um preço da consulta sem nota e outro com nota até o presidente da câmara que é financiado por empresas privadas de planos de saúde e age para detonar o SUS. Nosso problema vai ser resolvido no dia em que pararmos de ver o malandro como esperto e passarmos a enxergá-lo como criminoso.

  7. A CBF patrocina congresso da

    A CBF patrocina congresso da PF. Empresta a granja Comary para os delegados baterem suas peladas. A goebbels premia juizes com troféus de funcionário do ano e dá emprego a filho de juiz em programa de auditório. Procuradores vazam informações sigilosas para a goebbels e depois viram estrelas nos programas de jornalismo da emissora. Planilha do FHSBC com US $ 8 bi em contas suspeitas de lavagem de dinheiro permanece em posse da goebbels e não há PF, PGR, judiciário, Receita Federal, CPI que arranque o documento das mãos da famiglia.

     

  8. Monopolio

    Não podemos pensar assim:

    Não, aqui no Brasil não vai dar em nada!

    É assim que querem que pensemos, que não irá acontecer nada.

    Vamos nos lembrar dos Jogos Olímpicos, a Globo perdeu para a Record a última Olimpíada e, a do RJ, será transmitida pela Record, também.

    O que pode ajudar são os jornais e jornalistas, os sérios, deste país e matérias como essa apresentando a História com seus mal feitos do futebol. Os grandes jornais opositores da CBF  podem, mesmo sendo poucos, publicar mais matérias que repercutam lá fora.

    Vamos imaginar a Rede Record, se esta fizer uma matéria, como já feita outrora, e colocá – la no Domingo Espetacular e, consequentemente, em seus Tele Jornais apontando as falcatruas do futebol por aqui, essas reportagens poderão ir para o noticiário Internacional.

    Ela fez uma sobre a sonegação da compra das Copa de 2002.

    Mudou se a coisa no COI, não pode mudar na FIFA ?

     

  9. A caçapa já está cantada.
    Nos

    A caçapa já está cantada.

    Nos momentos de disputa encarniçada pelo poder a solução sempre foi a de conciliação das elites econômicas e politicas, geneticamente colonais (por mais que se acreditem modernas), pela repartição do butim. O elemento novo é a presença de mais um “penetra” inconveniente, o PT: assim são tratados todos com uma minima inclinação trabalhista ou popular.

    Enfim, o plano está claro, depois de terem sido evidenciadas a essência e a estrutura das coalizões conservadoras: trata-se cada vez mais de sacrificar o bode expiatório; e “voltar à vaca fria”. Mudar algo pra tudo ficar como está.

    Esse jogo está sendo jogado há anos e anos a fio e o PT perdeu por W.O., principalmente no campo da comunicação.

    É que tem um certo vício de alguns setores da esquerda, uma espécie de materialismo vulgar, que faz acreditarem que a consciência vem assim, vupt, mecanicamente das condições materiais de existência.

    No passado, quando amavam a revolução, acreditaram que se as condições materias permanecesem ruins o povão se conscientizaria e faria a tal revolução. Bastava uma vanguarda esclarecida para deflagrar processo…

    Depois de tanto sacrifício só aprenderam a metade da lição.

    Hoje, comprometidos com a aquisição e o exercício do poder por dentro da ordem democrática, acreditaram que bastava melhorar as condições materiais de existência qua lá iria junto a consciência de classe, num passe de mágica, dando suporte ao projeto político.

    Hoje, mesmo quem melhorou de vida nos últimos anos acredita que a causa foi somente o esforço individual; como se não houvesse condicionantes sociais para isso.

    Pior: acrediita que os Estado e o governo só fazem é atrapalhar. Ainda mais se estiverem não mão do PT, o bode expiatório; “o partido que se dizia melhor que os outros” e que agora é pintado como o pior de todos…

    Perderam…

    A agenda da igualdade vai sofrer um retrocesso grande. Vamos ver o quanto que se enraizou nsocialmente da Constituinte pra cá.

  10. Nossa Culpa.

    Caríssimo, não seja simplista. Todas as coisas tem 6 lados, e a se contar o de dentro e o de fora serão 8. Há também “lados enviezados”, inúmeros. Dito isso fica fácil perceber que os “órgãos de investigação” ao deixar de investigar “um dos lados” acabam por investigar a maioria deles, o que desmonta seu raciocínio, porque não existem apenas dois lados, questão de lógica ginasial.

    Há que se levar em conta também que o lado “não investigado”, e aí o caríssimo tem razão, porque ele existe, nem sempre é o mesmo, assim como a “midia suja” atuante “do momento” também não é, permanecendo imutável e em estado de idiotia hipnótica apenas uma das variáveis, a sociedade, que é quem forma os tais “órgãos”, a mídia, os “lados”, os políticos, os ladrões, e tudo de mais podre que existe em nosso país/cultura. Somos todos culpados, como avalistas. Cordialmente.

    1. Muito interessante essa

      Muito interessante essa observação dos vários e dinâmicos lados. De fato, reduzir tudo a dois lados, claros e bem delineados, é um tanto simplório. A realidade é mais complexa, mais difusa e bem menos maniqueista do que querem nos fazer crer. E realmente somos todos culpados. Enfim, muito bom o seu comentário.

    2. Porque Esta Aqui?

      Esta postagem era apenas um comentário relativo à postagem do Sr. Batista Nogueira, em dom, 31/05/2015 – 10:04. Não sei porque veio parar aqui onde tem realmente pouco sentido, mas ainda assim é pertinente e compreensível, não por todos, claro.

  11. Tá explicado: a corrupção na FIFA/CBF é culpa do PT

    Tá explicado: a corrupção na FIFA/CBF é culpa do PT

    Pelo texto, fica-se sabendo que a blindagem de Ricardo Teixeira “permitiu-lhe passar isento pela CPI da Nike, que visava apurar denúncias de corrupção na entidade. Nenhum órgão de fiscalização interno – nem PF, nem Ministério Público Federal – ousou avançar contra os esbirros do setor.”

    E, em seguida, que é “fácil entender as razões dessa blindagem” pois, em primeiríssimo lugar, o “atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, é estreitamente ligado ao influente deputado petista Vicente Cândido.” Katchanga real – caso resolvido.

    Como o deputado petista não é listado como um dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso, segundo a lista do DIAP de 2014 (*), então está na cara que ele manda mesmo é na PF e no MP, como diz o post, e provavelmente, por extensão, na Justiça.

    Fica só uma dúvida: por que o PT não aciona seu deputado tão influente para se blindar na PF, no MP e na Justiça?

    ————–

    (*) http://www.diap.org.br/images/stories/Cabeas%202014%20-%20lista.pdf
    (*) http://www.pt.org.br/pt-lidera-lista-dos-parlamentares-mais-influentes/

    1. Corrupção na FIFA

      Boa, muito boa:

       

      Tá explicado: a corrupção na FIFA/CBF é culpa do PT

      Pelo texto, fica-se sabendo que a blindagem de Ricardo Teixeira “permitiu-lhe passar isento pela CPI da Nike, que visava apurar denúncias de corrupção na entidade. Nenhum órgão de fiscalização interno – nem PF, nem Ministério Público Federal – ousou avançar contra os esbirros do setor.”

      E, em seguida, que é “fácil entender as razões dessa blindagem” pois, em primeiríssimo lugar, o “atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, é estreitamente ligado ao influente deputado petista Vicente Cândido.” Katchanga real – caso resolvido.

      Como o deputado petista não é listado como um dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso, segundo a lista do DIAP de 2014 (*), então está na cara que ele manda mesmo é na PF e no MP, como diz o post, e provavelmente, por extensão, na Justiça.

      Fica só uma dúvida: por que o PT não aciona seu deputado tão influente para se blindar na PF, no MP e na Justiça?

      Nassif, ficou no ar uma pergunta pra você:

      Fica só uma dúvida: por que o PT não aciona seu deputado tão influente para se blindar na PF, no MP e na Justiça?

    2. É porque bater na geni (PT)

      É porque bater na geni (PT) não dá processo. É claro que o Nassif sabe que os processos contra a CBF não andam no judiciário por causa das suas estreitas ligações com a rede goebbels. Simples assim. Vê lá se o PT tem alguma influencia sobre isso, logo o PT que toma na cabeça quase todos os dias da PF, MP e justiça. 

      1. Nassif deu a senha para a PF

        Amanhã mesmo abre-se processo contra o deputado do PT. Por tabela vão investigar o Lula que conseguiu a copa para o Brasil. E a Dilma também. Afinal ela fez a Copa das Copas. Que audácia deste PT. Todos em cana e viveremos felizes para sempre com a CBF, rede Globo e PSDB. 

        1. Concordo

          posso estar enganado, mas o Jornal Nacio-anal não falará de outra coisa a não ser do envolvimento do Nero com o deputado petista, é só aguardar… o tal do J. Hawilla, cupincha dos marinhos no esquema, simplesmente vai sumir do mapa… Ricardo Teixeira e Marin (esse principalmente pois que é umbilicalmente ligado ao gestor competente e playboy antenado Aécio Neves) idem.

          Podem esperar: vai começar rapidinho a onda (já manjadíssima por nós) dos vazamentos seletivos e reportagens com “trechos de escutas e depoimentos” mostrados com exclusividade por Bonner e Renata, os sonsos .

  12. Você vota no PSDB, usa

    Você vota no PSDB, usa camiseta da CBF em passeata contra a corrupção e exige um Brasil “padrão FIFA”. Então tá! Senta lá, Claúdia!

  13. Realmente em muito pouco tempo

    aconteceram dois eventos que acabaram com as pretensões de republicanismo de ambos instituições federais PF e MPF, nem vamos falar das estaduais que são claramente ridículas:

    1 – o helipóptero com meia tonelada de cocaína, que mesmo a aeronave sendo de um senador da república, foi devidamente inocentado, e

    2 – a ação do FBI e US Attorney sobre os conhecidos negócios da CBF e da TRAFFIC do J. Havillah, duas entidades brasileiras que nunca tiveram qualquer problema apesar do largo conhecimento na sociedade sobre seus negócios.

    As instituições federais PF e MPF foram ridicularizadas.

    Fim da linha.

    Não vou nem falar dos casos Alstom e Siemens pois tem tecnicidades que escapam a maioria das pessoas. 

    1. Aldir Blanc, hoje no primeiro caderno do Globo.

      Lionel ou outro colega: Excelente o artigo do Aldir no dia de hoje:  ” O tatu subiu no pau “.  Não sei como trazê-lo ao Blog. Quem souber reproduzí-lo, valerá a pena… Está primoroso!!!!!!!!!!!!!!!1

    2. Leonel,

      Seu comentário foi curto e grosso! Nada mais precisa. Juntemos alguns fatos: Bandeira de Mello deu uma entrevista aqui no blog, que poderia servir de bandeira desfraldada para ações mais concretas; Ele falou pouco mas com tal profundidade que poderia dar vista a cegos; agora, Ewaldo Melo Neto, assumindo atitude clara de homem pensante, também foi curto e grosso: temos duas bandas: 50% por incompetência; 50% por corrupção. 

      O Brasil é isso. Vergonha nacional!

      A Justiça americana, que também não é das melhores – as torres novaiorquinas estão aí para quem necessitar de exemplo – mostra ao mundo o descalabro que é nosso país.

      Permito-me analogia de comentário de S. Columbano – santo e sábio – sobre perícope do Livro do Eclesiates:

      Diz ele: ” … Por isso que não haja a presunção de se indagar sobre a impenatrabilidade de Deus, o que foi, como foi, quem foi. São realidades indizíveis, inescrutáveis, ininvestigáveis…

      Digo eu: A Globo está longe de ser Deus…. muito ao contrário.

      Ou aproveitamos o momento, ou Ave Perrela! Ave Havillah! Ave Kléber! Ave etc etc       

       

       

       

  14. Máfias

    Sou motociclista profissional e mais uma vez agradeço ao Nassif e equipe por me manter informado sobre o que passa em nosso país,informação de forma isenta,responsável e não se intimando com as “panelas” ou “máfias” impagável o q vc faz por mim e nosso País!!!! Valeeeeu !!!!

    1. Assino embaixo

      Eu, Vera, cidadã que há anos é massacrada por esse esquema criminoso que é a mídia brasileira, só posso assinar embaixo.

  15. Pronto

    acabei de ver quem será o único citado pela mídia daqui pra frente, e provavelmente a única perna da ladroagem a ser investigada pela nossa republicaníssima PF: Del Nero, afinal é ligado a um deputado federal do famigerado PT; Marin nem aparece mais no noticiário, afinal é um ex-presidente e, diferente de Lula que um ex-presidente canalha e ladrão, é um cidadão acima de qualquer suspeita pois é ligado a… Aécio Neves (será por isso que a Globo não o cita mais)… e Ricardo Teixeira está sendo canonizado pela bancada dos marinhos.

    O padrão fifa dos coxinhas e coxinetes, e Globo nesse embalo, é mais podre que comida de urubu.

    1. Nada tão grave e tão eloquente.

      Nenhuma relação com quem quer que seja é indicativa de compromentimento de ninguém e certamente não haveria e nem prosperariam por tantos anos essas negociatas, não fossem as “peculiaridades” do MP e do Judiciário brasileiro que, conforme já disse uma notável Corregedora, abriga “bandidos escondidos atrás das togas”. E nehuma aberração é tão representativa das “peculiaridades” da sociedade brasileira quanto a presença e permanência, aparentemente inabalável, no STF, de uma figura da estatura de Gilmar Mendes. 

  16. E la nave va

    Que tal começar pelo começo do post? 

    “Há muitos anos se sabe que uma das caras do crime organizado é o futebol, nas suas vertentes de comércio de jogadores e de torneios.”Ou seja, Nassif disse o óbvio, que há muitos anos todos sabem e, portanto, compactuam… por interesse próprio ou por covardia (leia-se realpolitik). Agora, a velha podridão é convenientemente revolvida por que a copa na russia esta mira e os aliados tupiniquiins vão ter que “entubar” o fogo amigo !  O que será tarefa simples, face aos esquemas já instituídos – lembrei-me agora da fala do Bonner no final do JN, isentando toda a corporação por ele representada.Aí eu paro e penso: que modus operandis mais manjado e batido! Já acontecia isso antes de eu nascer, guardar na manga um caso de corrupção escabroso para sacar na hora certa, usando da justa indgnação para justificar o que se pretende.E a esquerda, o que faz??

  17. É só barulho.
    Não vi dar em

    É só barulho.

    Não vi dar em nada.

    O jeitinho brasileiro ( para os poderosos ) é infalível.

    Vejam a compra da reeleição, a privataria tucana, a semi privatização da Petrobras, a soltura do Cacciola, do dr. Tarado, do Daniel Dantas, vejam a CBF roubando há décadas sem ser incomodada, sendo inclusive idolatrada, vejam a transação da Globo nas ilhas Virgens, vejam a investigação da Zelotes, da Lista do HSBC, vejam a da lista de Furnas, vejam o Cunha na Câmara, vejam os votos dos deputados, vejam o aeroporto do Aécio, vejam as verbas para as mídias de suas famílias,  vejam os 500 quilos de cocaína no avião do Perrella, vejam o julgamento de Mensalão e o domínio de fato contra o PT, vejam as condenaçoes sem provas, vejam a condução da Lava Jato, com seus procuradores aecistas e assumidos, vejam os fascistas ameaçando e espancando a democracia, vejam os golpistas querendo tirar a presidenta recentemente eleita legitiimamente, e infinitos etcéteras que poderiam aqui ser acrescentados.

    Resumindo:  as instituições brasileiras paralisam-se diante de bostas secas.

  18. Engano na criação do título ?

    Será que o melhor título não seria: “A CBF É a cara do Brasil ?”, afinal, prezados, o encarceramento dos sultões da FIFA e do malufista Marin pelos gringos prova: a) que eles terão que argumentar sobre seus feitos a fim de que não sejam julgados mal-feitos e não terminem na cadeia pelo resto de suas vidas; b) que as instituições brasileiras servem mesmo é para proteger as classes dominantes. Senão vejamos, perdeu a Receita o benefício do silêncio e o último resquício de seriedade ou competência: como pode alguém ser investigado durante treze anos e nada lhes acontecer ? Resposta: existe todo um aparato institucional pronto a preservá-los : justiça (sempre), PF, legislativo, executivo, mídia e inúmeros membros da iniciativa privada. Nesta hora, cidadania, justiça, retidão, às favas, por favor. 

    Claro, somente um inocente acredita que os EUA fariam isto por altruísmo; país que invade outro (Iraque) sobre falsos pretextos, desorganiza e destrói o tecido social, masscra boa parte da população, e, uma vez que isto é estabelecido, ainda andam soltos os responsáveis, pouco está se preocupando com questões de justiça. Se alguém considera isso um caso isolado, lembrem-se da crise financeira de 2008, que não colocou nenhum grande banqueiro na cadeia, apenas foi trancado o pequeno vigarista do Bernad Madoff, mas de maneira rápida, reconheço. Falando nisso, o que custou à Receita 13 anos para nada fazer, foi realizado pelos americanos em simplesmente um ano. Sabemos que a atitude está inundada de interesse geopolíticos, principalmente porque ética não faz parte de interesses do poder. Ainda assim, vimos que os gringos se utilizaram da prórpria competência a favor deles mesmos, coisa que a justiçabrasileira, tão temerosa e tão subserviente perante os poderosos, ainda não teve coragem de fazer.  

  19. Nunca ouvi falar nesse tal de

    Nunca ouvi falar nesse tal de Vicente Cândido. De Vicente no PT, só sei de Vicentinho, que não é Cândido. Mas, quem sou eu? Ninguém influente, certamente. 

    Por outro lado, falta um nome nesse post. Nem uma linha sobre Walter Feldman, o número 2 da CBF? Essa criatura não tem influência nenhuma? Será que não falta também o nome da Rede, ao lado do PT, PSDB e PMDB?

  20.  
    Representação a

     

    Representação a Procurador-Geral da República pede apuração de denúncias contra CBF, extensão da investigação à FPF e à offshore da Globo

    publicado em 31 de maio de 2015 às 11:20

    Por conspícua e impávida jornalista Conceição Lemes

    O deputado estadual Carlos Neder (PT-SP) e o advogado e assessor parlamentar Paulo Dantas protocolaram na noite dessa sexta-feira 29, no Ministério Público Federal no Estado de São Paulo (MPF-SP), representação, na qual solicitam a apuração das denúncias envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a investigação se estenda à Federação Paulista de Futebol (FPF).
    Protocolada sob nº PR-SP-00033868/2015, o documento é dirigido ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, já que o caso envolve indícios de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no âmbito internacional.
    Na representação (na íntegra, ao final), os signatários fazem duas linhas do tempo a partir de matérias que saíram na mídia brasileira, principalmente em sites e blogs.

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/representacao-a-rodrigo-janot-pede-apuracao-de-denuncias-contra-cbf-extensao-da-investigacao-a-fpf-e-a-offshore-da-globo.html#comment-910452

  21.  
    … Que, pelo menos, o

     

    … Que, pelo menos, o procurador geral ‘Rodrigo Gurgel’ (sic) solicite aos Marinhos o darf [pago, óbvio] da sonegação bilionária das organizações (sic) Globo!…

    … Sim, e o Ministério das Comunicações, o Ministério da Justiça, a ABIN, a CGU… Irão continuar “fantasiados de vaca de presépio, ouvidos de mouco e desfilando de barriguinha de fora”?!…
    O povo tem que pressionar!
    Senão…

  22. MISS LORETA LINCH, SERÁ QUE TEM JOGO???

    Dos tripés citados dois estão quebrados.

    As NOVELAS e agora a INFLUÊNCIA no FUTEBOL.

    Resta só o CARNAVAL que a cada ano que passa perde mais IBOPE, que por sinal, foi perdido também. 

    REDE GLOBO: A GENTE NÃO VÊ MAIS POR AQUI!!!

    –MISS LORETA LINCH, PLEASE!!!!

    VAMOS CONVERSAR, SERÁ QUE TEM JOGO???

    –NOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

  23. Não se pode negar que é ótimo

    Não se pode negar que é ótimo o desbaratamento dessa máfia do futebol, pelo menos até agora. Mas não se deve esperar mas muita coisa daí. O motivo maior dos Estados Unidos já aconteceu. Não resta dúvida de que toda esta operação suiço-americana tem como objetivo central a melação da Copa do Mundo na Rússia. Para isso, a espetacularização da operação deveria ter rendido a imediata derrota de Blatter na eleição para a presidência, o que frustou-se. Se tivesse acontecido, haveria uma grande chance de que a Copa da Rússia não viesse a acontecer. Mas ainda resta o plano B aos americanos, que seria jogar com os pauzinhos para que os países europeus boicotem a Copa da Rússia. Se alemães, franceses, britânicos, suiços, etc. a boicoterem, a copa perderá quase todo o interesse. Será o absurdo dos absurdos, mas se for vista por outro ângoulo, esta seria apenas mais uma manobra de uma pré-guerra que os EUA estão levando em escalada crescente contra os russos. E como sempre, esta manobra deverá começar com a adesão do maior aliado americano no continente, a Inglaterra.    

    1. Severino, de todos, acho que

      Severino, de todos, acho que voce conseguiu enchergar um pouco além. Palmas para voce. Acontece que os americanos erraram no “time” da coisa. Esta operação era para ter sido deflagrada talvez uma semana antes, para dar tempo de Blatter ter perdido a eleição. Agora, já era e só vai sobrar o boicote à Rússia.

  24. Não me espanto com tanta

    Não me espanto com tanta imundície, pois, afinal, onde existe muito dinheiro e poder, existe muita corrupção. O que me enoja mesmo é a Globo que, em nome do lucro imediato, destrói, perverte e desvirtua tudo que toca. Ou alguém acha que a derrocada no nosso futebol é obra do acaso?

  25. não tentem esconder o sol na poeira

    o caso do helicoca está abafado? e o Ministro da Justiça? e a PF, tb sob gestão federal? sem falar na ABIN… 

    pq não prenderam a cúpula da FIFA no Rio, durante a  “Copa do Mundo da FIFA de 2014”, qdo a condição estava dada na prisão do cambista?

    pg o governo federal continua na defensiva acuado se a Operação Zelotes e o caso SwiisLeaks, e agora a crise na FIFA, são munição mais do que suficiente para virar o jogo?

    o que é mais revoltante: a apatia de um governo que prefere ser lentamente descarnado a romper seu pacto inútil com a oligarquia anti Brasil e anti povo, ou a obsessão em se negar esta dura realidade.

    não tentem esconder o sol na poeira: o lulismo jamais tomará qualquer medida que contrarie frontalmente os interesses dos setores dominantes. como Jango, prefere derrubado sem luta. lembrem-se de Allende. o Palácio sendo bombardeado e Allende clamando: “onde está  Pinochet?”. o preço da auto-ilusão sempre é muito mais caro do que a dor de se enfrentar a verdade.

    .

  26. não tentem esconder o sol na poeira

    o caso do helicoca está abafado? e o Ministro da Justiça? e a PF, tb sob gestão federal? sem falar na ABIN…

    pq não prenderam a cúpula da FIFA no Rio, durante a “Copa do Mundo da FIFA de 2014”, qdo a condição estava dada na prisão do cambista?

    pg o governo federal continua na defensiva acuado se a Operação Zelotes e o caso SwiisLeaks, e agora a crise na FIFA, são munição mais do que suficiente para virar o jogo?

    o que é mais revoltante: a apatia de um governo que prefere ser lentamente descarnado a romper seu pacto inútil com a oligarquia anti Brasil e anti povo, ou a obsessão em se negar esta dura realidade.

    não tentem esconder o sol na poeira: o lulismo jamais tomará qualquer medida que contrarie frontalmente os interesses dos setores dominantes. como Jango, prefere derrubado sem luta. lembrem-se de Allende. o Palácio sendo bombardeado e Allende clamando: “onde está Pinochet?”. o preço da auto-ilusão sempre é muito mais caro do que a dor de se enfrentar a verdade. .

  27. Troféu da vergonha para a PF.
    O Brasil pergunta: Por que as investigações sobre a CBF não deram em nada?

     

    Após a prisão de José Maria Marin, ex-Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, pelo FBI norte-americano e polícia da Suiça, o Brasil voltou a questionar a falta de capacidade, eficiência  ou mesmo a isenção da sua estrutura de investigação criminal nos casos envolvendo corrupção nas entidades que cuidam do futebol nacional.

     

    É fato que nem a Polícia Federal nem a CPI apelidada de “CPI da Nike” resultaram em prisão ou condenação de pessoas ligadas ao futebol brasileiro, em que pesem as graves denúncias veiculadas por jogadores, imprensa e diversos profissionais do ramo.

     

    Mas por que a Polícia Federal norte-americana chegou a essas prisões e nós, no Brasil, não?

     

    Em vários sites de jornais de grande circulação, matérias veiculadas à época das investigações pátrias retornaram às manchetes e, de certa forma, ajudaram – e muito – a desvendar a incrível inoperância do modelo de investigação brasileiro e o envolvimento direto entre a CBF e aqueles que, em tese, seriam os responsáveis pelas investigações.

     

    “Em 15 anos, a Polícia Federal, no Rio, abriu 13 inquéritos contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o seu ex-presidente Ricardo  Teixeira. Nenhum deles obteve resultado até hoje.”

     

    Neste periodo, segue a reportagem, “a CBF patrocinou congressos, viagens, e até cedeu a Granja Comary , centro de treinamento da seleção brasileira, para um torneio de futebol de delegados .”

     

    São fatos graves os que foram denunciados, inclusive ligando Ricardo Teixeira à associação dos delegados de Polícia Federal, quando a CBF teria doado R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para um congresso realizado em Fortaleza, no ano de 2009.

     

    (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/05/1635188-inqueritos-da-policia-federal-sobre-cbf-e-teixeira-nao-deram-em-nada.shtml)

     

    Não obstante os graves fatos denunciados, que ensejam os reais motivos das investigações contra a CBF no Brasil não terem decolado, ainda há muito a ser esclarecido à sociedade.

     

    O modelo de investigação criminal no Brasil é de um retrocesso incalculável. A abertura de 13 (treze) inquéritos policiais por delegados de Polícia Federal não cria uma relação diretamente proporcional com o deslinde de crimes cometidos e nem com a condenação dos eventuais investigados.

     

    As investigações deveriam seguir um ritmo célere e coordenado, com intuito exclusivo de se chegar à verdade dos fatos. E por que isso não acontece no Brasil?

     

    Enquanto o poder de formatação e encaminhamento formal das investigações ficar na mão de servidores burocratas, que priorizam oitivas e o questionável indiciamento, ao invés de análise documental e de evidências mais profunda, utilizando do conhecimento multidisciplinar dos seus policiais, com imediato encaminhamento ao Ministério Público para a elaboração da denúncia, as investigações no Brasil nunca terão números de eficiência satisfatórios.

     

    Burocracia, prazos, vai-e-vem constante de inquéritos policiais entre a Justiça e a Polícia, passando novamente pelo Ministério Público, tudo isso revela a saga indigesta da fina-flor da inoperância e do gasto público desnecessário,  algo que em países como os Estados Unidos não prosperaria jamais. No caso da CBF, investigar e prender criminosos de alto padrão demonstrou ser algo mais simples, mais rápido, mais eficiente e, principalmente, sem qualquer possiblidade de criação de vínculos entre os que deveriam investigar e os investigados.

     

    Imoral e inconcebível o Brasil ainda utilizar um modelo de investigação que possibilite a vinculação entre o potencial investigador e o investigado, a ponto de este vir a ser palestrante em um congresso privado daquele, e de haver uma troca de homenagens e gentilezas como selo do entrelace formado.

     

    A Fenapef fez denúncias do caso à época e publicou as seguintes matérias:

     

    PARA NÃO ESQUECER: Troféu da vergonha para os policiais federais

     

    http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/25101

     

    Investigados patrocinam encontro da Polícia Federal

     

    http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/25126

     

    A sociedade brasileira não pode assistir pacificamente à degradação do respeito ao trabalho da Polícia Federal e especialmente os policiais federais terão que trilhar novos caminhos em busca de um modelo que não propicie novamente os mesmos erros durante as investigações, seja por omissão, seja por pura ineficiência, sob pena de ter seu nome manchado por elos políticos reprováveis.

     

    A Federação Nacional dos Policiais Federais irá apoiar a CPI que está sendo criada e não medirá esforços para que fiquem esclarecidos os motivos dos insucessos das investigações que foram feitas através de inquéritos policiais no Brasil, pela Polícia Federal.

     

    A Diretoria da Fenapef também abrirá agenda junto à Corregedoria da Polícia Federal, ao Ministério da Justiça para que o caso tenha a devida apuração. Um pedido de abertura de CPI específica para apurar a atuação política da associação dos delegados no Congresso Nacional já havia sido aprovado pelo Conselho Nacional de Representantes e deverá ter desdobramentos nos próximos dias.

     

    A sociedade brasileira precisa de explicações e um dos órgãos de maior credibilidade do País – a Polícia Federal – deve dar sua pronto e suficiente resposta.

    Fonte: http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/46096

  28. como tem um petista que é

    como tem um petista que é amigo de envolvido no caso quem sabe agora a PF e MP  levantam a bunda do sofá..,,,rssss

  29. Duvido que algum petista tenha poder sobre a PF.

    Esse deputado petista Vicente Cândido pode até ter envolvimento com esse pessoal, mas daí dizer que ele pode influenciar uma investigação da PF é demais. Nem Dilma influência a PF. Aliás, nunca vi em estados policiais das policias civis investigando o partido no governo, isto não existe. Nassif gostaria que você mostrasse o grau de influência desse deputado na PF. Uma coisa é dizer que tem gente de todos os partidos ligados com “esquemas” no futebol, certo. Outra coisa é esse pessoal ter poder para influenciar a PF e MPF. O PT está mais do que provado não tem esse poder. Não vamos comparar Vicente com Aécio, não dá. Já disse não concordo com esses nivelamentos. A não ser que se prove o contrário.

  30. Ultimamente o que tem me

    Ultimamente o que tem me irritado profundamente é quando frente a qualquer coisa errada o sujeito ou sujeita solta: “Isso é Brasil” ou “É a cara do Brasil”. Não é não, é a cara de alguns e maus brasileiros. O brasileiro em sua maioria é honesto, trabalhador, paga seus impostos, não vive de dar rasteira em ninguém, não trapaceia…

    Sempre ouço esse achincalhe, colocando todos os brasileiros na panela das malfeitorias, na imprensa, é ela que está espalhando e convencendo muitos de que somos todos sem vergonha na cara. É sempre assim, se um do PT roubar, convencem as massas de que todos petistas  são ladrões. Se a cúpula da CBF é safada, então todos nós somos. Enfim, tudo de ruim que uma minoria faz, vira a cara de todos os que trabalham duro e não vivem de falcatruas.

    No nosso País quem está livre desses rótulos são apenas os tucanos, eles podem fazer tudo de errado que serão sempre santos.

    1. Concordo e digo mais

      Toda vez que algum brasileiro diz “é a cara do Brasil”, deveria dizer “é a minha cara”. Mas falam como se fossem autênticos germânicos.

      E mais:

      Até parece que SÓ existem cartolas brasileiros envolvidos !  O Blatter é brasileiro ?  O os demais ?

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador