Clipping do dia

As matérias para serem lidas e comentadas.

As matérias para serem lidas e comentadas.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tô com Dilma (mais uma vez) e não abro

    Dilma: fala de Macron sobre Amazônia é absurda e ajuda Bolsonaro

    19 de setembro de 2019, 03:31 h

    Brasília- DF. 04-09-2019- Seminário pela Soberania Nacional e Popular, com a presença de Dilma Roussef, Fernando Haddad e Guilherme Boullos.

    247 – Saudada em Paris como vítima de um golpe de estado e representante de um saudoso Brasil democrático, a ex-presidente Dilma Rousseff, deposta por uma conspiração política em 2016, criticoou as falas do presidente francês Emmanuel Macron, sobre eventual internacionalização da Amazônia. “É uma proposta absurda”, disse ela, em discurso proferido em frente a um auditório lotado no Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas, em Paris, com o tema “A crise sistêmica global e perspectivas democráticas”.

    “Quando [Emmanuel] Macron fala em intervir na Amazônia, ele cria um grande apoio a Bolsonaro, porque ninguém no Brasil pensa que isso seria uma boa ideia. O Brasil sem a Amazônia, sem os povos indígenas, não é o Brasil, pode ser outra coisa, mas não é o Brasil”, afirmou.

    Entretanto, Dilma lembrou que “Bolsonaro quer que a Amazônia esteja aberta à exploração absurda” e disse que “quando ele rejeita o dinheiro internacional, ele mostra que não quer protegê-la”.

    https://www.brasil247.com/poder/dilma-fala-de-macron-sobre-amazonia-e-absurda-e-ajuda-bolsonaro

    A propósito, você sabe qual é o tamanho e as riquezas da Amazônia brasileira?

    Veja: A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade. Ela é atravessada por milhares de rios, entre eles o grandioso rio Amazonas. Entre as cidades ribeirinhas, com arquitetura do século XIX que data do início da exploração de borracha, destacam-se Manaus e Belém, no Brasil, e Iquitos e Puerto Maldonado, no Peru.

    Alguns de seus ambientes geológicos — onde jazidas de classe mundial já foram dimensionadas — indicam que a Amazônia deverá ocupar (já ocupa) posição de destaque na produção de alguns bens minerais, tais como minério de ferro, alumínio, cobre, ouro, manganês, caulim, estanho e, eventualmente, gás.

    A Serra dos Carajás (Estado do Pará), por exemplo, abriga a maior jazida de minério de ferro explorada do mundo. Além de ferro, ela concentra grande quantidade de manganês, cobre, ouro e níquel. Simplesmente Carajás é a mais rica reserva de minério de ferro do mundo com pelo menos 11 bilhões de toneladas de reserva estimada. A vida útil das reservas de ferro, estimada na década de 1980, era de cerca de 500 anos.

    Área: 5.500.000 km²

    O Brasil ocupa uma área territorial de aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Subtraia 5,5 milhões e veja o que sobra.

    Quer saber MUITO MAIS sobre os recursos minerais da Amazônia Brasileira? Lei a matéria do Geólogo BRENO AUGUSTO DOS SANTOS . A matéria é de agosto de 2002 mas no geral se encontra bastante atualizada, pelo menos em termos qualitativos. Além disso, você não precisa ser Geólogo para entendê-la, pelo menos no que diz respeito à diversidade dos recursos minerais. No final você encontra muitas referências bibliográficas.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142002000200009

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador