CNI/Ibope: cresce rejeição à Dilma, Marina e Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A pesquisa encomendada ao Ibope pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou alta na rejeição dos três principais candidatos à Presidência. Segundo o estudo, 42% dos entrevistados dizem que não votariam em Dilma de jeito nenhum, enquanto 26% manifestam a mesma antipatia por Marina. Aécio é descartada por 35% do eleitorado. No sondagem anterior do Ibope, do dia 3 de setembro, Dilma aparecia com 31% de rejeição, seguida por Aécio (18%) e Marina (12%).

Em comparação com a pesquisa de junho, a popularidade de Dilma também aumentou. Neste levantamento, 45% disseram confiar na presidente, enquanto anteriormente esse índice era de 41%. A aprovação ao governo saltou de 44% para 48%. A petista conseguiu melhorar sua performance, segundo a percepção do eleitor, em todas as áreas.

“No combate ao desemprego, por exemplo, que, em junho, era desaprovado por 57% dos entrevistados, agora são 53% os que não aprovam as medidas adotadas pelo governo nessa área. O índice que teve a maior queda na taxa de desaprovação foi o que mede a atuação no governo na educação. Em junho, 67% eram contrários ao modo como a petista atuava na área; agora, são 57%”, informa O Globo.

Na CNI Ibope desta sexta, 12 de setembro, Dilma tem 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15% das intenções de voto. A presidente e candidata à reeleição subiu dois pontos, Marina caiu outros dois e Aécio se mantece estável. A pesquisa, porém, revela dados menos recentes que a pesquisa Datafolha, realizada entre 8 e 9 de setembro. Nela, Dilma tem 36% no primeiro turno, Marina tem 33% e Aécio, 15%. No segundo, Marina leva numericamente por 47% a 43%. Mas, em última análise, é duplo empate técnico (primeiro e segundo turno).

Na simulação de segundo turno da CNI/Ibope, Marina e Dilma estão tecnicamente empatadas, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais. Marina tem apoio de 43% do eleitorado e Dilma, 42%.

Na pesquisa divulgada nesta sexta pelo Ibope, Pastor Everaldo (PSC) surge em quarto lugar, com 1%; os demais candidatos somados têm menos de 1%. Brancos e nulos somam 8% e não sabem ou não responderam, 5% dos entrevistados.

Num segundo turno, de acordo com o levantamento, Dilma e Marina aparecem tecnicamente empatadas. Marina foi apontada como opção para 43% dos eleitores, enquanto Dilma, por 42%. Nesse cenário, brancos e nulos seriam 10% e não sabem ou não responderam, 5%. No levantamento anterior, Marina aparecia com 46%, contra 39% de Dilma.

A pesquisa Ibope foi feita com 2002 entrevistados em 142 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob numero BR-00593/2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

91 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prestem atenção ao que era, ao que é, e ao que será

    2/10/2013  Datafolha:  Dilma 42%, Aécio 21% e Campos 15%

    07/11 CNT/MDA: Dilma 43%, Aécio  19% e  Campos 9%

    18/11  Ibope:  Dilma 43%, Aécio  14% e Campos 7%

    18/02/2014  MDA: Dilma 43,7%, Aécio  17% e Campos 9,9%

    05/04  Datafolha: Dilma 38%, Aécio 16% e Campos  10%

    09/05  Datafolha: Dilma 37%, Aécio 20% e Campos 11%

    22/05  Ibope: Dilma 40%, Aécio 20% e Campos 11%

    17/07 Datafolha: Dilma 36%, Aécio 20% e  Campos 8%

    22/07     Ibope: Dilma 38%, Aécio 22% e  Campos 8%

    07/08     Ibope: Dilma 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%

  2. Média e não valor pontual!

    Atenção a um pequeno detalhe, uma pesquisa não mede a intenção de voto em um dia, como todos pensam, ela medem o valor médio entre dias que precdem a pesquisa e que a sucedem.

    Isto não pode ter importância para um candidato que está mais ou menos estável, mas para candidatos que estão descendo ou subindo é importante.

    Se uma pesquisa de quatro ou cinco dias detectou uma tendência de 10% e 15% isto quer dizer que no fim da pesquisa o candidato estava com mais ou menos 12% e na no fim da segunda ele estaria com 17%, pois é uma média da tendência. Por outro lado ao contrário, 15% e 10% podemos dizer que na realidade no fim da pesquisa os valores eram 13% e 8%.

    Quando a variação é pequena, esta diferença não é tão notável, porém a tendência do candidato é real.

  3. Dá pra levar a sério esse Ibope?

    “No combate ao desemprego, por exemplo, que, em junho, era desaprovado por 57% dos entrevistados, agora são 53% os que não aprovam as medidas adotadas pelo governo nessa área.”

    1. Interessante. Em minha cidade

      Interessante. Em minha cidade as empresas buscam empregados até em carros de som pelas ruas e obras importantes têm sido postergadas pela falta de mão-de-obra.

      1. É só o prefeito avisar ao

        É só o prefeito avisar ao governo do Acre para mandar haitianos que não vai mais faltar mão de obra. E brasileiro não há mesmo, pois 96% dos que querem mesmo trabalhar já estão empregados.

  4. Dilma pode vencer no primeiro turno

    Não sou  cientista político, mas neste ritmo, diria que  a Presidenta Dilma Rousseff vence ainda no primeiro turno, mas diria que considerando que não há manipulação nas pesquisas eleitorais, parte do eleitorado pode estar revisando a intenção impulsiva de voto em Marina Silva, e também considerando a melhoria na avaliação do Governo da Presidenta Dilma, diria que boa parte deste eleitorado vai se definir pela Presidenta Dilma.

    Como podemos observar nas pesquisas do Ibope e do Datafolha, no primeiro momento após a morte de Eduardo Campos, aumentou a intenção de votos em Marina Silva e diminui o o número de indecisos e o de nulos e brancos.

    Agora considerando que houve manipulação nas pesquisas com o objetivo de forçar o PSB a indicar Marina Silva como substituto de Eduardo Campos, com a proximidade das eleições os resultados serão mais próximos aos da realidade, apenas com a margem de erro no limite e a favor dos candidatos apoiados pela maior parte da grande mídia.

    De qualquer maneira é difícil de explicar que a Presidenta Dilma tenha mais de 40% de avaliação pessoal pelo eleitorado, e apenas 30% de intenção de votos desde mesmo eleitorado.

    Creio que o início de programa eleitoral ajudou a divulgar as realizações de Governo, além de alertar a maior parte do eleitorado de que o momento da decisão do voto está chegando.

    No momento a intenção de voto para a Presidenta Dilma Rousseff reflete apenas o apoio dos simpatizantes do PT e os beneficiários diretos dos programas sociais, ainda falta o apoio de boa parte do eleitorado que foi beneficiado com o aumento do emprego com carteira assinada, com o aumento real dos salários, principalmente do Salário Mínimo, e pela ampliação do crédito destinado ao consumo, que aumentaram consideravelmente o poder de compra das famílias.

    A até o dia da eleição o eleitorado pode avaliar  e escolher a candidatura que tem condições de manter e ampliar o atual processo de distribuição de renda, baseado no fortalecimento do mercado interno.

    Nesta recente pesquisa eleitoral temos,

    Dilma(PT) com 39%, mas na verdade pode estar com 41%(margem de erro),
    Marina Silva com 31%, mas na verdade pode estar com 29%(margem de erro),
    Aécio(PSDB) com 15%, mas na verdade pode estar com 13%(margem de erro),
    Demais candidatos estão com 2%(lembrar que já tiveram mais de 8% nas pesquisas anteriores), mas na verdade poderiam estar com menos de 1%(margem de erro),
    O que daria 41% para Dilma(PT) a menos de 43% para os demais candidatos, mais três semanas de horário eleitoral, dá para tirar a diferença e vencer no primeiro turno por um voto, vamos torcer, está difícil,  mas é possível.

    1.  
      . Até tu?
       Duvido que esse

       

      . Até tu?

       Duvido que esse não seja clone do Roberto São paulo que conheço.

           Inacrediável esse clone; Na margem de erros ele coloca tudo pra um lado só.E sem ficar envergonhado.

                 Seria o mesmo que dizer que o Flamengo ganhar todos os jogos, e os que estão na frente perder todos, O Flamengo será campeão.

               Não .Definitivamente não.Esse Roberto é clone.

      1. Dentro do campo das possibilidades

        Margem de erro é margem de erro, para cima ou para baixo.

        Além disso está dentro do campo das possibilidades, princialmente considerando os mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada criadas no Governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, isto sem falar nos aumentos reais do Salário Mínimo, nas milhões de casas e apartamentos construídos pelo Programa Minha casa Minha Vida, nos milhares de novos universitários e univessitárias de baixa renda com o o Pró-Uni, na expansão exponencial do crédito destinado ao consumo.

        Vamos aguardar as próximas pesquisas eleitorais, caso confirmem a queda de Marina Silva, a vitória da Presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno se tornará dentro do campo das possibilidades.altamente realizável.

  5. Vixe, o negócio tá feio para a Dilma

    “Segundo o estudo, 42% dos entrevistados dizem que não votariam em Dilma de jeito nenhum, enquanto 26% manifestam a mesma antipatia por Marina. Aécio é descartada por 35% do eleitorado. No sondagem anterior do Ibope, do dia 3 de setembro, Dilma aparecia com 31% de rejeição, seguida por Aécio (18%) e Marina (12%).”

    A rejeição a ela aumentou muito em poucos dias. De 31% para 42%, aumento de 11 pontos. Ou seja, a rejeição cresceu 35,5 % em poucos dias (11/31). Se a pesquisa mostra um retrato fiel do eleitorado, Dilma não ganha a eleição assim, obviamente. O crescimento dela está se aproximando do máximo. Não tem mais para onde crescer, praticamente. Muito difícil ganhar a eleição, ainda mais com a baixa rejeição de Marina. Sem chances.

    Essa será a causa da sua derrota. A alta rejeição. E pelo ritmo das coisas, com a rejeição crescendo desse jeito, 35,5% em poucos dias, ela perdeu as eleições já.

    Não adianta se iludir. Se esse quadro for mantido até o final, Marina é a presidente da república.

      1. Não adianta tapar o sol com a peneira, se iludir

        A rejeição de Marina é muito menor do que a de Dilma, que tem 42% de rejeição e Marina tem apenas 26%.

        Você não viu não ali? Quase a metade não vota em Dilma. Ninguém ganha assim. Tá perdida já.

        1. Argolo. Nós podemos perder,

          Argolo. Nós podemos perder, mas só pelo fato de Dilma ainda ter metade dos votos faz com que qualquer deslize nos direitos adquiridos se transforme em diversas “jornadas de Junho”. Se Marina acha que chorando vai conseguir manter a irá da população ela perceberá que Junho de 2013 foi só um ensaio.

          Detalhe, o contingencimento de aumento de salários no funcionalismo e a queda do poder de compra da população para trazer “credibilidade” é o ingreditente principal para um mandato repleto de greve gerais. E eu não terei pena.

          1. Foi Lula chorando em palanque

            Foi Lula chorando em palanque enquanto beijava mão de Collor que o fez levar todos os votos de Alagoas. O mesmo se repeitu no Parájader Barbalho, MaranhãoSarney, CearáCoronéis Gomes, … enquanto Marina só observava o mestre. Agora até a direita já começo escrever o roamance ¨O DIA QUE MARINA CHOROU¨,  e como na net não é possível saber quem é ´petista ou tucano disfarçado de petista esculambando, a desgraça para o lado petista se configura bastante plausível logo no primeiro turno. .

          2. Engraçado você

            Já são legítimas as manifestações de rua? Só os eleitores do PT é que podem ir às ruas? É isso mesmo que eu entendi? Monopólio da verdade e da melhor política? Todos os outros estão errados? Não aceito o contraditório, não aceito que outros apliquem democraticamente as suas políticas, mesmo quando eu perdi a eleição e o povo elegeu o outro candidato e suas propostas? Essa é a tua noção de democracia?

        2. Marina começou com rejeição

          Marina começou com rejeição baixíssima. Que vem aumentando dia a dia.

          Marina em campanha faz a rejeição aumentar. Era melhor nem aparecer na TV. Nem dar entrevista. Cada vez que fala alguma coisa (e desmente no dia seguinte), aumenta a rejeição.

          Enquanto era algo difuso, era a personificação do “novo”, era uma coisa. Agora que está no mundo real, as pessoas estão vendo que não era essa Coca Cola toda.

    1. [  O crescimento dela está se

      [  O crescimento dela está se aproximando do máximo. Não tem mais para onde crescer, praticamente] A turma de FHC e Aécio tá só esperando essa chamar para um acordo. Alguns ministério e a possibilidade do petismo de fazer Aécio ficar super probo para 2018, tal qual se fez com Sarney, Reana, Maulf, Jarder Barbalho, etc, são coisas irrecusáveis.

    2. Dilma precisa de 50% mais um, dos votos válidos para vencer

      Lembrando que uma parte significativa dos eleitores que rejeitam os candidatos, votam nulo, em branco ou não comparecem no dia das eleições para votar, e portanto não irão fazer parte dos votos válidos.

      Bom,  de acordo com as pesquisas eleitorais desde do final de 2013, o quadro político não é mantido desde do início da campanha eleitoral, e vem se alterando constantemente,  inclusive sendo afetado até pelo imponderável, a morte de candidato as vésperas das eleições.

      Dificilmente o quadro permanecerá estável até os dias das eleições, principalmente em função do imponderável que atingiu a atual disputa eleitoral, afetando inclusive a perspectiva dos eleitores.

      Este fator pode inclusive fazer o eleitorado refletir mais do que em eleições anteriores, primeiro a emoção e choque diante do fato ocorrido, depois a razão comparando com o que ocorreu no passado e em governos anteriores, para definir as escolhas que vai definir o seu futuro.

      A Presidenta Dilma Rousseff, ou qualquer outra candidata precisa de 50% mais um dos votos válidos para vencer, e no momento considerando uma rejeição de 42%. ela tem um potencial de 58% segundo as pesquisas.

      A Presidenta Dilma Rousseff com os 38% na pesquisa CNI/Ibope, teria 44,18% dos votos válidos, ou seja precisa conquistar mais 5%  mais um, dos votos validos.

      Lembrando que uma parte significativa dos eleitores que rejeitam os candidatos, votam nulo, em branco ou não comparecem no dia das eleições para votar, e portanto não irão fazer parte dos votos válidos.

  6. Não é tão difícil assim!

    Estão esquecendo que a tendência é muitas vezes mais importante do que o valor num dado período. Os indecisos, como insistem falar as empresas de comunicação, são pessoas que já devem ter uma tendência de votar, e quando chegar ao momento da votação eles vão deixar de ser indecisos e vão votar em alguém.

    Como se nota uma tendência ao aumento da votação de Dilma significa que os indecisos estão indo na direção da mesma, e se houver alguma espécie de manipulação nas pesquisas este número que poderia ser maior vai ter que ser ajustado já no primeiro turno para as empresas de pesquisa não percam mais ainda a pouca confiança que tem.

    Outra coisa, os indecisos não se guiam por pesquisas eleitorais, mas sim pelo comportamento da maioria do eleitorado, pesquisa quando chega a um valor como a do Aécio 15% e estabilizado, pode simplesmente desmobilizar os simpatizantes, mas não tem capacidade de remover ou aumentar os votos do mesmo, isto é uma valor mais ou menos que vai se conservar até o fim da campanha, subindo ou descendo um pouco mais, entre 20% a 10%, mas nunca 40%.

    Por outro lado os candidatos que estão em torno de 40% poderão ter uma variação nos eleitores que já decidiram, que serão mais ou menos significativas conforme o grau de conhecimento do eleitor. Dilma já sofreu o desgaste antes da campanha que poderia ter tido, por outro lado, se não surgir algo de novo na campanha de Marina a variação pode ser negativa.

    Neste momento tem-se que pensar em tendências e não no resultado de uma ou duas pesquisas.

    Importante, até no Globo News lá pelas duas horas da madrugada (horário que trabalhador, e não aposentado como eu, está dormindo) escutei de analistas que eles detectaram que “formadores de opinião” estão se movendo na direção de Dilma, e que devido a isto é esperado um aumento ainda maior na votação de Dilma. O que eles estão notando é que na batalha da informação está havendo uma assimetria em favor de Dilma, na medida em que as empresas de rádio e TV não podem fazer mais aquela descarada campanha eleitoral.

  7. Eu já estou pensando no governo Marina

    Pelo caminhar da carruagem, o futuro é esse mesmo. PT já era. Agora é PSB-Rede. Espero que faça um bom governo, melhore a economia e o país volte a crescer. O que me importa é que o Brasil progrida, independentemente de quem esteja no poder. Não tenho compromisso com ninguém. E um pouco de neoliberalismo na economia sempre será necessário. Na verdade, o ideal é que uma sociedade precise cada vez menos de governo, de estado etc. Nisso os neoliberais estão certos. O problema é como implantar uma política neoliberal sem criar problemas como desemprego, queda de investimentos, corte em gastos sociais etc. Vamos ver.

    O Brasil tem mesmo que parar com o paternalismo estatal e partir para a meritocracia de vez. O país tem que ser capaz de se sustentar sem onerar tanto o Estado. Tem que se mirar no exemplo da história dos grandes países capitalistas, coisa que a política assistencialista-eleitoreira do PT não conseguiu fazer, pois o projeto de poder era outro, era manter-se no poder na base de programas sociais que administram a pobreza e não permitem o salto de qualidade que o Brasil precisa dar. Do ponto de vista da formação da cidadania, o PT era ruim para o país. Falo no passado porque essa é a realidade. Perderam as eleições já, se as pesquisas estiverem corretas.

    Por exemplo, é ridículo um país como esse viver de importar tecnologia, não possuir uma lista de cientistas de primeiro time, que produza ciência de qualidade. O Brasil não produz ciência e tecnologia de ponta, o que mostra subdesenvolvimento atávico, em todos os sentidos. Isso tem a ver com a falta de uma cultura do esforço, da disciplina e da educação voltada para o aprimoramento. Brasileiro não é acostumado a pensar, a ser exigido. Gosta de exigir do Estado, que é paternalista e incentiva essa postura acomodada.

    Por isso que eu estou muito tranquilo com um futuro governo Marina que venha com algumas boas doses de neoliberalismo. O neoliberalismo, num certo sentido, tem a carga ideológica de pelo menos incentivar você a ser melhor e superar a competição. Isso é ótimo. Eu acredito que tem que ser assim mesmo. Tem que premiar a competência, os mais qualificados, os mais capazes. Isso como regra.  Sociedade que pensa diferente é atraso, subdesenvolvimento, país que não produz tecnologia nem ciência de ponta, da melhor qualidade, a exemplo do Brasil.

        1. Nunca fui concurseiro, muito

          Nunca fui concurseiro, muito menos fracassado. Fiz um ou outro concurso, porque alguns inscreviam meu nome, para estudar comigo hehehe. Nunca liguei para concurso. Fazia concurso depois de farras, nunca estudei o edital rsrs. Acho negócio de fracassado depender de serviço público, coisa de classe média brasileira remediada. Minha mentalidade não funciona dessa forma não, broken fellow rsrs. Fui criado de outra forma. Nisso, eu concordo com o Lobão: nada mais medíocre do que viver sonhando em fazer parte do serviço público porque está atrás de segurança. É muita falta de confiança no próprio taco. No meu caso, o que não falta é confiança em mim. Não sofro desse complexo.

          Eu sou advogado. Meu negócio é a advocacia. Eu gosto de ser advogado. Gosto de competição. Gosto de defender o direito dos outros, mesmo e principalmente os que são minoria. Já detonei muitas vezes o Estado em processos (outro dia eu ganhei uma causa de mais de dois milhões de reais de indenização por danos materiais rsrsrs). Não faço isso porque odeio o Estado. Mas sim porque é o meu trabalho.

          1. Desculpa esfarrapada pra

            Desculpa esfarrapada pra justificar o desempenho medíocre, nem em concurso pra nível médio o burrão passou hehehehe

            Também, esperar o que de um sujeito que cita o “intelectual” Lobão como guru?

            Nada valém disso memso, o sujeito não passa em concurso porque é um ignorante que fica lendo livros do Lobão, e depois fica com ódio do Estado. E ainda vem falar em “meritocracia” hahahaahah.

            Mentalidade típica da classe média recalcada.

            Al Argola, em seus tempos de “jurista do Orkut”, vivia vociferando olavices contra os concursos públcios, até alguém descobrir e postar o motivo: o rapazinho tinha fracassado em uma série de concursos, até para nível médio rssrsrsr

            Esse fracasso é a origem da insegurança do rapazote(que ele confunde com “confiança”), por isso sua agressividade, basta ver os inúmeros bate-bocas em que se mete diariamente, e esse é apenas um dos tantos blogs nos quais o ocupado advogado posta seus comentários. Ele tem muito tempo livre rsrsrsrsrs

          2. O Fracassado
            O cara diz

            O Fracassado

            O cara diz gostar de competição, fala em meritocracia, mas esbraveja contra concursos públicos, apenas porque fracassou miseravelmente em vários deles hahahahahaahha

          3. Nunca fui concurseiro, muito

            Nunca fui concurseiro, muito menos fracassado.

            Em qual concurso você foi aprovado, Argola?

             

            cri cri cri cri

    1.  Na verdade, o ideal é que

       Na verdade, o ideal é que uma sociedade precise cada vez menos de governo, de estado etc. Nisso os neoliberais estão certos. O problema é como implantar uma política neoliberal sem criar problemas como desemprego, queda de investimentos, corte em gastos sociais etc. Vamos ver.

      Que maravilha de comentário, tem o padrão Al “Analfabeto em Economia” Argolo de qualidade!

      Tirando o desemprego, aumento da miséria, concentração de renda, níveis de desigualdade, volatilidade dos mercados(com efeitos nocivos ao planejamento e investimento, problema conehcido desde, pelo menos, Adam Smith), danos ambientais….o neoliberalismo é uma maravilha!

      Neoliberalismo troglodita e selvagem, combinado com um regime de proteção para os assassinos da ditadura e julgamentos de exceção para petistas, a plataforma política do Argola!

      Parabéns, Al Argola, por, mais uma vez, confirmar o que todo mundo já sabe!

      1. Daytona, é que você continua sendo o velho burro de sempre

        Não sabe ler. Daí terem colocado o seu apelido de Analfanetto, quando você usava o apelido de Netto, lembra?

        Falei em algumas boas doses de neoliberalismo, que aliás, já existe (o neoliberalismo) no Governo do PT desde 2003.

        O regime de partilha do pré-sal é um bom exemplo disso. As concessões de serviço público, outro exemplo de política desestatizante de índole neoliberal, que versa na cartilha do estado mínimo.

        O que a Marina quer, em muitos pontos de seu programa, é desburocratizar, dar mais espaço à iniciativa privada, desoneração fiscal, dimunuir a carga tributária etc. Não vejo problema nenhum nisso. Para mim isso é ok.

        Falei do neoliberalismo de uma forma geral. A ideia subjacente é a da competição mesmo, dar mais chance do mercado se comportar sem tanta intervenção e somente um idiota lunático parecido ou igual a você poderia supor ou afirmar que o intervencionismo brasileiro, em todas as áreas, não seja um grave problema do país.

        Eu não estou nem um pouco preocupado com as boas doses de neoliberalismo que virão pela frente, porque eu sou bom. Sobrevivo em qualquer mercado. Já você, é mais complicado, daí eu entender o teu desespero rsrs. Dos que eu conheço nesse blog, dentre os comentaristas mais ativos, você certamente é um dos menos capazes. Na minha empresa, um sujeito como você não entraria. Seria barrado, proibido até de passar na calçada rsrs.

         

         

        1. Sistema de partilha no pré-sal, é intevenção estatal na economia

          O neoliberalismo econômico é antes de mais nada uma política desestatizante.

          Sistema de concessão(com prazo final para a exploração de serviços) é um tipo de intervenção estatal na economia assim como o atual sistema de partilha do pré-sal.

          Neoliberalismo seria a concessão tottal e definitiva,  por meio de leilão ou não, e  cobrando ou não uma taxa pela concessão dos serviços,

          no caso do pré-sal a mesma coisa,  neoliberalismo econômico seria a concesssão total e definitiva das áreas do pré-sal as empresas privadas nacionais ou estrangeira, cobrando ou não pela concessão e de preferência com uma reduzida carga tributária.

          O atual sistema de partilha no Brasil, além de exigir a participação Petrobras como operadora, determina  pelo menos 30% de participação da Petrobras nos grupos interessados em participar do sistema de partilha, e participação da união nos lucros em caso de eventual aumento do preço internacional do petróleo, não tem nada de neoliberalismo econômico, muito pelo contrário.

        2. Argola Analfabeto
          Já não

          Argola Analfabeto

          Já não tivesse Al “Analfabeto em Economia” Argolo nos dado mostras suficientes de sua ignorância sobre assuntos econômicos…

          Falei em algumas boas doses de neoliberalismo, que aliás, já existe (o neoliberalismo) no Governo do PT desde 2003.

          O regime de partilha do pré-sal é um bom exemplo disso. As concessões de serviço público, outro exemplo de política desestatizante de índole neoliberal, que versa na cartilha do estado mínimo.

          Regime de partilha do pré-sal e concessões de serviço público são exemplos de neoliberalismo?

          hahahahahahahah

          Faz o seguinte, burrão, procure saber o significado de neoliberalismo antes de comentar, ajuda!

          hahaahhahahahaha

          1. São políticas claramente desestatizantes, Estado Mínimo

            O regime de partilha permite que empresas multanacionais fiquem com parte das riquezas brasileiras, por exemplo.

            E a concessão de serviço público é a ideia de Estado Mínimo na veia. Qualquer pessoa que conheça o mínimo sobre o assunto sabe disso, o que não é o teu caso.

            Alguns autores de direito administrativo classificam a concessão de serviço público como uma espécie de privatização, para quem, como você, não sabe.

          2. Analfabeto em

            Analfabeto em Economia

            Autores de direito administrativo?

            hahahahahahaah, ok, burrão, você simplesmente nem sabe o significado de neoliberal, assim como, em outro tópico, não sabia o significado de Banco Central independente.

            Mas continue comentando, pelo menos o humor involuntário é garantido, seu palhaço!

          3. Conheço o assunto profundamente, fake

            Domino completamente. Poderia citar vasta bibliografia aqui para comprovar isso que eu falei. Concessão de serviço público é política desestatizante, Estado Mínimo, Neoliberalismo. Isso todo mundo sabe, menos um debilóide como você.

             

          4. Imagino a vasta bibliografia

            Imagino a vasta bibliografia na qual concessão pública é exemplo de neoliberalismo rsrsrsrsrs

            Dá pra imaginar: Lobão, Constantino, Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho rsrsrsrs

            A mesma bibliografia que o Argola usou para não passar em nenhum concurso, por isso o ódio contra o Estado rsrsrrs

    2. “O Brasil tem mesmo que parar

      “O Brasil tem mesmo que parar com o paternalismo estatal e partir para a meritocracia de vez. O país tem que ser capaz de se sustentar sem onerar tanto o Estado. Tem que se mirar no exemplo da história dos grandes países capitalistas, coisa que a política assistencialista-eleitoreira do PT não conseguiu fazer”

      Alguns exemplos de grandes países capitalistas.

      Inglaterra

      Atos de Navegação

      Garantia o monopólio dos fretes, permitiu à Inglaterra construir a maior frota naval do mundo e derrotar a Holanda nas guerras comerciais, tornando-se a maior potência comercial do mundo.

      Monopólio Colonial

      Vigente em todo o Império Britânico

      Estados Unidos

      O Sistema Americano, desenvolvido por Alexander Hamilton, tarifas protecionistas para o desenvolvimento da indústria americana, que se tornaria a maior do mundo.(como nota, enquanto isso, no mesmo período, o Brasil adotava o Liberalismo econômico defendido pelo Visconde de Cairu, tradutor das obras de Adam Smith para op português).

      Alemanha

      Seguiu a Política Econômica defendida por Lizt, tarifas protecionistas e monopólios, estímulo, pelo Estado, da cartelização do setor bancário e industrial.. Tornou-se a maior potência industrial da Europa.

      Japão

      Período Meiji, planejamento econômico centralizado no Estado, investimentos públicos, cosntrução de indústrias pelo Estado, financiamento público para empresas japonesas.

      Enfim, falta alguma grande economia capitalista para servir de contra-exemplo às asneiras de Al “Analfabeto em economia” Argola?

      Sugestão de um livrinho introdutório sobre história econômica, HPE e desenvolvimentismo, para que Al “Analfabeto em Economia” Argola possa ficar pelo menos um pouco menos ignorante.

      http://www.amazon.com/Kicking-Away-Ladder-Development-Perspective/dp/1843310279

      1. A lei de informática fez o

        A lei de informática fez o Brasil criar uma industria de informática mais desenvolvida do mundo, hoje o país é o que detem a vanguarda do desenvolvimento de software e hardware, nossas universidades são o que existe de melhor em desenvolvimento.

        O parque industrial de silicio conta com dezenas de empresas que produzem os mais modernos processadores do mundo.

        Tudo graças a lei de informática  e ao protecionismo que o governo brasileiro deu ao setor.

        E não só na informática, graças a zona franca de Manaus polo industrial de eletro eletronicos o país e a vangarda do setor de onde  sai quase todos os projetos e tendências para o mundo.

         

         

        1. A Lei de Informática expirou

          A Lei de Informática expirou em 1992, desde então, o livre-mercado fez da indústria brasileira de informática a mais desenvolvida do mundo, principalmente durante o governo neoliberal de Fernando Collor, que muitas saudades deixou aos brasileiros.

           

          1. Compare isso com os danos

            Compare isso com os danos causados pela Lei do Petróleo, que criou uma empresa incompetente(a Petrobrás), que só atua em mercados protegidos pelo monopólio estatal, notória por não produzir tecnologia de ponta!

    3. Flash Back!!!

      “O problema é como implantar uma política neoliberal sem criar problemas como desemprego, queda de investimentos, corte em gastos sociais etc. Vamos ver.”

      Ué, mas o Brasil já passou por isto! E os “bons” e intelectuais não conseguiram resolver a esta incógnita.

    4. O inferno da recessão e desemprego

      Com independência do BC, ajuste fiscal, redução da meta de inflação, e os grupos econômicos e economistas que apoiam Marina Silva, vamos para o inferno da recessão e do desemprego, onde a redução do salário real  provocada pelo desemprego, será usada como fator de melhorar a competição das empresas e redução das importações.

      Em pais com enorme concentração de renda, sem apoio do governo e dos programas sociais, milhões de brasileiro e brasileiras continuariam na miséria, e voltarão a sentir o a dor e o horror da fome.

      O neoliberalismo econômico pode até ser menos perverso em países mais desenvolvidos, onde quase todos tem acesso a renda acima dos US$ 2 mil mensais, a moradia, a educação pública ou privada, acesso a compra de bens duráveis e a viagens internacionais, mas não em um país com enorme concentração de renda como o Brasil, onde o neoliberalismo econômico seria perverso e cruel, condenando milhões de pessoas a fome e a miséria.

      No mais,  o Brasil tem excelência na produção de bioenergia, com o etanol combustível e o biodiesel, tem a mais avançada tecnologia para produção de petróleo em áreas marítimas, uma avançada indústria de automóveis e aviões, petroquímica.

      O Brasil ainda tem muito a percorrer no campo tecnológico, mas para isso precisa completar o processo de distribuição de renda, quando isso ocorrer, não haverá mais necessidade das politicas sociais, todos poderão pagar mais impostos, e o estado poderá investir mais em tecnologia e em modernos processos produção de bens serviços.

      No momento o Brasil ainda precisa de programas sociais como o Bolsa Família, Pronaf, Pró-Uni, Pronatec e Minha Ca Minha Vida, mas com o aumento real e gradual do Salário Mínimo, em uma década ou duas a maioria destes programas sociais não serão mais necessários, e talvez ai poderemos flertar com o neoliberalismo econômico.

       

      1. Parabéns pela excelência

        Parabéns pela excelência réplica, Roberto. O colega Argolo pode ter lá seus conhecimentos jurídicos, mas em economia precisa se aprimorar mais. 

    5. Sr. Argolo

      Então pelo que o sr. pensa, a falta de tecnologia brasileira é culpa do PT? Ficar comparando o Brasil com outros países , sem levar em conta a história dos mesmos, desculpe dizer isso, mas é de uma ignorância total e de um desconhecimento tb total de tudo o que o PT tem feito no sentido de melhorar a educação no país. Não se esquecendo do que diversos países tem passado em função do neoliberalismo, que não visa nenhum bem estar aos cidadãos. Além do mais, o PT não é completamente fechado, visto que tem feito algumas coisas previstas no campo liberal, como certas privatizações e concessões. Que má vontade e desconhecimento!

  8. Depois da barbeiragem que foi

    Depois da barbeiragem por parte da oposição ao incensar marina na intenção de tirar voto de dilma, dando um tirambaço no pé de aécio, e a crescente percepção de se trata ainda de uma candidatura improvisada, com programa confuso (pra não dizer insustentável), ou mesmo de uma aventura personalista, retorna à cena a possibilidade de termos mais um crescimento do numero de não votos nesta eleição.

    Para a candidatura de dilma, que apanhou de todos os lados por muito tempo e ainda assim manteve estável seu eleitorado, isso pode vir a ser um indicativo de vitória ainda no primeiro turno.

    Se a taxa de 1/3 do eleitorado, conforme vem aacontecendo de modo crescente nas últimas eleições, votar nulo, branco ou se abstiver isso pode significar que dos quase 70% restantes, se for forte o comparecimento dos que demonstram intenção de votar em dilma (entre 40 e 35%), a candidata dilma ainda pode ser eleita no primeiro turno. Lembrando que os institutos de pesquisa estão nesse momento apontando para crescimento de dilma e dcrescimento das inteções de voto em marina…

    Parece que já está tarde para entrar em ação o esquema bala de prata. Além disso a já cansada tática escândalo na imprensa e pesquisa com candidato em queda justificando-se reciprocamentee para gerar algum efieto manada. Ademais candidatos com pouca viabilidade e em declínio também perdem o fôlego financeiro indispensável para a reta final de campanha.

  9. ““O acordo é baixar a meta, a

    ““O acordo é baixar a meta, a Marina já deu um ok para isso”, disse Rands, acrescentando que ainda não se chegou a um percentual específico como alvo a ser alcançado.”

    Baixar a meta é proposta “mercadista” desde o primeiro mandato do Lula. No geral o jogo funciona assim:

    1) SE a meta for baixada para, por exemplo, 3,5% com margem de até 5,5% – e considerando uma inflação igual a que temos tido, estouraríamos a meta logo no primeiro ano;

    2) Ao mesmo tempo, os assessores de Marina acenam com um “tarifaço”: inflação na veia, mas inflação de
    preços administrados. O que quer dizer isso? Que os preços sobem mesmo que você jogue os juros em 1.000% ao ano;

    3) Para controlar a inflação, Marina desde o ano passado vem falando no santificado “tripé econômico”; uma das pernas é justamente a subida de juros para controlara inflação, então…

    4)… PRESTO! Retração econômica autoinduzida logo em 2015. Juros mais altos para controlar uma inflação que não baixará, porque não se trata de consumo, inclusive porque esse já se retrairá com um forte aumento da gasolina – que se reflete em TODOS os preços.

    5) Ao mesmo tempo, o Real SE VALORIZARÁ. Como essa mágica? Simples, juros mais altos atraem dinheiro externo, dos “investidores”, e o câmbio será “flutuante” (especuladores adoram essa palavrinha). Até aqui, enquanto Marina brinca de reinventar a roda e convencer os “melhores” de todos os partidos e os Setúbal estiverem rindo à toa, o que acontece com a Dívida Pública?

    6) Vai subir degraus e mais degraus. Para combater o aumento do déficit público e produzir um lindo superávit primário, para “ganhar a confiança dos mercados” (FHC rides again), cortará em tudo, mas EPA! Onde ela terá que cortar?

    7) Em emendas parlamentares? Pode ser – SÓ QUE NÃO. Nosso atual sistema é viciado em emendas e nem todo o messianismo de
    Marina convencerá o “baixo clero”, maioria em todos os Congressos eleitos no Brasil, a segui-la. Cortará nos juros pagos? Já vimos que não. Sobrará o quê para cortar? Tcham tcham tcham tchaaaam! Obras públicas e gastos sociais. Claro que a essa altura já teremos…

    8)…alta da inflação, que tranquilamente estourará a meta inclusive rebaixada, alta dos juros tirando incentivos para que o setor produtivo invista (que segundo Gianetti “terá que desmamar”) e preços mais altos inclusive em dólar. Mas não é só: o feliz desempregado dos “novos tempos da política” terá que lidar com dificuldade de refinanciar suas dívidas – de novo, os juros mais altos, maior dificuldade de encontrar recolocação, pois as próprias obras cortarão vagas em diversas áreas do país e, se ficar doente,

    9) que não ponha muita fé no Mais Médicos: os assessores de Marina já vem contestando o “atual modelo” do programa, por contar com suspeitos cubanos, daquele povo imperialista – além do mais é um excelente programa para ter a verba cortada.

    10) Não acaba aí. Mesmo com o país gemendo, esqueçam um alívio por baixa da SELIC, mesmo nesse segundo momento; NECAS de alívio. Isso por dois motivos:

    10a) o BC “independente” terá um desempenho “técnico”, ou seja, lutará gloriosamente para baixar uma inflação (na verdade, estagflação) criada pelo próprio governo Marina;

    10b)em segundo lugar, assessores de Marina já preconizam “maior liberdade ao setor bancário privado”. Ora, os bancos privados são TOTALMENTE livres para emprestar e investir como quiserem, mas qual a bronca deles? A suave redução de taxas e juros praticadas pelos bancos públicos, Caixa eBB. Adivinha quais bancos vão passar a cobrar mais e emprestar menos? Por fim,

    11) MAIS uma rodada de inflação, dessa vez por conta dos aumentos de preços de produtos agrícolas. Ué, por quê? Porque entre as medidas do “desmame”, fatalmente serão reduzidos os empréstimos (e/ou aumentados os juros) para investimentos em agricultura. O problema não é tanto com os grandes latifúndios, mas com os agricultores familiares, que têm pouca margem de manobra. Resultado: desemprego TAMBÉM no campo, MAIS inflação nas cidades.

    X) Alguém acredita que nesse cenário haverá estabilidade política? E MCMV, etc

    Z) Afinal, quando Marina encerrará o chororô de vitimização e passará a explicar no que consiste o seu “novo tempo”?

    1. É isso, Todo o floreado de

      É isso, Todo o floreado de Marina é para não ter de se justificar frente a essa lógica exposta. Marina é incapaz tecnicamente, frágil como liderança e zero em articulação política, 

  10. “CNI/Ibope: cresce rejeição à

    CNI/Ibope: cresce rejeição à Dilma, Marina e Aécio

    a causa maior dessa rejeição ampla geral irrestrita é o ó do borogodó do fator humano na política:

    a incógnita do pré-sal abissal…

    senão vejamos:

    Marina – uma incógnita “desconhecida”

    Dilma – uma incógnita “coração teimoso”

    Aécio – um incógnito nas noites cariocas…

    pastor Everaldo – uma incógnita dos diabos!

    Luciana – uma incógnita que não foi perguntada

    Eduardo – uma incógnita delicada ainda broto verde…

    modos que, de um jeito ou de outro cromossomos todos

    uns incógnitos sem vergonha de marca maior!

    ressalvas sejam feitas, como nosso herr gunter que hoje se revela um menos incógnito mais livre leve feliz: declarou ter feito um bom negócio com seu velho armário de família e declarou que votará na Marina… menos mal, a esperança resiste…

     

     

     

  11. Dia 5 de outubro de 2014 ás

    Dia 5 de outubro de 2014 ás 23:42:11.ATENÇÃO:A PRESIDENTA DILMA FOI REELEITA COM 53,05% dos votos válidos.VIVA O BRASIL,VIVA DILMA,VIVA LULA E VIVA O PT!Saravá!

    1. Dia 5 de outubro de 2014 ás

      Dia 5 de outubro de 2014 ás 23:42:11.ATENÇÃO:A PRESIDENTA DILMA  COM 43,05% , dos votos válidos, teremos segundo turno..VIVA O BRASIL e aos que não permitiram a bolivarianismo ganhar a eleição.

      Dia 26 de outubro de 2014. Marina eleita com 55, 05% dos votos válidos , Dilma perde com 39,05%.

      Dia 2 de janeiro 2015, Dilma e a cúpula petista fogem para Cuba para não serem pressos pelo envolvimento no “petrolão”.

      Este comentário talvez ate as eleições seja postado.

      1. …aos que não permitiram a bolivarianismo…

        Sou Bolívar desde criancinha!!!

        “O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos”4 . Nessa frase dita por Simón Bolívar pode-se ter uma ideia de que ele era um homem à frente de seu tempo, de ideias revolucionárias. Em poucas palavras ele exterioriza diversas intenções e objetivos. Analisando-se a frase por partes, observa-se a intenção de:

        Nações livres, sem o comando das metrópoles da época;Independentes, tanto política como economicamente;União dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, como para discutir problemas de ordem mundial.

        A ideia de “nações livres” era, provavelmente, na época, o objetivo mais importante, pois sem a liberdade, não seria possível a conquista dos outros objetivos.       …… wikipedia.

      2. E o METROSÃO nem julgado vai

        E o METROSÃO nem julgado vai estar. Sumiu, assim como o helicóptero do pó e o Aeroporto de Cláudio, além do Montesuma. Ah! tem tb o avião sem dono da Marina/Campos, que, como não tem dono, sumiu do mapa da imprensa pró americana, que quer pq quer o pré sal para seus  anunciantes. Némemo ?

         

  12. Argolo sozinho já faz mais

    Argolo sozinho já faz mais oposição ao lulopetismo que a própria oposição.

    Para se opor ao PT basta ser honesto.

    Não precisa muito para desconstruir o PT, pq sua retórica se basea na mentira, que á prática politica do governo.

    Uma pena meus comentários não passar , seria interessante participar da descontrução do petismo.

    Este coemntário deve estar disponivel em torno da 13 horas de hoje mesmo sendo escrito as 10:14, quando o “post” já esta “esfriando”.

    1. um mui digno representante da

      um mui digno representante da revistinha de esgoto. Se o PT mente o PSDB esconde tudo pagando a mídia p/ não mostrar e corrompe a justiça p/ não julgar.

  13. Se menor índice de rejeição

    Se menor índice de rejeição fosse fator fundamental para se vencer uma eleição o Eduardo Jorge, a Luciana Genro, o Pastor estariam no páreo. Acontece que Dilma apanha de todos os lados e o “Manchetômetro” está aí para provar. Aliás, até aqui ela leva bala. Reparem nas fotos que ilustram esse post.

  14. Ou seja, na percepção de

    Ou seja, na percepção de alguns é tudo farinha do mesmo saco.

    Isso pode favorecer quem está no governo.

    Já que é tudo igual, deixa ficar como está.

      1. Putz!

        O Gilson analisou uma situação eleitoral sobre voto de NÃO petistas. Já o Sr., putz, defendeu que ladrão por ladrão, vote nos ladrões mais antigos!

        Se liga, infelizmente há o ruim, o muito ruim, e o desastre sem partido e sem noção (Marina).

  15. Vamos entrar definitivamente

    Vamos entrar definitivamente na era da “Meritocracia”. Se qualquer destas mulheres que se prestam ao papel de “boazuda burra” faturam milhões por mês deve ser porque elas tem mais mérito que qualquer professor ou professora que, por incompetência e preguiça, preferiram esta profissão e carreira. E dá para citar um monte de outras profissões que certamente estão cheias de profissionais que não tem mérito (ou bunda) pra faturar tanto quanto funkeiras e funkeiros ou apresentadores de TV. Esta conversa de “meritocracia” me dá no saco!

    1.  
      Mais um .
      Eu nunca

       

      Mais um .

      Eu nunca encontrei tantos fanáticos juntos como neste blog.

           E atenção: Na surdina e não pra brigar,faço parte da Manhcha Verde.E sou amigo de muitos da Gaviões da Fiel.

               Mas nem lá encontro mais fanáticos que aqui.

                 Em relação a Dilma ganhar no primeiro turno eu ia escrever fanático burro.

                     Mas seria redundância.

      1. Dentro do campo das possibilidades

        Margem de erro é margem de erro, para cima ou para baixo.

        Além disso está dentro do campo das possibilidades, princialmente considerando os mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada criadas no Governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, isto sem falar nos aumentos reais do Salário Mínimo, nas milhões de casas e apartamentos construídos pelo Programa Minha casa Minha Vida, nos milhares de novos universitários e universitária de baixa renda com o Pró-Uni, na expansão exponencial do crédito destinado ao consumo.

        Vamos aguardar as próximas pesquisas eleitorais, caso confirmem a queda de Marina Silva, a vitória da Presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno se tornará dentro do campo das possibilidades. altamente realizável.

        1. Emprego

          Estranho, a Dilma associa  baixo crescimento a fatores externos e não a incompetência do governo.

          Então vamos associar a criação dos empregos e crescimento a fatores externos, também.

          Quem tem boca fala o que quer!

          Dois pesos e duas medidas;

           

          1. MTE articula inserção via Pronatec Aprendiz

            —-A expectativa é que cerca de nove milhões de empresas (97% dos empreendimentos no Brasil) contratem jovens aprendizes via Pronatec.—-
            Programa amplia Pronatec e possibilita a contratação de jovens pela micros e pequenas empresas
            Ministério do Trabalho e Emprego—-Brasília, 11/09/2014 -Assessoria de Imprensa/MTE
             
            O Ministério do Trabalho e Emprego será o articulador entre empresas e instituições de ensino para inserção dos jovens no mercado de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego – Sine. O programa Pronatec Aprendiz, lançado pelo governo nesta quarta-feira (10), numa parceira dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vai permitir a contratação de jovens inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pelas micro e pequenas empresas.
             
            Serão contemplados pelo programa Pronatec Aprendiz adolescentes e jovens acima de 15 anos, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade social e matriculados na rede pública de ensino. Ao aderir ao programa, as micro e pequenas empresas vão contar com redução de custos para contratar os jovens, recolhendo apenas 2% de FGTS, não havendo verba rescisória. Além disso, as empresas serão dispensadas de efetuar diretamente a matrícula do jovem no curso, que será custeada pelo programa. O aprendiz será contratado com vínculo empregatício formal e receberá salário-mínimo hora da empresa, com expediente limitado entre 4 e 6 horas diárias. O credenciamento e certificação dos estudantes que serão encaminhados como aprendizes às micro e pequenas empresas serão custeados com recursos do programa federal.
             
            Pela parceria, o empregador deve assegurar ao aprendiz formação técnico-profissional compatível com seu desenvolvimento, sendo as atividades na empresa desenvolvidas em complexidade progressiva ao longo dos meses, permitindo a evolução da capacidade laboral, assistida pela entidade certificadora do Pronatec. Ao final do programa de aprendizagem, que é de, no máximo, dois anos, o jovem recebe certificação técnica e poderá até ser efetivado na empresa.
             
            Para aderir ao programa, o micro e pequeno empresário interessado deverá acessar o site maisemprego.mte.gov.br <http://maisemprego.mte.gov.br/>&nbsp; e registrar o interesse em contratar um aprendiz escolhendo, no sistema, a unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) que fará o gerenciamento da vaga.  
             
            A expectativa é que cerca de nove milhões de empresas (97% dos empreendimentos no Brasil) contratem jovens aprendizes via Pronatec. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, pesquisas informam que 82% dos jovens que fazem o curso de aprendizagem permanecem na empresa. “Isso é um grande resultado para os jovens, que vão ter oportunidade de se firmar na empresa, e também para as empresas, que vão ter um técnico capaz, competente no desenvolvimento dos seus objetivos”, ressaltou Dias.
             Assessoria de Imprensa/MTE

            url:

            http://portal.mte.gov.br/imprensa/mte-vai-articular-insercao-via-pronatec-aprendiz.htm

          2. Mercado formal gerou 5 milhões de empregos desde 2011

            De janeiro de 2011 a maio de 2014 ocorreu crescimento de 11,47% na geração de postos, alcançando 5.052.710 de empregos gerados, média de 123.237 ao mês
            Ministério do Trabalho e Emprego—-Brasília, 24/06/2014 – Assessoria de Imprensa/MTE

            O Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede a geração de postos de trabalho com carteira assinada no país, aponta que no período de janeiro de 2011 a maio de 2014, ocorreu um crescimento de 11,47% na geração de postos formais de trabalho alcançando 5.052.710 empregos criados, uma média mensal de geração de 123.237 postos de trabalho com carteira assinada..
             
            O Caged revela também que no acumulado do ano (janeiro a maio) houve expansão de 1,34% no nível de emprego, equivalente ao acréscimo de 543.231 postos de trabalho. Se considerados os últimos 12 meses, o aumento foi de 867.423 postos de trabalho, correspondendo à elevação de 2,15%.
             
            Os dados foram apresentados nesta terça-feira (24) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que destacou a média de empregos gerados mensalmente no país. “Nós atingimos 5 milhões de empregos no atual governo e vamos continuar gerando novos postos de trabalho. Mantivemos uma ótima média mensal de 123 mil empregos. Mesmo com a falta de empregos no mundo, o Brasil continua sua trajetória positiva de geração de postos de trabalho”, ressaltou.
             
            A geração de 5.052.710 no período de 2011 a 2014 demonstrado pelo Caged foi resultado originado da expansão generalizada dos vários setores de atividades econômicas, com destaque para os setores de Serviços (+2.554.078 postos), seguido do Comércio (+1.140.983 postos), da Construção Civil (+580.023 postos) e da Indústria de Transformação (+510.544 postos).
             
            Em nível geográfico o destaque foi para o estado de São Paulo que respondeu pela criação de 1.349.271 postos de trabalho, o que representou cerca de 27% do saldo líquido do Brasil.
            Números de maio – No mês de maio, foram gerados 58.836 empregos formais, um crescimento de 0,14% em relação ao estoque do mês anterior. O aumento mantém a trajetória de expansão, com um total de 1.849.591 admissões no mês e os desligamentos atingindo 1.790.755, o que resultou no resultado positivo no mês, sendo o segundo e o maior montante já registrado para o período, respectivamente, o que denota a capacidade da economia de manter o número de contratações em patamar expressivo a despeito do número de desligamentos. O mercado formal apresentou expansão do emprego em seis setores da economia, tendo quatro deles demonstrado melhor desempenho em relação aos dados de maio de 2013.
             
            Em termos absolutos, os setores responsáveis pelo desempenho positivo no mês foram a Agricultura (+44.105 postos ou +2,79%, ante saldo de +33.285 postos em maio de 2013); o setor de Serviços (+38.814 postos ou + 0,23%, ante 21.154 postos  em maio de 2013); e a Construção Civil (+2.692 postos ou +0,08%, ante uma redução de 1.877 postos no mesmo mês do ano anterior).
             
            A Indústria de Transformação, com o declínio de 28.533 postos (-0,34%), foi o setor que mais contribuiu para o desempenho mais modesto no mês de maio.
             
            Os dados por recorte geográfico mostram que em quase todas as regiões brasileiras ocorreu elevação no nível de emprego, com destaque para a região Sudeste com geração de 51.136 postos; a Centro-Oeste, que gerou 7.765 postos e a região Norte com criação de 4.327 postos de trabalho.
             
            Entre os estados, dezessete elevaram o nível de emprego, com destaque para o estado do Pará, com geração de +5.204 postos ou +0,66%, apresentando saldo recorde para o período dentre todas os estados, decorrente do desempenho positivo em quase todos os setores com destaque para a Construção Civil que gerou 4.846 postos; Minas Gerais com geração de 22.925 postos ou +0,53% e São Paulo que criou no mês 13.201 postos ou +0,10%.
            Assessoria de Imprensa do MTE

            url:

            http://portal.mte.gov.br/imprensa/mercado-formal-gerou-5-milhoes-de-empregos-desde-2011.htm

          3. Mercado formal gerou 5,6 milhões de empregos desde 2011

            Dados apontam para a abertura de 101.425 novas vagas em agosto. No ano já são 751.456 novos postos de trabalho com carteira assinada
            Ministério do Trabalho e Emprego—-Brasília, 11/09/2014 -Assessoria de Imprensa/MTE

            A geração de empregos no Brasil teve em agosto o melhor desempenho dos últimos três meses. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o nível do emprego formal celetista a partir dos desligamentos e admissões nas empresas, foram divulgados nesta quinta-feira (11) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e apontam para a abertura de 101.425 novas vagas.  Foram 1.748.818 admissões contra 1.647.393 demissões. No ano o País soma 751.456 novos empregos e se firma como um dos poucos países do mundo a continuar ofertando trabalho, mesmo em meio a uma das piores crises internacionais da história.

            “O desempenho foi positivo em muitos setores, com destaque para indústria de alimentos, onde foram agregadas 13 mil novas vagas. A indústria química e a indústria da madeira também cresceram, junto com a de papelão e celulose, o que é considerada pelos analistas um indicativo de melhoria na economia, pela produção de embalagens. Como havíamos previsto, o ritmo das demissões na indústria de transformação continua caindo. O saldo deste mês foi de apenas um terço do saldo do mês anterior, pois houve alta na atividade industrial em muitos setores, contrariando muitas previsões que têm sido feitas por ai”, comentou o ministro. Segundo o cadastro, no mês,  a indústria perdeu 4 mil vagas. O setor que mais gerou empregos foi novamente o de serviços, com 71,2 mil novas vagas. Esse desempenho está associado, segundo o ministro, à importância crescente dos serviços no dia-a-dia dos brasileiros.

            O comércio também se destacou este mês, gerando 40 mil novas vagas. Esse desempenho está associado ao nível de consumo e a preparação do setor para as vendas de final de ano. “Devemos ter também a contratação de temporários nos próximos meses, o que deve manter a geração de postos aquecida”, citou Manoel Dias, lembrando que a Confederação Nacional do Comércio estimou, esta semana, a contratação de mais de 137 mil temporários para o final de ano.

            Mercado aquecido – A retomada dos lançamentos de novos empreendimentos imobiliários, segundo o ministro, também está aquecendo o emprego na construção civil. Esse mês o aumento nas vagas foi de 2,39 mil, com destaque para as áreas de preparação dos empreendimentos, o que indica que o setor deve continuar demandando mão de obra nos próximos meses, para o início das construções. O setor também está reagindo às medidas de estímulo ao crédito, que visam manter esse mercado aquecido.

            Sazonalidade – O final do ciclo do café, em Minas Gerais e no interior de São Paulo, deixou o saldo de empregos na agricultura negativo em 9 mil postos, mas com tendência de recuperação para os próximos meses. O setor começa a se preparar para as safras de verão, como as de soja e milho e sente os reflexos da procura internacional pela carne brasileira, que vai demandar mais insumos para a alimentação das criações. “A indústria de alimentos foi a que mais contratou este mês”, lembrou o ministro.

            Norte e Nordeste – O Caged de agosto também confirma a melhoria no nível de emprego nas regiões mais carentes do País. Em relação ao estoque de empregos, as regiões Norte e Nordeste foram as que mais abriram novas vagas no mês. Entre os destaques está o Ceará, com 9,5 mil novas vagas, Pernambuco com 8,5 mil novas vagas e Alagoas com 4,2 mil novas vagas. No Pará, o mês registrou 5 mil novas vagas.

            CAGED – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O Cadastro serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.
            Assessoria de Imprensa

            url:

            http://portal.mte.gov.br/imprensa/brasil-tem-a-melhor-geracao-de-empregos-em-tres-meses-segundo-caged.htm

            anexo:

             

      2. Petismo é uma seita politica

        Petismo é uma seita politica caracterizado antes de tudo pelo sectárismo.

        Quando não há mais como defender o PT, partem para a agressão, no minimo um grito fascista!!!(sendo que ele que é um estatólatra).

        1. Eu sou fundador do blog e vc

          Eu sou fundador do blog e vc está descendo de paraquedas agora.— pra partir no dia seguinte.

                  O que vc acha de quem segurar quem?

    2. Sonha

      Todos juntos:

      Olha a Marina chegando, olha a Dilma saindo. Ela tá chegando pra mudar nosso destino. Ela tá chegando pra mudar nosso destino”….

       

  16. Só que não.

    Melhor verificar. Acho que as duas pesquisas fizeram perguntas diferentes sobre rejeição. Na anterior, a pergunta é sobre qual o candidato o eleitor rejeita, em resposta única. As respostas somadas dão 100%. Na pesquisa atual, é demandado o posicionamento a respeito de cada candidadto.

    Se for assim, os dois indicadores são incomparáveis e a manchete está errada.

  17. Efeito míRdia monopolista unilateral

    A luta é gigantesca (mas gloriosa) para uma vitória pelo Brasil (=Dilma, nesta eleição).

    A míRdia há muito não informa, mais deforma. cria climas emocionais: ódios, rejeições, descrenças, desânimos, etc.

    Vejam o caso da gremista e o subsequente incêndio em sua casa. Ou vaias, linchamentos, protestos difusos (que não dizem a que vêm), a rejeição à política, os votos em Tiriricas, as revoltas contra “tudo isso que está aí”, etc.

    Com isto, cria-se tal esado desinformacional, genérico e emocional que um Genoíno passa a ser odiado pelas vítimas desta míRdia que, além disso, promovem Neymares (onde só quem ganha é ele e sua assessoria), “Impérios”, onde a Chiquita vair trair o Pedrito, beijando a Joanita, com cargas diárias de imenso besteirol assolando o país.

    Ao invés de uma ciclo virtuoso (todos sabem o que é um bom clima para alavancar a prosperidade), criam uma espiral de descrença e desprezo vicioso pelo país que “não tem jeito”.

    Aí temos um Álvaro Dias no PR, um Garotinho no RJ, um Alckmin em SP uma Marina sendo “considerada” e por aí vai… Se fosse inglês, usaria um “disgusting”!

    Embora seja um otimista, acreditando que nosso povo já tem maturidade suficiente para saber eleger o que é bom pra ele mesmo (=Dilma nestas eleições), é inegável o estrago que a míRdia, um poder com função de liberação humana seja, ao inverso, utilizada tão nefastamente, apenas (e desnecessariamente) para manter privilégios de poucos e espoliação de muitos (uma burrice)

    Está mais do que na hora de diversificar equilibradamente este poder de informação e conscientização.

    Que os papagaios foram amestrados a currupaquear como “censura”. Não gostam de varedade, só do mesmo alpiste.

    Por não quererem (ou saberem) ser independentes, talvez prefiram ter um dono só: lhes parece” menos complicado”.

    Mas há nós também.

  18. Ontem o Jornal da Record fez

    Ontem o Jornal da Record fez uma excelente entrevista com a candidata do PSOL Luciana Genro. Vale a pena conferir no site do R7. Luciana falou sobre os bilhões de juros pagos aos banqueiros anualmente e como isto poderia mudar com sua eleição caso seja eleita presidenta da República.

  19. São Paulo

    A deblaque na eleição nacional já era esperada pela direita pensante.  Só os coxinhas de plantão pensavam diferente.

    Bem que o PIG tentou. Conseguiu convencer o Aécio (que nunca quis) a ser o candidato. Encheu a bola do Caretano e do fegacê para dar sustentação ao brigadeiro Aócio, escondeu Claudio e Montezuma o quanto pôde, etc.

    Ai com o desaparecimento do candidato que voava em jatinho “cabrito” o setor reacionário da sociedade recebeu com braços e bolsas abertos a candidata que caiu da Rede para representar os seus interesses.

    Agora terminado o sonho, com a candidata anti PT despencando, e já configurando a reeleição da presidenta Dilma em primeiro turno, sobra aos representantes da direita salvar os dedos. Afinal alguem tem que pagar as assinaturas de Óia, Falha e Estadinho.

    Esse jogo estão fazendo certinho em São Paulo. Ocultam toda notícia que não seja positiva do Alkimim . Falta de agua sumiu. Roubo no metro e nos trens idem. Pinheirinho não lembram mais. USP sucateada em greve e com ameaça de privatização de setores Inegurança passou a ser responsabilidade do governo federal e por ai vai.

    Agora falta o PT ajudar o Padilha. É só mostrar as fotos de cantareira TODOS OS DIAS na tv. 

    Passar mais 4 anos a chuchu, ninguém merece!

     

  20. MARINA X DILMA: sobre a rejeição.

    MARINA X DILMA: sobre a rejeição.

    A discussão da rejeição aos candidatos pode ser vista por este caminho.

    Quanto mais a velha mídia perde o monopólio do debate, via horário eleitoral, mais se modifica o conceito do eleitor sobre os candidatos.

    O PT tem politizado o debate. Ponto para ele. Dilma tem tido oportunidade de ser entrevistada, de falar diretamente com a população via horário eleitoral, uma direção nova para o debate das candidaturas. Sai o Manchetômetro, quase 100% negativo contra Dilma e entra uma modesta, mas, importante voz: o outro lado.

    Marina já não é mais, em grande parte, um produto de mídia e nem é a porta-voz da juventude das jornadas de junho de 2013. É candidata, tem programa e tem que se virar nos 30 para convencer o eleitor, para além da maquiagem midiática e da aura de bondade. Ninguém vota sem ouvir o que o candidato tem para oferecer.

    Por outro lado existe um processo de militância aguerrido no Brasil inteiro e com consistência e embasamento capaz de confrontar modelos de sociedade diversos e a quem serve cada modelo. A militância dilmista é em maior número que a marinista.

    Dois modelos de sociedade se abrem para a discussão:

    Nacional desenvolvimentismo ou Neoliberalismo rentista. 

    Não se pode subestimar a capacidade do eleitor e nem a capacidade das militâncias. E que se diga que a militância dilmista não é apenas em número absolutos maior, é mais qualificada, desculpa a sinceridade. (Aqui não vai nenhum demérito aos marinistas, é apenas uma constatação real, via argumentação do por que votar em uma ou outra candidata).

    É importante notar que o voto jovem marinista está por misturar o “novo jovem da classe média tradicional, o que chamam nas redes sociais de “coxinha” e a juventude das classes C – o precariado – e a Universitária (de classe média dos cursos de humanidades e licenciatura), estes não pensam nem querem o modelo de sociedade que Marina Silva quer implementar no Brasil e são o resultado da ferrenha oposição midiática e criminalização da Política, políticos e partidos políticos imposta pela velha mídia. Este grupo de votantes das jornadas de junho de 2013 pode mudar de Marina em três tempos. Aqueles não combinam com o precariado. 

    É só lembrar que num determinado dia das jornadas de junho de 2013 MPL e Precariado ficaram lado a lado de petistas e MST, quando estes dois grupos resolveram engrossar o caldo das manifestações de rua. De um lado da Avenida Paulista estavam os manifestantes mais progressistas. Do outro lado da Avenida os manifestantes das classes média e média-alta tradicionais, anti-petistas de carteirinhas e que foram às ruas insuflados pela velha mídia, com a força da Rede Globo em primeiro lugar. Ali nos anti-petistas até bandeira do PT estava sendo queimada, grupo de jovens, que não se mistura ao precariado. Imagina juntar os dois lados da juventude na mesma candidatura? Uma hora este espelho se rompe em dois.

    Imagina uma Capa da Veja se convertendo à Marina, um coordenador de campanha como o Walter Feldman e sua Lei antiterrorismo, um Malafaia e seu radicalismo religioso, etc. A rejeição de Marina vai subir no seio da juventude progressista e que não se confunde com os “coxinhas”.

    Pode não chegar a Dilma este eleitor, mas, a Marina vai perder boa parte dos votos dessa juventude, podem ter certeza.

    Depois tem a questão FHC e SERRA, que excetuando a população do Estado de São Paulo passa longe do voto neles. Em 2012 a turma do PSDB/DEM e PPS não tiveram mais do que 20% dos votos com toda a mídia hegemônica fazendo campanha diária em favor deles e detonando o noticiário com o “Mensalão”. Aqui há muita gente que sonha com uma “mudança” (que não sabem explicitar qual é, mas sabem o que não querem e que políticos representam o que não querem) e vai debandar de Marina na hora certa da associação entre a candidata e o PSDB/DEM. 

    Aécio já transferiu quase toda a cota de votos seus, transferíveis, para Marina.

    Cerca de 10% dos 14% de votos que Aécio, penso eu, tem não serão da Marina. Explico:

    É da turma da extrema-direita e do conjunto da sociedade impregnado de preconceitos: não votam em negro (a), não votam em candidato (a) de origem humilde (seringueira, acreana) e/ou que tem aparência (o preconceito é deles) de “empregada doméstica” + o discurso de que ela foi petista e agora está no partido socialista. Tudo isto é rejeição.

    À medida que se descola a mão única, que as propostas dos candidatos aparecem a tendência é a taxa de rejeição de Dilma diminuir um pouco; a de Marina subirá um pouco mais a cada dia pelas contradições inerentes dos opostos que estão em sua órbita.

    Se a militância dilmista e a propaganda política mantiver uma campanha  politizada, a tendência é Marina perder a força e seus votos, hoje na casa dos 30% diminuírem, o que já está acontecendo, e terminar Marina, o primeiro turno, com 25%. 

    Candidata de banqueiro, candidata do radicalismo religioso, candidata das contradições, junto com os “verdes” estão, agronegócio, transgênicos e usineiros, tudo junto e nasce a candidata da mudança: tudo misturado e nada sustentável. Afora a bola fora da questão do Pré-Sal que ela resolveu dizer que não disse que o Pré-Sal ia ficar em segundo plano no seu Governo. É muita insegurança e mudança de opinião, eleitor quer votar em gente que passa convicção. Se a cada hora eu mudo de lado e de opinião não tem como sustentar o voto para si.

    Nós vemos uma campanha de debates na internet e nas ruas. As pessoas conversam e comparam os modelos. As pessoas mais velhas alertam as mais novas do que é o neoliberalismo. Os jovens do chamado precariado e das universidades mais conceituadas (de classe média e de tendência libertária de esquerda) não querem mais Malafaia e nem a Polícia do Alckmin e do Cabral. Isso tudo vai contar na hora do voto, vai, aos poucos, se sacralizando na imagem de Marina. 

    Marina ainda não consolidou todos os seus votos. São votos voláteis. Dilma mantém firme os quase 40% que tem.

    Mudança pode não ser com Marina, a candidata sinônimo de mudança, porque se está desenhando um quadro de polarização direita X centro-esquerda. E ai a coisa muda de figura.

    Sem contar que no segundo turno, se houver, haverá um agrupamento de forças, a sociedade organizada vai ficar com a Dilma (em sua grande maioria) – a velha mídia (com ressalvas) e a direita rejeitada da maioria dos eleitores vai ficar ao lado de Marina, por uma necessidade real: governabilidade futura e aproveitamento da situação. Imagina que mão na roda: o PSDB e o DEM, que não tem mais votos para ganhar um pleito presidencial chegariam ao Poder via uma candidata sem partidos aliados, que deem sustentação ao seu Governo no Legislativo e até poderiam governar e administrar orçamentos de ministérios importantes. É não ter votos e ganhar. FHC e SERRA estão loucos para que isto aconteça. PSDB e DEM ressuscitariam da tumba.

    E tem um detalhe que advoga contra Marina:

    Não se pode crer que é boa a empolgação da mídia em escolher um lado, do nada abandonar um candidato, e tornar “Santa” a candidata dos jovens das jornadas de junho de 2013, aqueles mesmos jovens que passaram a ser detonados pelos meios de comunicação, porque depois de um tempo estavam provocando desordem nas ruas e atrapalhando o trânsito e provocando quebradeira e impedindo o trabalhador de trabalhar. Aqueles jovens “ativistas” presos vendo no mesmo palanque da sua candidata quem os prendeu.

    Como explicar uma contradição a mais como esta? Veja e Black-Blocks no mesmo pacote. Precariado e “coxinhas” no mesmo pacote. Mais inconsistência de candidatura impossível.

    Vamos esperar um pouco mais. Com as contradições inerentes da campanha de Marina que quer ser a porta-voz das ruas: com seu brado de presença maior do Estado, tendo a candidata, programa de Governo apontado para o enfraquecimento do poder do Estado. Não haverá uma conciliação possível.

    Esta discussão: Estado X Mercadismo está sendo travada diariamente. Todos sabemos que banco privado não tem por princípio dar-se a ocupar o papel do Estado, ele quer é lucrar. 

    Dilma vai vencer. Não que o voto de Marina, hoje, se transforme em voto para Dilma em 5 de outubro. Parte do voto de Marina pode apenas deixar de sê-lo até a Eleição e ficar sem dono.  Em todas as pesquisas a tendência se verifica. E cresce o voto em segundo turno na Presidenta Dilma, hoje, já em empate técnico com Marina. E Dilma pode ter o voto antecipado do segundo turno para o primeiro, em parcelas do eleitorado, por medo do neoliberalismo e do radicalismo religioso de Marina. A tendência do branco ou nulo de primeiro turno pode ser menor. Dilma já consolidou seus 40%. Tudo que vier é lucro e pode dar uma vitória apertada já em primeiro turno ou chegar muito próximo disto.

    Nunca nos esqueçamos disto:

    Rejeição no Brasil é sinônimo de velha mídia.

    Não podemos dissociar estas duas variáveis.

    Quem já está vacinado para com a velha mídia e sua parcialidade anti-petista não vai mudar o voto, se decidiu por Dilma vai até o final com Dilma.

    Agora, o voto em Marina é um balaio de gato, mistura ex-aecistas, jornadas de junho de 2013 (precariado + universitários de classe-média de esquerda e + os “coxinhas”, os desencantados com a Política (fruto da campanha diária da mídia, intensificada ao grau 100 com o PT no Poder)), mistura, ainda, evangélicos radicais e mais os convertidos ao “verdismo”, estes, que agora, olham a candidata defendendo transgênicos, agronegócio e produtores de cana. Marina é tudo junto e misturado. O eleitorado das bandeiras individuais (LGBT, por exemplo), já saiu da lista de votantes, depois de sua submissão ao Malafaia. 

    Em 5 de outubro Marina terá menos votos que agora e Dilma mais votos que agora. Dilma terá menos rejeição que agora e Marina mais rejeição que agora.

    Esta a opinião pessoal minha.

    1. O texto grande, mas e

      O texto grande, mas e falacioso já no começo , a falácia da falsa dicotomia.

      “Nacional desenvolvimentismo ou Neoliberalismo rentista.”

      Nem Dilma é desenvolvimentista , nem Marina é neoliberal.

      De resto é o convencional ataque a um espantalho, ai fica facil criar um texto e bater no espantalho criado.

    2. minha opinião é muito parecida com a sua…

      ganha quem mostra e convence que pode dar algo a mais do que o eleitor já tem, que já recebeu

      estes não mudam de voto, mas as pesquisas encomendadas tentam mostrar que mudam sim, usando justamente estes índices de rejeição que não significam nada

      seguindo a lógica, foi exatamente por isso que Lula conseguiu eleger um poste, como dizem

  21. Mesmo com toda a artilharia,

    Mesmo com toda a artilharia, infantaria, frota naval e aviação de guerra do PIG contra ela e contra o PT a mais de onze anos, Dilma Roussef só ter 42% de rejeição, pra mim isso sim é uma grande vitória de uma grandiosíssima mulher, que é mãe, avó, foi guerrilheira, foi torturada e hoje é nossa Presidenta com P bem maiúsculo.

     

  22. tudo desejo e previsão de

    tudo desejo e previsão de desejantes.

    prefiro lutar pela dilma e por seu projeto

    cujo sucesso é e será,no mínimo,

    um excelente legado para o país.

    de resto,prefiro 

    esperar as urnas….

  23. Nem tudo são rosas…
    42% é um latifúndio de rejeição. Nunca vi alguém com um índice desses se eleger.
    O que mostra a contradição das campanhas desconstrutivas: Dilma, com maior número de votos e de aprovação, deveria ver sua rejeição diminuída e não o contrário.
    Também pudera: fora os petistas, na internet o repúdio é generalizado a estratégia de campanha petista. Mesmo entre centristas/independentes, a percepção é que a ideologia é o “tudo pelo poder”. E antes que reclamem de mim, nem adianta, só estou relatando o que vejo por aí e que se confirmou no índice de rejeição.

  24. se a dilma ganhar eu mudo de país

    SE A DILMA GANHAR ESTE ANO MUDO DE PAÍS POIS NÃO VOU MORAR EM UM PAÍS QUE O POVO SEJA TÃO BURRO DE DEIXAR UMA MULHER DESTA NO PODER POR MAIS 4 ANOS!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador