Com investigação concluída pela PF, Ricardo Teixeira pode ser alvo de ação

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A Polícia brasileira concluiu em janeiro deste ano uma investigação, indicando seu envolvimento em crimes como lavagem de dinheiro e evasão de divisas
 
 
Jornal GGN – Ricardo Teixeira, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi indiciado pela Polícia Federal por crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documento público. Ele teria movimentado R$ 465,4 milhões em suas contas de forma irregular, entre 2009 e 2014, enquanto presidiu o Comitê Organizador Local (Col) da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
 
A investigação foi iniciada no ano passado e concluída em janeiro de 2015, quando foi encaminhada para o Ministério Público Federal (MPF). A lavagem de dinheiro teria sido feita com a compra de um apartamento no Rio de Janeiro, com o dinheiro repatriado de contas bancárias no exterior, segundo informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda.
 
As informações da investigação são suficientes para tornar Teixeira alvo do inquérito aberto pela PF no Brasil para apurar a lavagem de dinheiro relacionada ao escândalo de corrupção com dirigentes da Fifa. Oficialmente, o ex-presidente da CBF não está na lista de investigados. Entretando, de acordo com o Valor, o MPF pode pedir investigações adicionais ou oferecer a denúncia da investigação concluída à Justiça, pedindo abertura de ação criminal contra Ricardo Teixeira.
 
No ano passado, a PF intimou o dirigente a prestar depoimentos e não compareceu, justificando estar em viagem fora do país. Em outras ocasiões, Teixeira foi investigado em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) sob suspeita de envolvimento com esquemas de propina. Já foi processado pela própria CBF e tem processo movido contra ele pela Fazenda Pública no Rio. Ainda assim, Teixeira nunca foi condenado.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. KKKKKKKKK….PREZADOS O

    KKKKKKKKK….PREZADOS O RICARDO TEIXEIRA NÃO É DO PT NEM DO GOVERNO, OU SEJA, NÃO VAI DAR EM PORRA NENHUMA(PERDÃO PELA INDIGNAÇÃO). “PF, MPF E JUDICIÁRIO” É TUDO FARINHA DO MESMO SACO!!!

  2. SE FOR INDICIADO,NÃOVAI TER DELAÇÃO PREMIADA?

    Se realmente ocorrer o indicamento em inquérito, no caso, não vai ter delação premiada?

    A regra deve valer para todos os casos,

    Se no Lava-Jato houve a delação, por que neste caso não deveria haver?

     

  3. A Justiça brasileira tem 2

    A Justiça brasileira tem 2 épocas distintas!

    Antes e depois do FBI….

    A quem eles acham que enganam?

     

  4. MPF e PF

    instituições tucanas até o talo… mexerem com um Homem Bom e amigaço de tucanos de alta plumagem como Aécio Neves?

    tá… me engana que eu gosto muitcho!!!

    Podem esperar sentados ou deitados… e a Globo, copiando a óia que essa semana nos saiu com uma capa versando sobre… ovos… isso mesmo… ovos, provavelmente vai começar a exibir no JN reportagens-documentários sobre as excelentes qualidades do chá de hibisco e sobre os estranhos fenômenos que astrofísicos estão presenciando na Nuvem de Orth.

     

  5. E a Rede Globo?

    História estranha essa de nenhuma investigação chegar na Globo.

    Segundo tudo indica, Teixeira não era parceiro da Globo na roubalheira. Era operador da Globo no crime, assim como o ex-senador Demóstenes Torres era operador ou funcionário terceirizado de Carlinhos Cachoeira.

    Obviamente, não tenho provas quanto a isso mas vou acusar Teixeira e Refe Globo de tais crimes porque a literatura jurídica me permite.

  6. E o Globolão?

    A pergunta que não quer calar:

    Como aceitarmos a denúncia de corrupção da Fifa sem envolver a Globo, que tem o monopólio do futebol no Brasil, Copa do Mundo, Libertadores, Copa América, campeonato brasileiro, e estaduais?

    Continua aqui:

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/emanuel-cancella-ate-quando-as-instituicoes-brasileiras-vao-nos-fazer-de-idiotas-deixando-de-fora-das-prisoes-e-investigacoes-principalmente-a-globo-e-o-psdb.html?shared=email&msg=fail

  7. A PF está fazendo isso

    para proteger esse lixo tirando-o das investigações do FBI. Só resta saber se vai adiantar. Espero que não.

    É revoltante saber que a PF e a justiça brasileira só funcionam para os 4 p`s(pobre, preto, prostituta e petista). Seria muito bom que o FBI desmoralizasse de uma vez a PF e a justiça brasileira perante ao mundo inteiro.

     

     

     

  8. só agora??

    foi preciso que a policia do tio sam entrasse em campo, para a nossa PF criar coragem???

    a nossa PF só estufa o peito contra os petistas………….uma vergonha.

    1.  
      Mas Pedro, se o zezé

       

      Mas Pedro, se o zezé perrela fosse alcançado pela tarrafa da PF, seria deslocado da função de “fornecedor,” para assumir um cargo de “colaborador” do delegado, digo, do juiz Moro. Tudo bem, que tendo o Sr. Perrela sido premiado antecipadamente ao não ter o Helicoca apreendido, dificilmente seria demovido a fazer agora, esse agrado ao doutor moro, sem receber mais uma premiaçãozinha extra.

      Orlando

  9. Agora ?
    Tenho vergonha alheia

    Agora ?

    Tenho vergonha alheia pela PF.

    O que não devem dizer os agente do FBI sobre a PF em bate papo informal tomando um cafezinho.

    No mínimo que na PF só tem bunda mole, arregão para membro da elite, no mínimo !

  10. O famoso “Dois de Junho” do Aécio.
    Kajuru foi tirado do ar, na noite da última quarta-feira (02/06), logo depois de um intervalo de seu programa ‘Esporte Total’, sendo substituído pelo colega Fernando Nardini, que não explicou o que havia ocorrido. Ele apresentava a segunda edição do programa, por volta das 20h, ao vivo, de Belo Horizonte, pouco antes de começar o jogo Brasil e Argentina. ‘Gente, nunca vi tanto carro de autoridade chegando ao Mineirão. São quase 10 mil convidados do Brasil inteiro, naturalmente com ingresso garantido. E o povo? O povo só teve acesso a 42 mil ingressos, caríssimos’, disse, criticando o governo de Minas Gerais, ao ver torcedores revoltados com a dificuldade de comprar ingressos.

  11. Essa investigação dos EUA tem

    Essa investigação dos EUA tem o caráter de JUSTIÇA E UM GEOPOLÍTICO.

    Em termos de justiça isso poderia ter acontecido já em 1996 com o acordo entre a CBF E A NIKE!

    Mas aconteceu agora em função do fator Geopolítico, paciência…

    A Globo esta no fator GEOPOLÍTICO e para nós é entreguista, mas para eles é APOIADORA.

    Então isso se passa como o Osama Bin Laden que teve treinamento AMERICANO para lutar contra os Russos, esta lista é longa e muitos outros que tiveram suporte americano e depois foram tratados como INIMIGOS!

    Os americanos SABEM o que é a globo e por hora NÃO deverão fazer NADA!

    Vale lembrar que no caso da espionagem do governo americano a GLOBO SE TORNOU UFANISTA, defendendo o Brasil dos malvados espiões americanos!

    Alguma coisa teve, deve ter sido espionada!

    E até os americanos colocaram panos quentes na época!

    Se os interesses REAIS EM NOSSAS RIQUEZAS FOREM MAIORES DO QUE OS INTERESSES DE COOPERAÇÃO COM O BRASIL, a globo está salva.

    Se os EUA quiserem cooperar – OPTARÃO PELA JUSTIÇA, e aí pegam a Globo e darão um CLARO sinal a elite Brasileira que poderão ser alcançados pela JUSTIÇA, ainda que americana e de quebra a TODOS OS MEMBROS DO NOSSO JUDICIÁRIO, DO MP E DA PF que assim estarão LIVRES PARA FAZEREM JUSTIÇA – (INCONGRUENTE)!

    Se optarem pela GEOPOLITICA, vão ficar só no Marin e alguns outros SEM TOCAR NOS GRAÚDOS e aqui a nossa imprensa vai transformar tudo em FOFOCA e tudo vai desaperecer, assim como as investigações da Receita – ficará tudo como dantes, no quartel de abrantes!

    O Governo BRASILEIRO DEVERIA BUSCAR ALGUMA FORMA DE COOPERAR COM OS EUA, seria um passo IMPORTANTE PARA TODAS AS AMÉRICAS!

    O “NADA CONSTA” da globo depende do Brasil sentar e discutir formas de aprofundamento das relações com os EUA!

    Saberemos qual o caminho o EUA VAI TRILHAR EM BREVE!

  12. VIVA a nossa Policia Federal

    VIVA a nossa Policia Federal republicana!

    Depois de 24 de desmandos da CBF, bastou o FBIdizer oque fazer e no outro dia a PF apresenta um um novo inquerito sobre a CBF…

    Isso depois de vários inqueritos feitos e arquivados pelo Ministério Público Federal…

    O MP disse que os arquivamento não foram eles… a PF diz que eles não arquivam…

    Mas inquerito mal feito é arquivado sempre pelo MP…

    Linda essa dupla de dois!

    E o HIPOPETRO???

    Como nossas instituições são frageis e corruptas…

     

     

     

  13. O juiz será Moro?

    Baluarte da moral e bons costumes que disputou o pódio com Teixeira em evento inesquecível organizado pela PF e patrocinado com dinheiro da CBF, entidade envolvida mundialmente em lavagem de dinheiro e crime organizado? 

  14. PF e MPF

    Se juntarmos as siglas PF (Polícia  Ferderal) e MPF (Ministério Público Federal) teremos PFMPF (Polícia da Farsa e Ministerio Pró Fraudadores). Sei que não é nada genial essa piadinha, mas no momento sobra indignação e o senso de humor: desculpem-me, mas já foi pro C……. Com esses dois órgãos que envergonham nosso país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador