Coronavírus: Com mais de 10 mil mortes, Congresso decreta luto de três dias

Mesmo com decreto, apoiadores de Bolsonaro fazem churrasco na Esplanada dos Ministérios

Foto: Pedro França | Agência Senado

Jornal GGN – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decretaram neste sábado, 9 maio, luto oficial de três dias pelas mais de 10 mil vítimas fatais do novo coronavírus. 

Com o decreto, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Congresso Nacional, estão proibidas celebrações, comemorações ou festividades durante o período.

Em nota, os parlamentares informaram que a bandeira nacional ficará hasteada a meio-mastro em frente ao Congresso, a partir das 14h. 

Neste sábado, o número de óbitos pela covid-19 já ultrapassa 10 mil. Segundo dados do Ministério da Saúde, até ontem foram registradas 9.897 mortes pela doença, com 751 novas vítimas fatais nas últimas 24 horas antes do fechamento do boletim. 

Na contramão do decreto e das medidas de isolamento social impostas pelos órgãos de saúde em combate à pandemia, apoiadores de Jair Bolsonaro fazem manifestações a favor do mandatário. Nesta manhã, bolsonaristas fizeram churrasco, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, imitando o suposto evento anunciado ontem por Bolsonaro.

O GGN PREPARA UMA SÉRIE DE REPORTAGENS E VÍDEO SOBRE A TRAJETÓRIA DE SERGIO MORO, CONTADA SEM OS RETOQUES DA GRANDE MÍDIA. SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO AQUI.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o congresso da desgraça do povo brasileiro, olhando pelo retrovisor…..deveriam estar correndo atrás de preservar as vidas que ainda podem ser salvar, até com confisco de dinheiro dos abutres se preciso….luto oficial? Vão pra pqp……

    1. Mais digna a hipocrisia do luto oficial do que o descaramento das manifestações pelo golpe de estado em frente ao congresso, pois não?

  2. Quantos(as) brasileiros(as) realmente se importam com mais de 13 milhões vivendo em favelas e outros tantos milhões vivendo em condições precárias de moradia, alimentação, saúde, higiene, segurança e educação?
    Quantos(as) brasileiros(as) realmente se importam com crianças desnutridas, passando fome, cheias de doenças brincando sem roupa ao lado do esgoto que passa na porta do seu barraco?
    Quantos(as) brasileiros(as) realmente se importam com 60.000 mortes violentas por ano?
    Que morador(a) de favela que nunca viu a presença do Estado ao redor do seu barraco vai agora dar atenção ao que este mesmo Estado pede para eles?
    Que morador(a) de favela que nunca percebeu a preocupação do Estado com sua saúde e condições de higiene vai agora pensar que este mesmo Estado está trabalhando para o bem de sua saúde? Está?
    Quantos(as) brasileiros(as) vão atender as diretrizes de um Estado que oferece corrupção, desinteresse, descaso, distância, ganância e agora pede para que fiquem em casa, isolados e sem apoio, para o próprio bem?
    A imprensa corporativa pede diariamente para que todos fiquem em casa. Reclamam da desobediência sem detalhar os reais motivos de porque ela ocorre. A imprensa corporativa faz a parte dela no jogo hipócrita em um país hipócrita, direcionando a culpa para onde ela deve estar. Nas costas da população, esse povo mal educado, desobediente e indisciplinado que não respeita a própria vida. A frase “fique em casa, se puder” é uma homenagem a estupidez. Mas nada de informações sobre a vida real da maioria da população. Só a crítica.
    Estamos vendo esse espetáculo de hipocrisia em todas as camadas da sociedade brasileira que clamam por maior respeito das pessoas, pela democracia, pelo estado de direito, pelo respeito às instituições democráticas, pelos bons modos, mas que durante a vida toda nunca se importaram realmente com isso, muito menos com a condição de vida do próximo.
    Uma sociedade mal educada, desinteressada, desassistida, com milhares de oportunistas e demagogos protesta hoje contra um Presidente da República igualmente mal educado, explicitamente desinteressado e demagogo.
    E somado a tudo isso as ações do Presidente da República desnudam as tais instituições democráticas que assistem passivas e se manifestam por notas de repúdio. Demonstram que o jogo pesado de 2016 ainda não terminou e o placar só pode ser de vitória para os donos do time mandante. Mesmo que tenha que ser com apito amigo.
    Mostram o que é nossa sociedade, sua imprensa, uma grande parte da população e seus empresários, que vão pedir a volta ao trabalho para não ter que trazer seu dinheiro de paraísos fiscais para cobrir custos de operacionais das suas empresas paradas. Muitos já conseguiram o direito de não pagar salários para equilibrar receita X despesa só que com a continuidade da crise os custos operacionais vão demandar recursos que muitos terão que tirar do bolso para cobrir. Não que não tenham e que empobreçam por conta disso. Simplesmente não querem porque têm apoio para isso.
    E, enquanto barganham, o auxilio emergencial para os mais de 50 milhões não vem. O crédito para micro, pequenas e médias empresas não é liberado. E daí?
    No fundo, o que falta ao Presidente da República é apenas demonstrar mais educação e uma boa dose de hipocrisia para falar apenas aquilo que o povo quer ouvir, mesmo que não seja aquilo que ele realmente pensa. Como são a maioria dos políticos e de muitos brasileiros de todas as camadas da sociedade.
    A partir do momento em que ele fizer isso será reeleito não importa se com 100 ou 200.000 mortes por Covid-19.

  3. Mais digna a hipocrisia do luto oficial do que o descaramento das manifestações pelo golpe de estado em frente ao congresso, pois não?

  4. Congresso Nacional da Velha Política. É muito canalha !!! Decretar Luto de 3 dias? Temos 5570 Municípios. 10 mil mortes em 2 meses. Ou seja, menos de 1 morte por mês por Município. Ou menos de 1 morte por mês a cada 2 Municípios neste período. Quantas Pessoas morrem por dia na sua Cidade? Crianças com diarréia ou desnutrição lotam nossas estatísticas animalescas e IDH sub-humano antes de sua rota final ao Cemitério. República Federativa do Brasil. NecroPolitica. 90 anos de Luto para o Congresso Nacional. Fedendo de tão podre, durante tantas décadas. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador