Defesa de Lula pede prioridade em julgamento de HC no Supremo

Advogados argumentam que Lula é um idoso que está preso há mais de 440 dias, julgado por um juiz de piso suspeito, e que já teve o julgamento deste HC iniciado pela Segunda Turma do STF, o que lhe garante prioridade em relação aos outros itens na pauta

Jornal GGN – A defesa de Lula protocolou no Supremo Tribunal Federal, nesta segunda (24), um pedido para que o habeas corpus que discute a suspeição de Sergio Moro ou, alternativamente, um julgamento justo para o ex-presidente, não seja adiado da pauta da Segunda Turma.

A movimentação ocorre após a jornalista Mônica Bergamo noticiar na Folha que o HC de Lula será retirado da ordem do dia da terça-feira (25), a pedido de Gilmar Mendes.

Gilmar teria sido levado a esta decisão depois que a ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência da Segunda Turma e tomou, como uma de suas primeiras medidas, a iniciativa de empurrar o HC de Lula para o último lugar na pauta.

Segundo Bergamo, só o voto de Gilmar tem mais de 40 páginas e não haveria tempo hábil para discutir a suspeição de Moro ante a necessidade de julgar outra dezenas de itens que ganharam prioridade graças à manobra de Cármen Lúcia.

Na petição, a defesa de Lula explica que há jurisprudência no sentido de que o HC do ex-presidente tem prioridade, porque ele já teve seu julgamento iniciado em 2018. Foi suspenso por pedido de vista de Gilmar Mendes. E já conta com os votos de Cármen Lúcia e Edson Fachin – ambos contra a declaração de suspeição de Moro.

A defesa também lembra que Lula está preso em decorrência de um julgamento injusto há mais de 440 dias, o que é outro fator que lhe garante prioridade em comparação a outros itens na pauta da Segunda Turma. Além disso, a banca destaca que se trata de um idoso.

Leia mais: STF adiará julgamento do caso Lula, diz Mônica Bergamo

Confira, abaixo, a petição na íntegra.

Prioridade a Lula

 

CARO LEITOR DO GGN,

ESTAMOS EM CAMPANHA PARA SUBSIDIAR UMA GRANDE REPORTAGEM QUE MOSTRARÁ A REALIDADE DE QUEM VIVE A CAPITALIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA NA PELE. CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROJETO E APOIAR O NOSSO JORNALISMO INDEPENDENTE

>>> WWW.CATARSE.ME/OEXEMPLODOCHILE <<<

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só para constar, pois, a carmencita – envolvida até a raiz dos cabelos na criminalidade lava-jatista, nem lerá as alegações da defesa (aliás, como o desMoronado não leu, como os dallanzóis não leram, como os desembagrinhos-gravatinhas-com-lencinhos não leram, como os peixinhostjotista não leu: ou seja, o crime contra o Lula é continuado e continuará por muito tempo, a não ser…

    1. O princípio legalista diz que não existe crime sem lei anterior que o defina.
      Gostaria de saber qual o crime que o Juiz Sérgio moro cometeu e qual a pena.
      Tem um monte de gente que se diz defensores da Constituição rasgando a Constituição.

  2. Não sei por que insistem tanto…
    tudo indica que para o STF hc para Lula é objeto de fantasia política

    para os negativistas seriais do direito também

    Visão sugeres que vivemos um tempo de mentes dominadas por fantasias iguais, políticas

  3. Sim.mais de sete meses para julgar um.hc e na sessão em que vai ser apreciado, jogam como último item, como se não tivesse caráter de urgência….
    É uma.violencia jurídica sem precedentes contra Lula, gostaria de saber como esses senhores vão justificar tal atitude nesses regabofes europeus que tanto gostam de frequentar……

  4. não priorizaram porque decidiram confirmar
    que vivemo mesmo num estado de exceção seletivo..
    dentre as várias escolhas, a que
    prejudica lula é sempre a escolhida…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador