Defesa de Lula pede prioridade em julgamento de HC no Supremo

Advogados argumentam que Lula é um idoso que está preso há mais de 440 dias, julgado por um juiz de piso suspeito, e que já teve o julgamento deste HC iniciado pela Segunda Turma do STF, o que lhe garante prioridade em relação aos outros itens na pauta

Jornal GGN – A defesa de Lula protocolou no Supremo Tribunal Federal, nesta segunda (24), um pedido para que o habeas corpus que discute a suspeição de Sergio Moro ou, alternativamente, um julgamento justo para o ex-presidente, não seja adiado da pauta da Segunda Turma.

A movimentação ocorre após a jornalista Mônica Bergamo noticiar na Folha que o HC de Lula será retirado da ordem do dia da terça-feira (25), a pedido de Gilmar Mendes.

Gilmar teria sido levado a esta decisão depois que a ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência da Segunda Turma e tomou, como uma de suas primeiras medidas, a iniciativa de empurrar o HC de Lula para o último lugar na pauta.

Segundo Bergamo, só o voto de Gilmar tem mais de 40 páginas e não haveria tempo hábil para discutir a suspeição de Moro ante a necessidade de julgar outra dezenas de itens que ganharam prioridade graças à manobra de Cármen Lúcia.

Na petição, a defesa de Lula explica que há jurisprudência no sentido de que o HC do ex-presidente tem prioridade, porque ele já teve seu julgamento iniciado em 2018. Foi suspenso por pedido de vista de Gilmar Mendes. E já conta com os votos de Cármen Lúcia e Edson Fachin – ambos contra a declaração de suspeição de Moro.

A defesa também lembra que Lula está preso em decorrência de um julgamento injusto há mais de 440 dias, o que é outro fator que lhe garante prioridade em comparação a outros itens na pauta da Segunda Turma. Além disso, a banca destaca que se trata de um idoso.

Leia mais: STF adiará julgamento do caso Lula, diz Mônica Bergamo

Confira, abaixo, a petição na íntegra.

Prioridade a Lula

 

CARO LEITOR DO GGN,

ESTAMOS EM CAMPANHA PARA SUBSIDIAR UMA GRANDE REPORTAGEM QUE MOSTRARÁ A REALIDADE DE QUEM VIVE A CAPITALIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA NA PELE. CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROJETO E APOIAR O NOSSO JORNALISMO INDEPENDENTE

>>> WWW.CATARSE.ME/OEXEMPLODOCHILE <<<

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora