Defesa de Lula vai recorrer ao plenário do STJ por suspeição de Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula vai recorrer da decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Felix Fischer, negando o prosseguimento de recurso apresentado pela subprocuradoria do Ministério Público Federal em favor do julgamento da suspeição de Sergio Moro.

Na quinta (21), Fischer apontou que declarar a parcialidade de Moro ou não dependeria do reexame de provas, o que contraria súmula do próprio STJ.

“Vamos recorrer para que o colegiado analise o tema da suspeição, tal como opinou o Ministério Público Federal em parecer emitido nos autos”, disse o advogado Cristiano Zanin.

No recurso, a defesa apontou “procedimentos e decisões que violam a imparcialidade requerida ao juiz Sérgio Moro para a condução dos inquéritos.”

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região já havia negado pedido da defesa sobre o caso. O tribunal concluiu que, ao contrário das alegações do ex-presidente, manifestações de Moro em textos jurídicos ou palestras sobre corrupção não levariam à suspeição do magistrado para julgar casos contra Lula.

Para apontar a suspeição de Moro, a subprocuradoria do MPF acolheu as fotos anexadas pela defesa, de Moro participando de eventos ao lado de Aécio Neves (PSDB) e outros tucanos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É tão visível a suspeição

    É tão visível a suspeição desse juiz – inimigo de Lula – que apenas os suspeitos não vêem sua suspeição. Em outras palavras, não vêem sua suspeição exatamente por também serem suspeitos.

  2. “Fischer apontou que declarar

    “Fischer apontou que declarar a parcialidade de Moro ou não dependeria do reexame de provas, o que contraria súmula do próprio STJ.”

     

    Equivocou-se o ministro do STJ, o reexame de provas que contraria súmula está adstrito às questões de mérito, não se aplicando ao pedido perseguido pelo recurso, a flagrante suspeição do juiz prolator da sentença.

    1. Bem, agora a equipe do Zanin

      Bem, agora a equipe do Zanin precisa apresentar (a) o pedido de suspeição ao plenário do stjotazinho e (b) pedido de suspeição do dito peixe que, por sua decisão, contrariando a legislação e a jurisprudência, mostra a sua parcialidade-ideológica-política-e-golpista.

  3. impressionante…

    a admissão de provas inexistentes, ou que não provam,  não requer reexame das provas…………………..

    é na decisão e/ou na formação da convicção que devemos procurar a admissão ilegal,

    jamais na prova em si, mesmo quando presentes e idôneas, o que não é o caso

  4. Eles não querem levar a

    Eles não querem levar a plenário para não terem que dar a cara a tapa e assumir a condiçao de sustpeitos golpistas pois a lei está ao lado do presidente e eles, como autoridades do poder judiciário, tem o dever  de apenas cumprirem a lei.. Eles só não  aplicam a lei porque ela beneficiaria o presidente. E isso não pode acontecer de jeito nenhum. É assim o que as instituições funcionam perfeitamente dentro de um estado de exceção. Fazem pol[itica suja o tempo todo apoiando golpes por acão e omissão, perseguindo inimigos políticos baseando-se em suposto rigor jurídico e posando de autoridades de moram ilibada. Só pra se ter uma idéia, alguém imaginaria que se no lugar de Lula estivesse o fhc, qual seria o procedimento destes mesmos juíses e desembargadores ?

  5. Mais que esperada essa negativa de Félix Fischer foi combinada

    Prezadoss,

    Será que algum jornalista ou leitor do GGN se surpreendeu com essa negativa de Félix Fischer em relação ao pedido de agravo, em favor do Ex-Presidente Lula, que a sub-procuradora Áurea Lustosa Pierre protocolou no STJ, atendendo a reclamações e recursos bem fundamentados e com fartura de provas, mostrando as arbitrariedades, ilegalidades e crimes cometidos por sérgio moro, as quais atestam cabalmente a parcialidade e suspeição desse “juiz”, para julgar quaisquer casos em que o Ex-Presidente da República figure como acusado/réu? 

    Eu previ exatamente o que ocorreu. Mais ainda: esse parecer da sub-procuradora parece ter sido previamente combinado com o ministro do STJ que o indeferiu. A esse respeito reproduzo os comentário que fiz, antes do indeferimento ser publicado.

    ______________________________________________

    Se a subproc admitiu agravo é porque a coisa tá feita p/ ORCRIM

    qua, 20/09/2017 – 22:54

    João de Paiva

    Li o parecer, que é um tanto repetitivo, citando duas vezes as desculpas esfarrapadas apresentadas pelo torquemada das araucárias, tentando justificar a usurpação de competência do STF, assim como a escancarada parcialidade, além das ilegalidades criminosas flagrantes que cometeu contra o jurisdicionado, o Ex-Presidente Lula.

    A subprocuradora anda pela corda bamba, ao citar a ação combinada do juiz com a parte acusadora, o MPF, representado este pelo PGR. É curioso que mesmo pedindo provimento ao agravo no STJ a sub-procuradora Áurea Lustosa Pierre cite jurisprudência do STJ que não deu provimento a reclamações e recursos protocolados nessa côrte. Fica evidente o espírito de corpo dos integrantes do sistema judiciário e o medo de linchamento demonstrado pela sub-procuradora, que diante dos abusos, ilegalidades e crimes cometidos não só pelo juiz reclamado como pelos agentes do MPF e da PGR poderia ser muito mais objetiva e contundente no reconhecimento e pedido de provimento do Agravo no STJ

     

    Das duas, uma: ou Moro e sua

    qui, 21/09/2017 – 00:14

    Renato Lazzari

    Das duas, uma: ou Moro e sua turma mexeram os pauzinhos junto à sub-procuradora e já estão certos de que o STJ absolverá Moro ou o estado democrático de direito está sendo restabelecido.

    Seria bom que fosse a segunda e que outro juiz, de preferência um menos afeito à “literatura” e mais à ordem jurídico constitucional, passasse a julgar o ex-presidente. Vai ver, os ratos correram quando viram que os militares podem entrar no jogo… tomara.

    João de Paiva

    Infelizmente a probabilidade de ser a 1ª é superior a 90%

    qui, 21/09/2017 – 09:05

    Caro Renato Lazzari,

    Tive paciência de ler o parecer, cuja formatação em letras miúdas e alinhamento à direita têm o claro propósito de desanimar os leitores não iniciados e os que não têm paciência de encarar textos jurídicos. A repetição das desculpas esfarrapadas de sérgio moro para justificar os abusos, arbitrariedades, ilegalidades e crimes que cometeu e vem cometendo, feita pela subprocuradora ao longo da peça, somada à citação de jurisprudência desfavorável a reclamações e recursos impetrados pela defesa do Ex-Presidente Lula junto ao juízo da 13ª VJF de Curitiba, ao TRF4, ao próprio STJ e ao STF, mostra que Áurea Lustosa teme linchamentos e retaliações que possam lhe ser dirigidas por colegas do MPF e pelo tribunal midiático, o terror dos ‘operadores do Direito’.

    A impressão que tive é de que tudo não passa de um jogo de cena, para vender a falsa impressão de que o MPF – como instituição – está atento e preocupado com a correta aplicação da Lei e age como fiscal para garantir isso, como estabelecido no Art. 127 da CF/1988. Mas os que acompanhamos a atuação político-partidária, persecutória em relação ao PT e à Esquerda,  cheia de abusos, ilegalidades e crimes cometidos por TODO o séquito de lavajateiros (sejam eles policiais federais, procuradores do MPF ou juízes) sabemos que a atuação de farsa-tarefa da Fraude a Jato ao longo desses três anos e meio é idêntica à de uma ORCRIM institucional. As provas dos crimes cometidos pelos lavajateiros são muitas e começam a ser explicitadas, não só em gravações comprovando crimes e negociatas como em documentos fraudados e falsificados.

    Com o fim do mandato de Rodrigo Janot o MPF parece querer se livrar do lixo, do entulho e do esgoto acumulados nas duas gestões dele. Fica claro que a peça/parecer já estava pronta há mais de um mês, aguardando apenas a saída de Janot, para que fosse publicada. Como o STJ não resiste ao tribunal midiático e vários de seus ministros foram colocados na berlinda (Napoleão Nunes Maia e Marcelo Navarro são dois dos que tiveram a atuação e reputação achincalhadas pelo tribunal midiático, que lhes coloca uma espada de Dâmocles no pescoço), é quase certo que o parecer assinado pela subprocuradora Áurea Lustosa seja solenemente ignorado e negado o Agravo que nele se pede, para que esse tribunal superior aprecie as provas apresentadas pela defesa do Ex-Presidente Lula, mostrando que sérgio moro é suspeito e parcial, além de incompetente (do ponto de vista jurisdicional) para julgar quaisquer ações penais em que o Presidente Lula seja acusado/réu. As provas apresentadas pela defesa são muitas, cabais, irrefutáveis, públicas; se no Brasil vigorasse o Estado de Direito Democrático sérgio moro já teria sido não só considerado suspeito para julgar o Ex-Presidente Lula como teria sido afastado das funções de juiz, estaria sob investigação, seria processado e submetido a julgamento criminal. Mas nesse Estado Fascista de Exceção, ou melhor, nessa ditadura midiático-policial-judicial que impera no Brasil pós-golpe apenas as aparências, a fachada de legalidade e institucionalidade democrática, são mantidas.

    Jogo de cena também faz o STF, ao fingir que acolhe denúncias contra Michel Temer e a quadrilha que o apóia e acompanha. O STF passsou abola para Câmara Federal porque tem a certeza de que qualquer denúncia contra as quadrilhas políticas que o sistema judiciário ajudou a colocar no Palácio do Planalto será rejeitada pelos deputados comprados a peso de ouro. Quem viu as lambanças e cagadas cometidas pelo núcleo lavajateiro brasiliense, sobretudo pelo ex-PGR, Rodrigo Janot,  e seus auxiliares diretos (como Marcelo Miller) percebe claramente que as ilegalidades e crimes cometidos foram intencionais, para que a defesa de ‘MT’ e demais quadrilheiros tivesse argumentos jurídicos para pedir anulação das denúncias e processos. Num jogo combinado, o STF preservou Janot da humilhação pública e do patíbulo, jogando a responsabilidade por não investigar ‘MT’ e quadrilha num dos poderes políticos, por sinal o mais desacreditado de todos, que é o Legislativo. Com essas manobras e jogos de cena, o ‘sistema judiciário’, que juntamente com o tribunal midiático encabeça a ditadura vigente no Brasil, se preserva, jogando o ônus para os poderes políticos (Executivo e Legislativo).

    Quanto a esse general falastrão, uma espécie de porta-voz da caserna, esteja certo de que qualquer manobra golpista por parte dos militares será para reprimir a Esquerda Democrática, já que os militares de alto coturno nada mais são do que cachorrinhos sabujos dos EUA. Ontem, em NY, o chefe da quadrilha política no Planalto, ‘MT’, entregou a soberania nuclear e ficou de quatro para Donald Trump. Mas com isso esses generais falastrões não se importam. Ou seja: as FFAA brasileiras são valentes apenas para reprimir movimentos sociais, políticos e reivindicatórios das massas trabalhadoras e excluídas; com a soberania, com o projeto de desenvolvimento social e inclusivo e com os interesses nacionais estratégicos elas não têm qualquer compromisso. As FFAA são o braço armado do Estado opressor-repressor-persecutor, de modo a garantir o statu quo, em que as oligarquias escravocratas, plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas sempre estiveram no poder de fato e assim continuem.

     

  6. Justiça suspeita
    Quem não vê suspeição certamente está envolvido no golpe como suspeito tão evidentes são as provas. E o motivo alegado por Fischer é igualmente suspeitississimo.
    Como diz o professor Jessé de Souza é preciso humilhar os ligados aos pobres até a exaustão para mantê-los no seu lugar.

  7. Quanto ao Aécio

    Bastou dizer que seus advogados estariam fora, para que aceitassem e prorrogassem o início do inquérito. Que advogados são esses, que tiram folga no momento que o cliente necessita deles ? E que juizes são esses que aceitam ?

     

  8. Conexão Curitiba
    Félix Fischer faria parte da conexão Curitiba já que todos os responsáveis por julgamentos de processos da Lava a Jato são do Paraná, em todas as instâncias. São eles:

    1° instância: Sérgio Moro
    2° inst. – TRF4 – João Pedro Gebran
    STJ – Félix Fischer
    STF – Fachin

    Isto não é coincidência!
    O ministro Marcello Navarro Dantas, que ocupava o cargo antes de Ficher foi irremediavelmente fritado pela mídia e, com a. Estranha morte de Teori Zavaski, Fachin foi transferido de turma do STF por Carmen Lúcia para poder atuar na LG.
    Tudo tramado nesta nossa grandiosa república de bananas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador