Depois de três anos, Lava Jato denuncia executivo americano

Na 4ª feira à noite, dia 11, publiquei a história da empresa Vantage Drilling International, que corrompeu executivos da Petrobras para conseguir um contrato de US$ 1,8 bilhão de arrendamento de um navio-sonda. Em 2015, quando o caso foi revelado pelas delações de Jorge Zelada e Eduardo Musa, a Lava Jato agiu rapidamente contra os subornados, mas nada fez em relação aos subornadores. A Petrobras rompeu o contrato, alegando problemas operacionais, além da revelação da corrupção. A empresa entrou com uma ação em Tribunal de Arbitragem dos Estados Unidos e conseguiu uma indenização de US$ 662 milhões.

Anotava, no artigo, que a Lava Jato havia sentenciado os executivos brasileiros a mais de dez anos de prisão, e não havia tomado nenhuma medida penal contra os executivos da Advance.

Ontem, 5ª feira, três anos após a revelação do escândalo, foi feita a denúncia contra Paul Alfred Bragg, o principal executivo da Advance. A denúncia esmiúça a maneira como Zelada forçou a contratação da empresa pela Petrobras. Inclusive detalha a participação do controlador da empresa, o chinês Nobu Su.

Nenhuma medida foi tomada, no entanto, em relação à Trafigura, provavelmente a empresa com maior nível de corrupção na Petrobras.

 

 

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Atualização

    A definição de prevaricação foi atualizada:

    prevaricação: ato de o Ministério Público Lavajatista só correr para fazer de conta que trabalha pelo País depois de o Nassif desnudar sua inércia.

  2. caro Nassif e camaradas
    A

    caro Nassif e camaradas

    A valentia dos sujeitos termina na soleira da porta

    para bulir com seus patrões americanos e seus prepostos por aqui (não sei até quando a Globo vai se segurar, porque seus os norte-americanos quiserem para as empresas de mídia deles o nosso mercado, essa globo vira poeira) precisa ter saco no meio das pernas, e todos esses lavajatistas não têm

    1. O Grupo Turner já está

      O Grupo Turner já está tentando tirar o campeonato brasileiro da globo.

      Ofereceu três vezes mais do que a globo e mesmo assim vários clubes, entre eles o flameng, não aceitaram.

      Porque será que não aceitaram porposta três vezes superior?

      Será que é porque o presidente do flamengo quer utilizar o clube para se lançar na política e precisa do apoio da globo?

      Será que foi convencido por $$$$$$, coisa que a globo é mestre em fazer?

       

  3. lembra do Lear jet x GOL ?

    lembra do Legacy x GOL ? (que segundo a IRRESPONSAVEL da Cantanhede – pra não chamá-la de vagabunda –  foi culpa do LULA)

    será que isso vai dar prescrição também ?

  4. Vai ser interessante ver a a

    Vai ser interessante ver a a atitude dos gringos em relação ao compatriota. Trata-se também, de mais um indício do fim da lava-jato, mas a lava-jato do agente moro, que deve acontecer até o final das eleições. Entretanto, dependendo do resultado ds eleições e dos desdobramento da crise social, política e econômica, os fantoches do capital podem eleger outro agente para comandar a lava-jato 2.

  5. Protocolo De Grandis

    Parece que está disseminado no Ministério Público o “Protocolo Rodrigo de Grandis”.

    Quando envolve personagens da categoria “Não Vem ao Caso”, o processo fica “esquecido” numa gaveta por anos.

     

  6. A Criatura contra o Criador?

    “A mão está suja, não adianta lavá-la, temos que cortá-la” — Drummond, A Mão Suja.

     

    Nassif: era o que faltava, a criatura virar-se contra o criador.

    É fato notório que o golpe a nossa democracia nasceu em 16 de novembro de 2002, lá fora. Dai prá frente foi um lento e bem montado esquema, que começou em 2005  ser executado objetivamente. 

    Analise a situação a partir do Morcegão, aquele que tinha uns trocos inrustico no exterior, inclusive moradia, de modo misterioso e não esclarecido até agora.

    Depois que o Mordomo de Filme de Terror foi introduzido na ativa política, na condição de informante e com promessa de assumir a direção das falcatrua, foi a vez de trazer ao cenário aqueles infliltrados do Judiciária e do MP, instruidos por agentes de inteligência externos (idealizadores) e internos (meros sabujuos).

    Evidentemente, neste cenário, não poderia faltar a figura das Armas, onde altas patentes ficaram encarregados de promover insubordinação das casernas do sul, atraves de um grupo reconhecidamente golpistas.

    No campo partidário, o Príncipe de Paris, lá da Av. Foch, dava o toque de elegante corrupção, como nos velhos tempos de governo. De 1992 a 2002 o reino da ladroagem e da corrupção foram institucionalisdas no Pais.

    Você acha que a Boeing não estaria por trás dessa denuncia da compra dos tecotecos da Suécia, para poder incrementar sua aquisição da EMBRAER? E que a suposta venda não vai ser financiada pelo BNDES? Tem um doce…

    Ou que a tramoia do presal não esteja vinculada as campanhas políticas do quarteto maldito (PSDB/DEM/PPS/(P)MDB?

    E a Base de Alcântara? E a negociação da Amazônia, a venda de terras aos estrangeiros, a falência dos serviços de saúde, eduação e segurança? Essa “intervenção” no Rio parace que foi para beneficiar alguns grupos de ilícitos, em detrimento a outros, ligados ao pessoal do Poder.

    É por isto que foi evitado, até agora, qualquer insinuação a participação de CEOs das grandes corporações estrangeiras. Assim mesmo, só alguns deverão ser selecionados. Receberão, como de costume, a recompensa posteriormente.

    Tudo indica que o Povão ainda tem fôlego para suportar e de pagar todas estas mazelas dos Pilares de Nação. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador