…dos sintomas que a pessoa está enferma do ódio, do fanatismo e perda de seu chão civilizatório e nem percebe…

…dos sintomas que a pessoa está enferma do ódio, do fanatismo e perda de seu chão civilizatório e nem percebe…
.
Uma pessoa que conheço emitiu a seguinte opinião:
“Acabei de ver que Lula não foi ao enterro de dois de seus irmãos. Então, PORQUE fazia tanta questão de ir ao enterro do Vavá? De mais a mais, ele queria é aparecer, fazer showmício, como fez no enterro da mulher dele…. A prova disso é que recusou a oferta do Toffoli…. Tenho nojo dele!…”
.
Vou me abster de narrar a breveve discussão havida entre eu e a pessoa, de classe média alta, viajada, advogada, jovem, moradora da zona sul do Rio. Até porque, nem chegou a haver uma discussão, encerrei a conversa no exato instante em que vi nela a presença trágica desse componente tão comum nos brasileiros atualmente: o misto horrendo de preconceitos, sensação de superioridade social, o fanatismo e o nojo em relação a todos os que se tornaram uma espécie de “satanás de suas almas”….
.
De modo bem didático, detalhemos os horrores na fala, no comportamento dessa pessoa:
.
1 – Ela nem percebeu o quanto se distanciou da QUESTÃO PRINCIPAL, na verdade, a ÚNICA questão em jogo nesse evento hediondo: O DIREITO DE LULA! Reparem que em sua mente e seu coração, esse direito PASSOU A NÃO SER CONSIDERADO…. e esse é o cerne de sua doença, de sua perversidade, de sua perda de civilidade, de seu estado de fascismo…..
.
2 – A perda de nossa humanidade consiste muito nesse ponto específico: QUANDO ME JULGO NO DIREITO DE ESCOLHER QUEM, E POR QUAIS MOTIVOS merece ou não, um benefício garantido em Lei. Para ela, o fato de Lula não ter ido ao enterro de outros irmãos, PASSAVA A JUSTIFICAR A NEGATIVA DO SEU DIREITO…. – Ou seja, passa a ser SUBJETIVA a garantia dos MEUS DIREITOS. Se a autoridade “achar” que meus motivos são “os melhores”, ótimo. Caso contrário, posso ter meus direitos pisoteados,l negados, causem-me ou não prejuízos irreparáveis, essa conduta aleatória da autoridade.
.
3 – Ela passou a PREVER, como uma vidente histérica, as motivações íntimas de Lula – por quem admitiu sentir NOJO… – Mesmo um leigo com pouco estudo é capaz de entender que os direitos de qualquer cidadão são IMPESSOAIS, ou seja, UNIVERSAIS, justamente por isso: para que o juiz, o promotor, o delegado, não apliquem a lei, os direitos, de acordo com suas preferências pessoais – isso é absurdamente básico! Não nos cabe tentar adivinhar se Lula era ou não apenas um ser humano sofrido pela perda do irmão ou se queria se aproveitar disso politicamente, pelo motivo simples, óbvio, descarado, de que NÃO VEM AO CASO.
.
4 – É a presença dessa DOENÇA, o preconceito em grau máximo, tornado em nojo ou ódio, que faz com que pessoas que saibamos civilizadas, educadas, gentis em quase todas as áreas e relações de suas vidas tornem-se BICHOS FEROZES E ALUCINADOS, quando um evento comum – um ser humano querer enterrar e prantear seu irmão falecido… – atinge o ser por eles odiado. Então, todos os seus valores de vida, respeito, humanidade e civilidade são jogados no esgoto mais fétido da intolerância.
.
Somos nós, esse país enfermo!
.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador