Dr. Alvaro, como um médico inesquecível foi assassinado pela mídia, por Luis Nassif

Nada aconteceu com o promotor, o juiz, a repórter, o Fantástico, com José Serra e seus assessores que corroboraram o assassinato de reputação de um homem do bem.

Na mesa do café, em Guaranésia, a senhora conta sua saga, de doadora de um rim que salvou sua irmã. O procedimento foi na Santa Casa de Poços de Caldas.

Lá, nos anos 90 foi montado um grupo de transplante renal, tendo como figura central o dr. Álvaro. Eu já estava há tempos fora da cidade. Mas a legenda do dr. Álvaro corria a região, seu desprendimento, sua dedicação aos pacientes, sua falta de ambição financeira, pois todos os procedimentos eram feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A senhora conta sua saga. Foi operada, o rim foi retirado para ser transplantado na irmã. Quando abriram a irmã, contudo, perceberam que o seu rim estava muito avariado, impedindo qualquer procedimento normal de transplante.

Álvaro não vacilou. Pegou seu carro, foi até Campina e, da Unicamp, trouxe uma equipe de médicos para ajudar a salvar a vida. Chegaram rapidamente, estudaram o caso, descobriram uma solução de dar pontos com tripas de carneiro.

Hoje em dia, ambas as irmãs vivem normalmente.

Todo o procedimento foi feito pelo SUS. Alvaro não foi reembolsado nem pela gasolina e pelo carro com que foi a Campinas pedir reforço.

Tempos depois, estoura o escândalo. Um menino caiu de um muro. O pai o levou ao Hospital Pedro Sanches. Lá, constatou-se morte cerebral. O pai aceitou doar seus órgãos. O corpo foi encaminhado para a Santa Casa. Dias depois, o pai recebeu uma conta salgada do Pedro Sanches, inclusive os gastos com táxi para levar o filho à Santa Casa.

Aí, os subterrâneos da alma escondem enigmas não decifrados. Não se sabe se remorso de pai, por alguma situação mal resolvida com o filho, se uma revanche da vida, se a possibilidade de sair do anonimato, sabe-se lá o que. Mas, valendo-se dos instrumentos de uma Internet infante, passa a disseminar a teoria de que o filho fora assassinado, o diagnóstico de morte cerebral apenas um estratagema para extrair seus órgãos.

Em pouco tempo as TVs da região, o G1 e outros veículos de alcance nacional divulgavam a narrativa escabrosa de que a Santa Casa tinha sido tomada por uma quadrilha especializada em assassinar pessoas para roubar seus órgãos.

O Fakenews bateu em dois personagens inescrupulosos. O primeiro, uma repórter do Fantástico, que conseguira boa repercussão em uma reportagem denunciando outro médico excepcional – dr. Pasquini, de Curitiba, responsável por transplantes de medula pelo SUS. A reportagem denunciava Pasquini por “cobrar por fora”. Era uma falsa denúncia. Todos os procedimentos eram pelo SUS. Mas havia a necessidade de consultar bancos de dados internacionais de medulas, e o SUS não cobria. Assim, a única exigência era a de que a família do candidato ao transplante pagasse pela pesquisa.

Escondeu-se essa informação e a reportagem foi buscar confirmação das denúncias com o mais inescrupuloso dos políticos que já passaram pelo poder, o então Ministro da Saude José Serra. Foi ouvida uma fonte indicada por Serra, que corroborou a denúncia para poder se colocar como defensor da honestidade.

Esse fato mereceu um capítulo do meu livro “O jornalismo dos anos 90”. Rebati em minha coluna na Folha, mas a imprensa como um todo se calou e permitiu o estupro da notícia.

Com o sucesso – e a impunidade – do primeiro furo, mirou-se o segundo, a quadrilha que mataria pessoas para extrair seus órgãos, em plena Santa Casa de uma cidade média. E, mais uma vez, a reportagem foi corroborar a denúncia com o Ministério da Saude de Serra que matou dois coelhos com uma só cajadada: mais uma vez colocou-se como parceiro da mídia, da moral e dos bons costumes e, de quebra, fuzilou o deputado Carlos Mosconi, um seguidor de Aécio Neves nas disputas internas do PSDB.

Anos depois, o tema encontrou pela frente um precursor do juiz Sérgio Moro, um juiz alucinado, que passou a publicar os resultados preliminares do inquérito nos jornais da cidade, repercutindo as denúncias nas TVs regionais.

As únicas irregularidades encontradas eram meramente formais, incorreções no preenchimento de documentos, nada que configurasse crime. De nada adiantou. O juiz mandou para a cadeia Municipal três ou quatro médicos locais. Desestruturou suas famílias e tratou-os com indícios de sadismo, repetindo a saga do “mensalão”. Toda noite ia à cadeia para conferir se os presos não estariam recebendo tratamento privilegiado – um travesseiro, um cobertor a mais, essas coisas. Chegou a denunciar o delegado por permitir que os presos da cadeia fizessem trabalhos manuais.

Em Belo Horizonte, o Tribunal de Justiça piscou. Os desmandos do juiz chegaram até lá. Mas o “mensalão” já inaugurara definitivamente a era dos abusos da Justiça.

Álvaro foi preso, saiu da cidade, nem sei por onde anda. Só sei que não apenas sacrificaram uma pessoa justa, um médico do nível dos maiores médicos humanitários que a cidade conheceu. Sacrificaram as centenas de pessoas que não tiveram mais a oportunidade de viver proporcionada por um grupo de médicos que ousou, lá nas fraldas da Mantiqueira, montar uma equipe para salvar pacientes de problemas renais.

Nada aconteceu com o promotor, o juiz, a repórter, o Fantástico, com José Serra e seus assessores que corroboraram o assassinato de reputação de um homem do bem.

 

 

Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pesquisando pelo nome dele no Google, encontrei uma referência a ele na primeira página. É o terceiro item. E é postagem recente, de 4 de junho.

    1. José Serra novamente? Raríssimas pessoas a defender tal figura. Mas dezenas, principalmente parceiros e companheiros, a denunciarem um dos mais baixos padrões de caráter da política brasileira. Figura recorrente nas denuncias das Páginas Nacionais. Mas o que diziam de tal canalha, o ‘Menino da UNE’, Esquerdista e Esquerdopata que lutou por uma tal Liberdade, uma tal Democracia? ‘Allende’, a Filha, mostra de qual Elite Esquerdopata surgiu o ‘AntiCapitalista Honesto Socialista’ !! As Fortunas, Contas, Offshore’s e Negociatas mostram o tamanho da farsa, produzidos por comparsas e cúmplices, destes 40 anos de farsante Redemocracia que replicam 90 anos de Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. Não era o Estadista que orgulharia e representaria o Brasil como deverias ser feito por sua Política? O que diziam os Jornais dos anos 89 e 90? O que diziam as Matérias de Nassif? Engando ou Enganador?! Parceria ou Cumplicidade? A Verdade é Libertadora. Agora nos instantes finais da prorrogação, à beira das covas do Cemitério da Consolação. Residências e Cidadanias Garantidas sobre Favelas e Miséria que se perpetuam em quase 1 século. Pobre país rico. Mas este Serra? Finalmente um Estadista das fileiras do Socialismo? Generosas e Milionárias contas no exterior revelam toda nossa Elite Esquerdopata. Mas antes de tudo AntiCapitalista. Mas de muito fácil explicação.

  2. Nassif: mas nada de diferente se poderia esperar do CarcamanoDaMoóca (aquele que rindo assusta criança). Ele e suas Mônicas, são especialistas em bisbilhotar e promover a degradação das reputações sociais, moral e econômica das pessoas. De Juiz e Promotor, a mesma coisa, em todas as esferas do Judiciário (com as exceções que a classe comporta). E do JardimBotânico, o SapóBarbudo que o diga. Mas, fazer o quê, se os tais estão à sombra das baionetas, agora comandados por Cavalão e sua trupe? Temos que dar ouvidos a Saint-Hilaire…

  3. Impressiona a quantidade pessoas corretas que, desde o incrível caso das esmeraldas envolvendo Ibrahim Abi-Ackel,isto nos anos 80, tiveram a reputação totalmente destruída pela grande mídia, com destaque para a Globo e sua máquina de moer carne sempre pronta para a chegada do próximo freguês.
    Na maioria das vezes, as pessoas “agarram” a versão oficial ( aqui no blog, foram várias as situações que se tornaram objeto de discussão), ou seja, a da Globo, e o debate fica inteiramente prejudicado, o inocente quase sempre vira réu para as pessoas e para o Judiciário e ponto final, aliás, o que aconteceu com a “incendiária” DRousseff e Lula.
    Uma das razões para que tal festival de injustiça ocorra é mais completa apatia do Judiciário para questionar a emissora da Lopes Quintas, que, por sua vez, tem tido ao longo do tempo inúmeras situações concretas que ficam pendentes na Justiça, só que destas situações quase ninguém tem notícia.
    As pessoas deveriam prestar um pouco mais de atenção em tais situações, pois o tal do clamor das ruas pode ajudar ou prejudicar o jornalismo de esgoto praticado há anos, um método bastante eficaz para estraçalhar famílias, reputação pessoal e profissional, em resumo, é o inferno à domicílio.

  4. Estórias como essa dão “angulhos” e são parte desta “transposição” do Brasil para o braZil, apesar de um fôlego dado por um pacto progressista de 12 anos.
    Um BraZil que cede ativos produtivos (parte do pré sal à uma empresa estrangeira, com isenção de $ 1 trilhão por 20 anos sem nenhuma razão, tornado-a a segunda maior produtora de petróleo do braZil no Brasil. Que importa gasolina a preços internacionais para vendê-la aqui mais cara, prejudicando a todos nós. Que assim dá lucro a estrangeiros e deixa nossas refinarias ociosas, enquanto não as vendem para eles.
    Um Brasil que nunca foi, mas um dia será.
    Pena que não saberei quando.

  5. O ser humano está se tornando uma figura hedionda e desprezível, se comparado aos demais animais. Acho que significa a proximidade da maior guerra civil do planeta ou o fim da humanidade.

  6. Nassif, está cada vez mais difícil conviver com estas verdadeiras quadrilhas que estão no poder em nosso país há +/_ 500 anos! Cada nova divulgação só nos leva para um lado: uma revolução proletária, com todas as forças populares unificadas, nem que leve mais 100 anos! Chega de conchavos com frentes amplas ou estreitas, centrões e neoliberais. A revolução tem que começar a ser conduzida pela classe operária e os camponeses. O MST já está mais avançado nisto. Só falta organizar e educar as outras forças! Bem… acho que é isso!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador