” “Entre aspas” “

Às 23h30m de 21/09/2010 terminou o programa “Entre aspas” na Globonews, comandada por Monica Waldvogel, com a partipação dos Srs.:  Claudio Weber Abramo, diretor executivo da ONG Transparência Brasil; e Eugenio Bucci, professor do curso de jornalismo da ECA-USP.

Estou boquiaberto até agora com o baixo nível da entrevista e das posições antiquadas e ultrapassadas de um profossor de jornalismo da USP. No caso do Sr. Claudio nada me surpreendeu.

Para eles, o Presidente da Republica não possui “autoridade” e “autorização” para criticar a mídia, nas suas próprias palavras, o Presidente não é “juiz” da mídia. Deve, mesmo “sofrendo”, acatar seus erros e acertos e deixar que os mecanismos da justiça julguem os casos de abuso.

Besteira! O Presidente tem a legitimidade de pelo menos 50%+1 dos votos validos do pais, representa os interesses o povo e não da “simbologia do seu cargo recém-engessado”. Alias, querer tirar “legitimidades” do Presidente (atual presidente)  é tudo  que os grupos conservadores querem. Se é do interesse do povo que tenhamos uma imprensa mais séria e moderna, cabe a ele sim liderar este movimento. Constitucionalmente, a imprensa não é um “quarto poder” e portanto está subordinada ao executivo, legislativo e judiciário, sempre nos limites da estrita legalidade.

O que não tem “legitimidade” é que a imprensa oposicionista tente derrubar o governo constituído, levar a opnião pública a acompanhar seus interesses, tentar mudar os rumos de uma eleição, etc. Sabemos que a VEJA e FOLHA são oposicionistas, ou seja, são PSDB´s. Porque não declaram explicitamente seu apoio? Porque querem  ser os lobos em pele de carneiros. Querem que suas notícias, imparciais por principio, possam ser ressoas pela GLOBO, que não pode ter orientação política.

Voltando à entrevista, o Sr. Claudio concluiu: A internet é um caos, tem blogs de todas orientações, não é profissional e que são, em grande parte, financiadas pelo governo. Recebeu a concordância do Sr. Eugenio e da Monica.

José Serra já os nominou de “blogs sujos”, agora também de caótica e desorganizada. Ou seja, para termos boa informação devemos nos contentar com a antiga mídia, já que a internet não serve para isso.

Os blogs dependem menos do governo do que eles. Sem as publicidades públicas, eles teriam que abaixar os custos de inserções, para manter sua grade. Ou criar outro programa de baixa qualidade para completar o horário.

Quanto a ser caótica, ter todas as orientações e principalmente “INDEPENDENCIA”, que os entrevistados depreciaram, estes são os predicados da nova mídia, em outras palavras: PLURALIDADE E INDEPENDENCIA.

Você já teve a oportunidade de debater um assunto de programas de entrevistas? Claro que não. A velha mida não tem INTERAÇÃO.

Devemos defender nossa “liberdade de expressão”, e não aceitarmos sermos tachados de “sujos” ou “vendidos”.

Eu me assusto com a resistência dos “velhos” jornalistas aos seus veículos inertes. Vejo-os como um velhinho de 100 anos, que só sabia se comunicar escrevendo cartas, antes ainda do telefone, e agora tem que usar e-mail. Acho também que os velhos jornalistas (incluindo colaborades) sofreram muito na troca das máquinas de escrever por computadores. O quê, internet e blog? Nem pensar…

Bom jornalismo, boas ideias, debates e independência é tudo o que eles não têm, e não querem.

Para fechar o programa foi questionado ao Sr. Eugenio “como melhorar a imprensa?”. Ele respondeu que com melhores cursos de jornalismo e pós. Mas como? Se o próprio professor não enxerga a realidade na sua frente? Não aceita novas mídias? Não concorda com a pluraridade?

A revolução está batendo nas suas portas, e eles continuam valsando….

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador