Esporte ‘goma arábica’ não conseguirá mais colar os Brasis

Em 2007 o Observatório da Imprensa publicou um texto de minha autoria:“Esporte ‘goma arábica’ cola Brasis” http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/esporte-goma-arabica-cola-brasis/. Retomo o assunto por duas razões. Estamos a menos de um mês das Olimpíadas e o tecido social brasileiro está totalmente rasgado.

Nossa Constituição Federal foi jogada na lata do lixo da história por algumas centenas de parlamentares desonestes que entronizaram um vice-presidente traidor com a ajuda dos Juízes que desejavam aumentos salariais. Tudo que foi feito nos últimos anos está sendo rapidamente desfeito. E até o petróleo está deixando de ser nosso. Privatizações irracionais, jornada de 80 horas semanais, revogação de direitos sociais… o Brasil está entrando no túnel do tempo. Saímos do início do século XXI direto para a República Velha. Mas o show tem que continuar.

O show a que me refiro é a política que deixou de existir, pois o Estado foi capturado por uma quadrilha e a soberania popular não significa mais nada. O fundamento do poder não é mais o voto da população e sim apenas o “capital midiático”. Dilma Rousseff não o tinha e Michel Temer o comprou com a generosa distribuição de verbas de publicidade.

A ausência de comunicação entre os dois Brasis é agora mais evidente do que nunca. Metade da população faz de conta que acredita numa imprensa que ajudou a fomentar a crise política e econômica e que agora repete o mantra do interino: a crise é psicológica. A outra metade não pode acreditar numa imprensa que apóia a revogação de direitos que foram conquistados durante um século de lutas.

O esporte não foi capaz de colar os dois Brasil após 2007, pois o andar de cima se rebelou. Ele certamente não funcionará como cola após o golpe de 2016. Tanto isto é verdade que, ao arengar as tropas de ocupação olímpicas, o Ministro da Defesa enunciou a doutrina militar de Michel Temer: o Brasil tem 500 mil terroristas. . Quem são estes terroristas? Aqueles que defendem o monopólio do petróleo e a utilização da riqueza do Pré-Sal em benefício dos brasileiros?  Se for este o caso, confesso desde já que sou um terrorista. 

Algumas centenas de políticos desonestos ligados a 5 ou 6 famílias que detém o monopólio da comunicação conseguiram dar um golpe de estado que vem sendo legitimado pela maioria dos juízes. Mas os criminosos não se sentem seguros. Eles precisam desesperadamente criminalizar os vencidos que se recusarem a aceitar as chicotadas legislativas do novo regime.

Aterrorizar a oposição e a população. É só isto que o governo Michel Temer consegue fazer. É evidente que o tiranete tudo faz esperando ser aplaudido no exterior. O problema dele é que nem mesmo os estrangeiros (supostos interessados no golpe) festejaram o fim da democracia no Brasil. Desgraçadamente a Guerra Fria já acabou e se ocorrer uma guerra quente entre EUA e Rússia/China o mundo acabará sem o apoio do Brasil. A pouca credibilidade que conquistamos evaporou. Tanto que o país dos golpistas (eu não considero o Brasil deles o meu Brasil) conseguiu ser humilhado por um ex-presidente da Turquia.

Nati-morto, o governo interino se recusa a morrer. Estamos, pois, numa situação pior da que estávamos quando Dilma Rousseff foi deposta. Afinal, a presidenta eleita tinha legitimidade e era respeitada fora do país e sob o governo dela o povo brasileiro não estava sendo tratado como inimigo do Estado.  O Brasil não vai explodir durante as Olimpíadas. Ele implodiu antes do início da competição. Só nos resta duas opções: um velório demorado nas mãos da estadista Dilma Rousseff ou um enterro rápido nas mãos do coveiro Michel Temer. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador