FISL 16 abre inscrições

O FISL 16 ocorrerá de 8 a 11 de Julho de 2015 em  Porto Alegre

Inscrições:   http://softwarelivre.org/fisl16/

 

FISL chega a 16 edição (Foto: Divulgação/FISL)

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/16-forum-internacional-software-livre-acontece-em-julho-em-porto-alegre.html

O Fórum Internacional Software Livre (FISL), o maior encontro sobre o tema da América Latina, já tem data marcada para sua edição de 2015. A 16ª edição do evento acontece entre os dias 8 e 11 de julho, em Porto Alegre, e vai tratar do tema ”Privacidade e segurança no contexto das redes federadas”.

Entre os outros assuntos abordados estão a importância do desenvolvimento de soberania tecnológica nacional, o Marco Civil da Internet, os perigos do vigilantismo na Internet e a necessidade de reaproximação com as raízes do movimento software livre. Ao todo, serão mais de 400 horas de atividades, divididas em discussões, palestras e novidades nacionais e internacionais.

O que são redes federadas? 

As redes federadas, que serão o assunto principal do FISL, são redes onde os usuários são os donos de seus dados. Os serviços são separados em servidores que se comunicam através de um protocolo encriptado, ao contrário de sites comuns, em que a informação fica armazenada em servidores de propriedade de uma mesma empresa – o que torna o sistema eficaz contra monitoramento de dados. 

A rede federada usa software em código livre, o que permite que qualquer pessoa possa instalar seu próprio servidor e fazer parte da rede, garantindo anonimato e também privacidade. Um software livre é aquele em que o usuário tem liberdade para executar o programa, estudá-lo e redistribuir suas cópias originais ou modificadas – como o conhecido sistema operacional GNU/Linux e suas distribuições.

Inscrição e preços

O Fórum também terá atividades gratuitas para o público, que dispensam a inscrição. Elas estão relacionadas às áreas de cultura, educação, robótica e hardware livre. Haverá também um espaço para negócios entre empreendedores e investidores de Informática ou Tecnologia da Informação.

As inscrições para o FISL podem ser feitas diretamente no site oficial do fórum e custam R$ 320 por pessoa até o dia 30 de junho, com meia entrada garantida para estudantes. Também é possível registrar caravanas de no mínimo seis pessoas, com a inscrição custando R$ 160 por pessoa e grátis para o organizador. As inscrições podem ser feitas no site (softwarelivre.org/fisl16) do evento.

 

 

 

 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador