Folha cria o instituto da cogitação de crime

Jornal GGN – Matéria da Folha de S. Paulo mostra que Polícia Federal crê que uma anotação encontrada em uma planilha de computador de funcionários da Odebrecht poderia indicar ajuda financeira da construtora para um prédio do Instituto Lula.  Ainda de acordo com matéria da Folha, a ajuda coincide com movimentação de amigos do ex-presidente Luis Inácio para obter uma nova sede do instituto, no segundo semestre de 2010.

Relatório da 23ª fase da Lava Jato, a Operação Acarajé, menciona a anotação “Prédio (IL)” em uma coluna associada ao ano de 2010 e ao valor de R$ 12,4 milhões. Por sua vez, o Instituto alega que, no ano indicado na planilha, a entidade ainda não existia e que ela só seria criada em agosto de 2011, no mesmo local onde funcionava o Instituto Cidadania.

A conclusão da reportagem é que a Polícia Federal estava certa, porque o INstituto Lula “cogitou” adquirir uma nova sede.

Da Folha

Instituto Lula buscou sede nova em 2010

A anotação encontrada pela Polícia Federal em uma planilha de computador em poder de funcionários da Odebrecht que poderia indicar, segundo interpretação da PF, ajuda financeira para um prédio do Instituto Lula coincide com a movimentação de amigos do então presidente para obter uma nova sede para a entidade no segundo semestre de 2010.

Em relatório da Operação Acarajé, 23ª fase da Lava Jato, a PF mencionou a anotação “Prédio (IL)” na coluna “usos” associada ao ano de 2010 e ao valor de R$ 12,4 milhões.

Em nota distribuída à imprensa nesta segunda (22), logo após a deflagração da Operação Acarajé, o Instituto Lula alegou que “em 2010, ano indicado na planilha, o Instituto Lula não existia ainda” e que ele só foi criado “em agosto de 2011 na mesma casa onde antes funcionava o Instituto Cidadania, ao qual sucedeu”.

A explicação da assessoria repercutiu em blogs e redes sociais como um suposto “erro” da PF.

Reportagens e notas em colunas jornalísticas divulgadas pela imprensa no segundo semestre de 2010, entretanto, confirmam que já se sabia que a nova entidade liderada por Lula deveria se chamar Instituto Lula. Essas notícias circularam ao longo de todo o segundo semestre de 2010.

Ainda em julho de 2010, por exemplo, a coluna de Mônica Bergamo na Folhaanunciou: “Amigos estudam criação de instituto com nome de Lula”.

Na edição de 31 de outubro do mesmo ano, Folha confirmou: “Já é sabido que Lula deverá ter um instituto com seu nome em São Paulo. Mas, segundo amigos, continuará morando em São Bernardo”.

Em 21 de novembro de 2010, a colunista Dora Kramer, de “O Estado de S. Paulo”, reafirmou: “Lula cuidará do instituto que levará seu nome, mas gostaria de ocupar algum posto que lhe permitisse liderar programas de ajuda a nações mais pobres, na África, como já se diz”.

Onze dias antes, o UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita aFolha, estampou em título: “Instituto Lula já tem patrocinadores e sede”.

No dia 23 de novembro, “O Estado de S. Paulo” também destacou em título: “Instituto Lula vai se dedicar à África, mas não só por caridade”.

NOVA SEDE

Além de confirmar que um “Instituto Lula” já era de amplo conhecimento público ainda em 2010, mesmo antes da criação propriamente dita da entidade, ocorrida em 2011, as notícias e notas da imprensa na época também explicitam que havia um plano em curso de se obter uma nova sede para a entidade.

A intenção foi reconhecida publicamente, em dezembro de 2010, pelo então secretário de Direitos Humanos da Presidência Paulo Vannuchi.

Vannuchi viria a ser, em 2011, um dos diretores do Instituto Lula. Ele disse àFolha na ocasião que o futuro instituto “não pode ser lá”, em referência à sede do Instituto Cidadania, no bairro Ipiranga. Ele também afirmou que fora descartada a compra de um prédio de três andares próximo ao parque do Ibirapuera, informação que também circulava entre jornalistas.

Em novembro do mesmo ano, outra notícia da Folha corroborou a informação de que amigos de Lula buscavam recursos para uma nova sede do instituto. O esforço estaria sendo coordenado pelo fazendeiro José Carlos Bumlai, um dos presos na Operação Lava Jato.

“No front interno, emissários do presidente já conversam com empreiteiras em busca de doações para erguer a sede da ONG, em São Paulo. Parte dessas empresas pode se beneficiar dos projetos no exterior”, afirma a reportagem.

OUTRO LADO

Em nova nota encaminhada à Folha nesta quarta-feira (24), o Instituto Lula afirmou que não “sugeriu” que a Polícia Federal tenha cometido algum erro de datas ao analisar a planilha que mencionava o Instituto Lula vinculado ao ano de 2010.

Indagada sobre as notícias de 2010 que já diziam que a nova entidade liderada por Lula se chamaria Instituto Lula, a assessoria disse que “a nota simplesmente aponta fatos concretos, sem cogitações, sugestões ou suposições. O Instituto Lula foi criado em agosto de 2011 e não existia em 2010, o que é um fato público e noticiado”.

 

Por três vezes desde segunda a Folha indagou ao instituto se houve em 2010 alguma cogitação para obtenção ou construção de uma sede para o futuro Instituto Lula, mas a assessoria não respondeu.

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. folha Pinel

    “Por três vezes desde segunda a Folha indagou ao instituto se houve em 2010 alguma cogitação para obtenção ou construção de uma sede para o futuro Instituto Lula, mas a assessoria não respondeu.”

    A folha parece o telemarketing, depois da primeira escuta você manda o folha prá PQP, moleques chatos.

  2. Não um livro, mas uma

    Não um livro, mas uma enciclopédia para rivalizar em tamanho com a mais prestigiada – a britânica – já poderia ser escrita e publicada com os absurdos, surrealismos, doideiras, non sense, e tudo o mais de absurdo que se produziu e produz nessa quadra do país. 

    No extremo, chego a cogitar de uma “realidade paralela” da qual não nos damos conta. Ou será que já morremos e ainda não sabemos?

    Sei lá. 

  3. Jornalixo
    Eis uma forma,

    Jornalixo

    Eis uma forma, digamos, peculiar de se fazer jornalismo (sic): A Folha confirma como sua fonte a própria Folha. Assim é fácil, não é?

    Bando de desavergonhados, isso é o que são.

  4. Esse tipo de mídia como

    Esse tipo de mídia como globo, folha, veja, estadão e outras da mesma espécie já entraram para a história como uma imprensa maldosa, fabricadora de factóides e sem confiança. Diante de tantas manchetes sórdidas sobre o ex-presidente Lula, o PT etc. o povo já mudou: tão tá mais com a pulga atrás da orelha e sim, com as orelha atrás das pulgas. Leio e assisto esses meios muito pouco, apenas só pra saber quais são os novos alardes. Depois, vou pesquisar através do jornalismos mais sério e imparcial que são os blosg independentes. E cada vez mais o número de pessoas que leem esses blogs aumentam. Eles, de fato, são plurais. Não andam em desatino com o Brasil e a democracia. São vários artigos escritos por diversas pessoas, sem falar no espaço aberto onde os leitores colocam sua opinião. Esses blogs caíram como uma mão na roda…

    1. Será que a mídia se importa

      Será que a mídia se importa dos ataques dos “ditos” blogs sujos a ela ou não está nem aí? Será que os blogs sujos afetam de alguma forma a grande mídia? Afinal não é de hoje que metemos “o pau” nela.

  5. JB, é de fato surreal o que

    JB, é de fato surreal o que estamos vivendo. Parece mesmo que tudo isso não está acontecendo e que, sem saber, fazemos parte de um filme do Buñuel. Se não for um sonho e eu estiver mesmo acordado, estou vendo a ação de uma mídia de república de bananas, um judiciário de república de bananas atuando num país que tem a 7° economia do mundo. Honduras e Paraguai são aqui.

    1. Dias atrás a polícia política

      Dias atrás a polícia política com sua lupa implacável criminalizou uma reforma feito no Instituto Lula 10 anos antes da sua existência, deve ser coisa de médiuns, o Cacique Cobra Cobral essas viagens no tempo, já do caso concreto e com provas, envolvendo  FHC,  fogem como o diabo foge da cruz

      A “investigação” da PF “suspeita” da construção em 2013 de prédio que existia há mais de 10 anos

      http://tijolaco.com.br/blog/o-inquerito-moro-mp-pf-do-pode-ser-incrivel/

  6. Em uma matéria na globo news

    Em uma matéria na globo news deu ate pena do correspondente de Brasília, depois de fazer uma matéria aparentando ter alguma neutralidade, fizeram ele terminar dizendo “IL de instituto lula, instituto lula” e corta para a moca no estudio assim mesmo sem mais nem menos. O pig esta feito porco no lixo, para eles o moro caiu como uma luva.

  7. coisa louca essa folha!

    será que eles não ficam envergonhados? será que deitam a noite e dormem tranquilos?

    acho que não, mas a causa é a queda da vendagem desse jornalixo!

  8. Estratosférico, o erro da

    Estratosférico, o erro da Folha ainda fica insignificante diante do erro grotesco da força tarefa da Vaza Jato. Infelizmente, estas informações foram retiradas do inquérito da Vaza Jato. Pasmem.  Este é o nosso judiciário.

  9. A Folha está quase certa,

    IL é a sigla do Instituto Liberal, aliás, Igreja Luterana, aliás, Inagcio de Loyola, aliás Illinois Lottery.

    E todos eles buscavam uma nova sede em 2010.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador