Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PROTESTO!!!

    Tenho um protesto a fazer contra este jornal: Onde está a notícia do Gilmar João Plenário da Corte soltando pera 3ª vez as baratas, ops… digo, o Barata?

    A título de curiosidade quero perguntar algo: Existe algum juiz no mundo que já tenha liberado da prisão uma mesma pessoa por três vezes?

  2. Os Pioneiros

    1 – Fernando Gabeira

    Gabeira foi o primeiro político brasileiro a tentar, digamos, regularizar o plantio de maconha no Brasil. Fez a importação corretamente – adquirindo sementes de maconha de baixo teor de THC que a empresa americana American Hemp Mercantile produzia na Hungria, tudo direitinho como mandava as leis da ocasião.  E de leis Gabeira entendia, pois era deputado federal naqueles tempos.  Ele dispunha de uma carta de um instituto de pesquisa ligado ao Ministério da Agricultura  atestando seu interesse em pesquisar maconha para fins  industriais e medicinais e futuramente (quando fosse liberado seu consumo)  também para ser fumada. Mas, não deu.  As mídias pipocaram na época, falando do assunto. Na Folha, por exemplo:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/5/22/cotidiano/22.html

     

  3. Os Pioneiros

    2 – Clarice Lispector

    A escritora Clarice Lispector foi a primeira brasileira (sim, naturalizada)  a elaborar e publicar uma profunda reflexão existencial em que  a percepção de uma barata a perturba e interfere no cenário de um quarto que ela pretendia inicialmente lavar a jato, com muita pressa. 

    A esta  angustiante criação literária Clarice Lispector a denominou de A Paixão Segundo G. H. Sim, é G, mas depois o que vem é um H.

    Há quem tenha chegado a afirmar que depois deste texto de Clarice inúmeras pessoas passaram a encarar Barata assim, ao modo maiúsculo. Ou pelo menos de modo mais acurado.

    Numa das edições deste livro de Clarice a barata aparece no penúltimo parágrafo da página 31:  

    http://www.carlaportugues.com.br/site/wp-content/uploads/2013/04/apaixaosegundogh.pdf

  4. Da boca pra fora, uma mistura do nada com coisa alguma

    Com discurso vazio, Marina se lança ao Planalto e não empolga mais

    _Wilson Dias/Agência Brasil

     

    Com a imagem abalada por ter apoiado o golpe que derrubou uma presidente honesta e instalou uma quadrilha no poder, a ex-senadora Marina Silva se lançou candidata à presidência neste sábado pela Rede, prometendo ser o remédio para a crise moral do País; “Agora chegou o momento em que o nosso país vive uma das piores crises que a gente pode imaginar. Uma crise política, uma crise ética, uma crise econômica”, disse ela; “Toda essa situação que o Brasil está vivendo exige de nós compromisso e exige de nós senso de responsabilidade. O compromisso e o senso de responsabilidade, sem querer ser a dona da verdade, me convoca para esse momento”, afirmou

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/330135/Com-discurso-vazio-Marina-se-lan%C3%A7a-ao-Planalto-e-n%C3%A3o-empolga-mais.htm

  5. Judicialização do Brasil

    Brasil já supera a marca de 1 milhão de advogados registrados na OAB. O numero de faculdades de direito em Brasil supera todo o conjunto de faculdades no restante do mundo. Como se não bastasse, acredita-se que entre 3 e 5 milhões de bacharéis deambulam na interface, permeando na política e nos bons serviços públicos “concursados”, e que ainda poderiam dar exame e ingressar também na OAB. Estamos falando de uma cidade como Rio de Janeiro ou um Estado completo da federação formado apenas por advogados e bacharéis. Anos atrás, falava-se no Chile algo parecido em relação aos economistas “Chicago Boys”, aos que faltava apenas desfilar de gravata e notebook nas paradas militares do país, constituindo uma força de combate especial, pronta para acabar com a economia autônoma de qualquer país de terceiro mundo.

    Os maiores exércitos do mundo somados: China, Índia, Rússia, Coréia do Norte e Estados Unidos, não conseguem juntar tantos militares quanto advogados e bacharéis há no Brasil. Ainda, são milhões de processos circulando por centenas de tribunais e instancias para recorrer, num campo de batalha que parece reservar o “mercado” mantendo ocupado este vasto contingente. Ganhando acima de desavenças – algumas vezes corriqueiras – entre nós. Também, algumas pessoas ricas contratam advogados para evitar o constrangimento de ter que mentir diante um Juiz.

    https://blog.advogadocorrespondente.com/existem-quantos-advogados-no-brasil/

    https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/02/Por-que-o-Brasil-tem-tantos-advogados

    Embora haja exceções, a judicialização também tem invadido a área mineral, criando-se uma camada de atividades jurídicas de toda ordem, que sufocam a atividade principal e tiram as energias de alguns bons empreendedores. Problemas com o meio ambiente, sociais, comunitários, tributários, licenças e dezenas de ações que hoje estão nas mãos de advogados, tanto do lado da mineradora como do lado das comunidades e do ministério público.  Nova legislação mineral, tributos, nova agência reguladora, lobbies, e etc. fazem parte deste universo de judicialização.

    Escritórios de advocacia se especializam em Direito Minerário. Advogados e geólogos, numa parceria que harmoniza o risco e o negócio, criam mineradoras juniores. A regulamentação da atividade mineral do Brasil está nas mãos de geólogos e de advogados, em Brasília, focada principalmente na pesquisa geológica e especulação. O produtor serve para pagar taxa e para ser acionado judicialmente a toda hora.

    Engenheiros são culpados pelos desastres ambientais, mas advogados prontamente surgem para negociar, encontrar saídas e “solucionar” o problema. É um Brasil que parece não precisar de engenheiros; um Brasil mineral que pela abundancia dos seus recursos parece servir apenas para pesquisar, achar e especular, mas raramente para produzir e muito menos “verticalizar” a produção.

    Em 2000, o número de engenheiros formados no Brasil foi de quase 18 mil. Em 2014, esse número saltou para quase 68 mil, de acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (MEC). Apesar do aumento expressivo, quando comparado com outros países, nota-se que o Brasil ainda enfrenta um enorme déficit em relação à formação de engenheiros.

    Segundo dados do Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Rússia foi o país que mais formou engenheiros em 2015, com 454.436 profissionais. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 237.826, e o Irã, em terceiro, com 233.695 (sim, o Irã!). A Coreia do Sul em 2015 formou 147.858 engenheiros.

    http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/03/17/uma-engenharia-mais-ampla/

    Pobre o país que possui tantos advogados e tão poucos engenheiros. Isso ilustra bem o caminho que percorremos e para onde vamos. Advogados tutelando delações premiadas e administrando falências e desgraças dos outros, enquanto há milhares de engenheiros dirigindo UBER ou adestrando cachorros de Madame. No é o Brasil que precisa de tanto advogado, mas sim é a quantidade de advogados que consegue fazer que o Brasil inteiro trabalhe e forje o seu destino em função disso.

    Uma nação em desenvolvimento requer de muitos profissionais, como professores e também de profissionais que conjuguem o verbo “fazer”, com obras de infraestrutura, com ferrovias, com aço, com a recuperação da Santa Matilde (trilhos, vagões, locomotivas) com a volta dos estaleiros em plena produção e etc. Mas, não apenas o Governo atual parece conspirar contra isso, mas também algumas mineradoras, embora haja exceções, que ao invés de fomentar a produção metal mecânica, compram trilhos na China, vagões na Romênia e locomotivas quem sabe onde.

    Que esperar dos nossos jovens? Vestir terno importado e gravata, administrar o Brazil e logo aposentar em Miami, ou vestir macacão e capacete e sonhar com o Brasil?

    Termino recitando música do comercial feito pela marca “POSITIVO”: “Somos engenheiros, românticos demais….”

    https://www.youtube.com/watch?v=LM_6x0eL0bs

  6. Golpe

    A mesma mídia que arquitetou o golpe manipula o desempenho da economia!

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=jFd0kARTilQ

                                                                         Resultado de imagem para A mesma mídia que arquitetou o golpe manipula o desempenho da economia!

    A mídia principalmente a Globo foi a grande articuladora do golpe, e já articula o golpe dentro do golpe. Lógico que o golpe teve o apoio do STF e do Congresso nacional.

    O Golpe dentro do Golpe! Pode ser via colégio eleitoral, cujo o candidato da Globo é o golpista, Rodrigo Maia (1,2), ou via Parlamentarismo. Todas duas propostas, Colégio Eleitoral ou Parlamentarismo pressupõe discussão e votação no Congresso Nacional cuja maioria é golpista.  

    A ministra do STF, Rosa Weber chegou a interpelar a principal vitima do Golpe, a presidenta, Dilma Rousseff no sentido de intimida-la para não falar em golpe (8). Hoje, 02/12/17, o Tribunal Internacional confirmou o que todos já sabiam: Impeachment de Dilma é golpe de Estado! (3)   

    A mídia golpista apresenta toda hora um cenário surreal na economia. A gasolina mais cara do planeta agora reajustada mensalmente, e ninguém fala nada; diesel e gás de cozinha aumentando muito acima da inflação. Esses componentes sempre inflaram a inflação, misteriosamente no governo golpista, a inflação cai.

    A Lava Jato destruiu a Engenharia Nacional, a Indústria Naval, paralisou as grande obras do país, Lava Jato é responsável por desemprego em massa,  e o PIB sobe. (4,5,6,7)   

    Só falta uma musiquinha no estilo dos “Incríveis” que no golpe militar dizia; Esse é um pais que vai para frente! Na realidade esse é um país que vai para o precipício!

     

    Fonte: 1 – https://www.correiodobrasil.com.br/golpistas-se-articulam-pelo-parlamentarismo/

    2 – https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2017/07/07/e-hora-de-ficar-esperto-porque-globo-ja-decidiu-rodrigo-maia-presidente-brasil/

    3 – https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/245043/Impeachment-de-Dilma-%C3%A9-golpe-de-Estado-conclui-Tribunal-Internacional.htm

    4 – https://diariodotransporte.com.br/2017/06/18/operacao-lava-jato-trava-obras-de-mobilidade-urbana-em-todo-o-pais-linha-6-laranja-do-metro-de-sp-e-caso-emblematico/

    5 – http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2017/02/a-lava-jato-esta-esfacelando-a-industria-nacional-diz-presidente-do-clube-de-engenharia

    https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/

    7 – https://www.brasil247.com/pt/colunistas/davissena/267928/Moro-%C3%A9-Calabar-e-EUA-trai%C3%A7%C3%A3o-ao-Brasil-desemprego-em-massa-preju%C3%ADzo-%C3%A0-infraestrutura-e-fim-dos-programas-estrat%C3%A9gicos-e-de-inclus%C3%A3o.htm

    8 – https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/233646/Rosa-Weber-viola-artigo-5%C2%BA-ao-interpelar-Dilma.htm

    Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2017. 

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:
    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

     

    Lula garante muito mais que desmontar o golpe! 

     
     

     

     

  7. Lula

    Lula presidente, garante muito mais que desmontar o golpe! 

    Foi no governo do PT que a Petrobrás desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal. O pré-sal esta sendo entregue pelos tucanos com a conivência da Lava Jato

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=h0EAfd4BQeU&lc=z23cwbrbmvm1i5qscacdp432i0p521flp5dbripe25w03c010c

                                                                    Resultado de imagem para Lula presidente, garante muito mais que desmontar o golpe!

    Lula vai melhorar a política habitacional, retomando o Programa Minha Casa Minha Vida, criado por ele. No governo de Lula e Dilma foram construídos, três milhões, oitocentos e cinquenta e sete mil moradias (1).

    Lula vai melhorar a educação: Nos governos do PT foram criadas 18 universidades públicas (2). Nos governos de Lula e Dilma foram criadas 422 escolas técnicas, quadriplicando o numero de escolas existentes.(3) Através do Fies e do Prouni mais que dobrou o numero de estudantes universitários, em 2002 eram 3,5 milhões em 2014 , 7.1 milhões (4).  Cerca de cem mil estudantes foram estudar no exterior através do programa Ciência sem Fronteira, programa extinto pelos golpistas (9).

     A saúde no Brasil pode melhorar e muito com a volta de Lula: Com certeza Lula vai botar para funcionar os hospitais públicos e fortalecer o SUS, retomar o Mais Médicos e a Farmácia Popular para medicar e distribuir remédios aos pobres.

    Lula pode retomar o pleno emprego (5). No governo Lula e Dilma os salários da maioria dos trabalhadores subiam acima da inflação. O salario mínimo subiu 78% acima da inflação (6). “Entre 2003 e 2016, salários dos servidores públicos cresceram 33% acima da inflação (7).” 

    Foi no governo do PT que a Petrobrás desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal. O pré-sal esta sendo entregue pelos tucanos com a conivência da Lava Jato, cuja omissão criminosa foi denunciada formalmente em novembro de 2016, até hoje sem resposta. (11)

     Os petroleiros hoje com o tucano, Pedro Parente tem que fazer greve para conseguir repor a inflação do período e para barrar a retirada de direitos. Nos governos do PT a categoria tinha aumento real, PLR e Beneficio Farmácia. E os golpistas ainda anunciam para dezembro deste ano a redução de até 13% nos salários de aposentados e pensionistas (10).

    Mas a candidatura de Lula esta sendo ameaça pela Lava Jato. Dilma foi afastada do governo em grande parte pela Lava Jato cujo delegados fizeram campanha para Aécio Neves.

    No Blog de campanha dos delegados da Operação pró Aécio Neves, Lula e Dilma foram Chamados de Anta (14). E veio da Lava Jato a mentira as vésperas da eleição que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás. O TSE proibiu a divulgação da farsa, mas a revista Veja e o Jornal Nacional da Globo, passaram por cima da lei (12,13). O Tribunal Internacional considerou o impeachment de Dilma golpe de estado (16).

    Lula que saiu do governo no segundo mandato com 87% de aprovação é líder de todas as pesquisas de intenção de votos e em algumas, ganha no primeiro turno.

    Só o golpe pode barrar Lula e a Lava Jato já aceitou denuncias contra Lula sem provas e o condenou a 9 anos e meio de prisão (15). Só o golpe da Lava Jato pode barrar Lula. Vamos barrar o golpe e eleger Lula presidente!

     

    Fonte: 1 – http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2015/05/minha-casa-minha-vida-atinge-3-857-milhoes-de-moradias

    2 – http://www.pt.org.br/governos-do-pt-criaram-18-universidades-publicas-tucanos-nenhuma/

    3 – http://blogs.oglobo.globo.com/preto-no-branco/post/dilma-escolas-tecnicas-553195.html

    4 – http://www.institutolula.org/o-presidente-que-abriu-a-porta-das-universidades-para-milhoes-de-brasileiros

    5 – https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20110105/pais-pleno-emprego/3872

    6 – http://odia.ig.com.br/economia/2016-04-30/minimo-subiu-77-acima-da-inflacao.html

    7 – http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,em-13-anos-salario-do-servico-publico-subiu-tres-vezes-mais-que-o-privado,10000079369

    8 – https://jornalggn.com.br/noticia/o-fim-do-ciencia-sem-fronteiras-depois-de-r-13-bilhoes-investidos-em-bolsas-no-exterior

    9 – https://jornalggn.com.br/noticia/o-fim-do-ciencia-sem-fronteiras-depois-de-r-13-bilhoes-investidos-em-bolsas-no-exterior

    10 – https://equacionamento.petros.com.br/

    11 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato

    12 – http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,tse-proibe-veja-de-fazer-propaganda-de-capa-com-dilma-e-lula,1582467

    13 – https://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/retificacao-em-depoimento-de-youssef-e-mentira-diz-advogado-6661.html

    14 – http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,delegados-da-lava-jato-exaltam-aecio-e-atacam-pt-na-rede,1591953

    15 – https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/306249/Reinaldo-Azevedo-Moro-condenou-Lula-sem-provas.htm

    16 – https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/245043/Impeachment-de-Dilma-%C3%A9-golpe-de-Estado-conclui-Tribunal-Internacional.htm

     

    Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2017. 

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:
    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador