Giulietta Masina, a musa de Fellini e Caetano

Giulietta Masina e Fellini

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

Giulietta Masina (Giulia Anna Masina)
(San Giorgio di Piano, 22 de fevereiro de 1921 – Roma, 23 de março de 1994)

Filha de um violinista e de uma maestrina, Giulietta Masina graduou-se em Letras e Filosofia em Roma, onde viveu a adolescência, e cultivou a paixão pela atuação quando participou no teatro universitário. Casou-se com o cineasta Federico Fellini, uma união afetiva e artística, uma das mais importantes do cinema italiano. Em pequeno papel estreou na obra prima de Roberto Rossellini, ‘Paisà’. O primeiro papel importante foi no filme ‘Senza pietà’ de Alberto Lattuada. Mas foi com o marido que alcançou a fama internacional no filme ‘La strada’. Interpretando Cabiria no filme ‘Le notti di Cabiria’, Giulietta Masina foi premiada como melhor atriz no Festival de Cannes. Giulietta Masina morreu em 23 de março de 1994, cinco meses após a morte de Fellini. Para o seu funeral, ela pediu que o trompetista Mauro Maur tocasse o tema de Gelsomina, de Nino Rota, habitual colaborador de Fellini nas trilhas sonoras.

http://www.youtube.com/watch?v=yxLNzvCogKI align:center]

‘La strada’ é um filme extraordinário, considerado uma das obras-primas de Fellini que dirigiu Giulietta Masina, como Gelsomina, uma mulher humilde e ingênua, que é vendida por sua mãe para Zampano (Anthony Quinn), um homem brutal que trabalha fazendo apresentações em um circo itinerante. Na estupenda interpretação de Giulietta é clara a influência de Carlitos.

http://www.youtube.com/watch?v=dB3aO0RNWz0 align:center

Em 1997, a convite de Maddalena Fellini, irmã de Federico Fellini, Caetano Veloso e mais músicos brasileiros participaram de um espetáculo em homenagem ao diretor e à sua mulher Giulietta Masina, ambos ídolos de Caetano. Maddalena sabia que ele havia composto a belíssima ‘Giulietta Masina’, faixa do álbum ‘Caetano’, de 1987.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=59ZSqBd7sLY align:center

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador