Investir dinheiro na Bolsa de Valores ganha espaço no mercado brasileiro

A Bolsa de Valores tem ganhado cada dia mais espaço entre os brasileiros. Uma modalidade de investimento que antes parecia algo distante, está se tornando uma realidade na vida cotidiana. O número de investidores cresce constantemente, atraídos pelas boas taxas de rentabilidade oferecidas.

Devido à baixa rentabilidade da poupança, que foi a preferida durante muitos anos pelos brasileiros, investidores têm buscado outras modalidades mais rentáveis. O que contribuiu para que a Bolsa de Valores se tornasse uma opção nessa busca, foi a maior facilidade de acesso à informação.

Cada vez mais pessoas conseguem entender este mercado, aprender sobre seu funcionamento e começam a investir dinheiro na Bolsa. O medo de explorar um ambiente desconhecido para fazer aplicações tem sido superado. Com maior acesso ao conhecimento, muitos tabus estão sendo quebrados.

O primeiro deles é que a Bolsa de Valores é só para milionários. Contudo, esta ideia já foi derrubada. Não é preciso ter um iate, um carro de luxo ou um apartamento em Londres. É possível investir na Bolsa mesmo com pouco dinheiro. Inclusive, não há valor mínimo preestabelecido para começar a investir na Bolsa, como acontece em outras modalidades.

Contudo, mesmo sem um mínimo obrigatório, especialistas recomendam que o investidor comece com cerca de R$ 5.000. Com este valor o investidor poderá arcar com os custos de suas operações, manter a saúde dos seus investimentos e explorar variados métodos para obter lucros.

O que costuma acontecer quando o capital investido é inferior aos cinco mil reais, é que o investidor passa a ter experiências ruins no mercado. Quanto menor o valor, mais será preciso ganhar para compensar as taxas, o que pode acabar causando uma frustração ao investidor, que acaba atribuindo a responsabilidade de seus prejuízos ao mercado.

Além de ser um ambiente para quem pretende investir dinheiro sem contar com grandes fortunas, a Bolsa de Valores também tem espaço para quem não é um grande economista ou um expert em Mercado Financeiro. Acessível e democrática, a Bolsa tem espaço para cidadãos comuns que têm interesse em investir. O indispensável é que o futuro investidor estude este mercado antes de começar.

Outro ponto que contribuiu para o aumento dos investimentos em ações no Brasil, foi a tecnologia. Há alguns anos, quem pretendia investir dinheiro na Bolsa, precisava lidar com um processo muito mais burocrático. Aquela ideia de que a Bolsa de Valores é uma sala enorme cheia de pessoas falando ao telefone não existe mais. E este é um fato que derruba outro tabu.

A forma como a Bolsa é apresentada no filme do diretor Martin Scorsese, “ O Lobo de Wall Street”, não retrata a realidade atual. Muita coisa mudou, mas muitos fãs do filme de Wall Street continuam acreditando naquele modelo de funcionamento.

Atualmente, as operações são realizadas de maneira online. O investidor não precisa mais levar seus papéis até a corretora. É possível fazer operações como a compra e venda de ações com apenas poucos cliques através de um computador de onde o investidor estiver, seja da sala de casa ou de um saguão de aeroporto. Através de uma tecnologia chamada Home Broker, que envia informações ao grande computador da Bolsa, as operações são concluídas.

Dessa forma, investir dinheiro na Bolsa tornou-se muito mais simples e prático. O primeiro passo para quem quer entrar neste mercado é abrir uma conta em uma corretora de valores. Ela fará a ponte entre o investidor e, no caso do Brasil, a BM&F Bovespa.

Tendo uma conta com o capital aplicado, já é possível fazer operações. É muito importante que o investidor iniciante tenha o auxílio de profissionais de mercado que o ajudem a dar os primeiros passos, a montar a sua carteira e a tomar suas primeiras decisões. Isto fará uma grande diferença que poderá resultar em bons lucros.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador