Luis Inacio falou ..e não adiantou

Ontém finalmente eu assisti ao filme “Lula, o filho do Brasil”, e pra variar  ..pra variar me revoltei com algumas passagens que contam duma realidade que  existia há mais de meio século, uma que mesmo depois  de 25 anos de democracia, ou de 8 anos do governo do cara,  uma realidade que ainda existe e que insiste em nos confrontar. Por exemplo:

a família da Silva em Santos – saídos do NE, de início se instalam nas favelas e PALAFITAS que beiram o canal e a orla santista. Hoje, depois de meio século desta realidade triste, hoje, pra quem for mais atento e olhar por cima da ponte do Mar Pequeno, hoje ainda poderá notar milhares delas que ainda se equilibram por sobre suas pernas tortas e finas.

-LULA na Vila Carioca – Após sair de Santos, a família de Dona Lindu vem pra Vila Carioca, em SP.  Vila Carioca, pra quem não sabe, é uma área do Ipiranga, uma aonde se situa a GRANDE favela de Heliópolis (que vai até a divisa de S.Caetano), esta que fica ao lado do GRANDE complexo de favelas da Vila Prudente. HOJE, passados 50 anos da chegada dos da Silva, hoje a Vila Carioca é daqueles bairros que ainda alagam  (tal qual mostrado no filme) ..aliás, é aquele aonde há pouco tempo eu denunciei AQUI MESMO que, DENTRO DO RIO, na Av. Juntas Provisórias, famílias inteiras se instalaram (agora, agorinha, num faz nem 3 anos) sem que a prefeitura tomasse qualquer providência.

-LULA e o descaso do atendimento médico – nova de casada, a 1a esposa de LULA tem problemas no parto e morre junto com o 1o filho, mas antes, antes é deixado muito claro o descaso dos atendentes do hospital, a arrogância dos médicos, a frieza e a inconsequência para com os do “sistema”, normalmente uma gente despreparada, desmotivada, omissa e incompetente, incolume e inalcansável,  que ainda se faz presente.

-LULA e o taxista – Lula conhece Marisa que é viúva de um taxista, um que  foi assassinado apenas por portar alguns trocados  ..um, dentre dezenas de MILHARES de casos de brasileiros que AINDA morrem bestamente, por praticamente nada,  que morrem prematuramente por terem nascido neste país que insiste em não valorizar a vida alheia.

Bem  ..eu vi o filme e logo me perguntei: dentre estes quatro cenários que narrei, cenários objetivos e palpáveis, aonde LULA e equipe  atuaram pra resolver ?

Sobre a OBJETIVIDADE da favela de Heliópolis e Complexo da V.Prudente, das palafitas pelo país, eu não vi praticamente nada – NENHUM plano de desfavelamento ambicioso e sério. Do que vi, vi que o governo chegou, ficou e passou, e conceitos TORTOS como daqueles que dizem maliciosamente que “viver em favela é, antes de tudo, um direito do pobre”, assim como o  direito dele de  INVADIR o terreno alheio e destruir o patrimônio do vizinho, ainda perduram sem o menor constrangimento e, parece, ainda estão ficando a cada dia mais e mais fortes.

Sobre o descaso na área da saúde, sobre a inexistência de uma campanha de EDUCAÇÃO, conscientização e de formação destes profissionais (e pra tantos outros temas como educação social, violência, descarte de esgoto e lixo etc), nada, nada foi feito, tudo continua como dantes no quartel de Dantas.

E finalmente, sobre a propositura de projetos que visassem uma reforma e um endurecimento contra aqueles que insistem em planejar e atentar contra a vida alheia, bem, sobre esta, basta olharmos as manchetes dos jornais para concluirmos que não houve, assim como não há ainda  a   menor perspectiva de que alguma coisa aqui também mude.

..enfim  …enfim é isso

Somo a isso, os casos que a cada dia se avolumam mais e mais ..casos como os daquelas promessas que já tratavam projetos como tendo sido obra decidida e feita, obras que depois, tanto no governo de LULA como no de Dilma (a 1a president? que usa calcinha) que já nos diz que NÃO será mais possivel fazer no CP – casos como o da internet gratuita e barata, o micro e acesso pra garotada, as 3 refeições diárias, a erradicação da miséria ABSOLUTA, a transposição do Rio S.Francisco  ..a substituição de caças obsoletos e a instalação do trem bala –  ..projetos que não serão feitos por um governo que continua a pagar a MAIOR taxa de juros do mundo (R$ 220 bi/ano) , um que assim que assumiu correu pra COMPOR com grupos que na verdade deveria enfrentar e tentar BANIR ?! ..

..somo a esta triste realidade, a sensação de impotência como com a frustração de constatar que aqui as coisas NUNCA acontencem no tempo e necessidade que deveriam ocorrer  ..junto ainda, pra matar de vêz, a constatação de que o governo que esta aí, é um governo SEM ALMA, sem pulso, SEM TESÃO de governar, um governo entregue a burocratas que não sabem e NEM QUEREM se comunicar, e que por enquanto – e tudo indica que será até o fim – um que só sabe dizer que é “amigo do chefe”, bem, depois de tudo isso  eu ainda  continuo pessimista e convicto de que se a coisa continuar desse jeito, eu vou continuar dizendo:

Se não foi com LULA, agora  ..agora só com os ETs mesmo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador