Lula agradece Ciro Gomes pela transposição do São Francisco

“O companheiro teve a coragem, a honradez de enfrentar o debate sem fazer cara feia e provar que o povo nordestino é o dono do Rio São Francisco e não apenas um ou outro estado da federação”.

 
Jornal GGN – Durante o discurso da inauguração popular da transposição das águas do Rio São Francisco, o ex-presidente Lula apontou as principais lideranças políticas que, junto com ele, compraram a briga para conseguir fazer o megaprojeto sair do papel.
 
O petista destacou que a ideia do projeto foi dada a ele ainda em 1989, durante uma viagem de avião que estava fazendo com o político e economista Miguel Arraes, falecido em 2005, que o estava apoiando no segundo turno que enfrentou contra Fernando Collor.
 
“O doutor Miguel Arraes me disse: você tem que fazer a Transnordestina e a transposição das águas do rio São Francisco”.
 
Lula contou que, deste então, ficou com a mensagem na cabeça e quando finalmente chegou à presidência da república, em 2003, decidiu planejar a proposta, lembrando que a transposição do rio que atravessa cinco estados brasileiros e é o mais importante curso d’água do Brasil e da América do Sul foi pensada pela primeira vez pelo imperador Dom Pedro II (1825-1891), como única forma de solucionar a seca no semiárido nordestino. 
 
O ex-presidente destacou que a proposta, entretanto, nunca saiu do papel porque havia disputa entre os estados doadores (onde o rio atravessa) e os estados receptores.
“Então tinha presidente que chegava aqui na Paraíba e dizia ‘eu sou favorável à transposição’. Chegava na Bahia, e ACM [Antônio Carlos Magalhães, ex-governador daquele estado] era contra, e dizia [para ACM]: ‘eu sou contra’. E assim a transposição era uma promessa que era feita de acordo com a conveniência”.
 
Em seguida Lula agradeceu o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, por ter sido o primeiro do estado a defender a transposição, que só desvia 3% do total da vazão do São Francisco tornando áreas de rios intermitentes no semiárido em perenes. Com isso deverão ser atendidas 12 milhões de pessoas. 
 
Lula também defendeu o seu vice-presidente no primeiro mandato, José Alencar. “Ele teve coragem de fazer o debate nacional, mostrando a necessidade de trazer a água”. Em seguida o ex-presidente elogiou o papel de atuação do ex-ministro Ciro Gomes.
 
“Outro companheiro a quem tenho a maior lealdade e o maior respeito, e eu sei que a Dilma tem, é o companheiro Ciro Gomes que colocou o projeto debaixo do braço e eu sei a quantidade de brigas que ele enfrentou. Eu sei o que foi enfrentar a discussão ambiental, eu sei o que foi enfrentar a discussão do Tribunal de Contas, eu sei o que foi enfrentar a discussão com o Ministério Público, e o companheiro Ciro Gomes teve a coragem, a honradez de enfrentar o debate sem fazer cara feia e provar que o povo nordestino é o dono do Rio São Francisco e não apenas um ou outro estado da federação”. Por fim, tocando em Dilma, Lula também agradeceu a companheira. 
 
Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Moro que ouse!
      Já tinha feito

      Moro que ouse!

      Já tinha feito aquele teste da “condução coercitiva” e se deu mal. Depois desse domingo, vai ter que repensar os planos de pegar o cara, mas vão continuar tentando.Se não irão perder mais uma eleição.

  1. Achei deselegante a ausência do Ciro Gomes. Não sei se foi por f

    Achei deselegante a ausência do Ciro Gomes. Não sei se foi por falta de convite ou por recusa. Em todo caso, foi uma oportunidade perdida entre os dois postulantes ao Planalto para já irem resolvendo suas diferenças e visar uma unidade de esquerda.

    Parece até que o Ciro Gomes não suporta não ser o centro das atenções, assim como o José Serra. Esse egocentrismo do ex-ministro da integração nacional está inviabilizando uma aliança entre as duas principais candidaturas de esquerda.

    Parabéns ao Lula pelo gesto de humildade e de sabedoria.

     

    1. Ciro, na verdade, tinha

      Ciro, na verdade, tinha compromisso com a convenção nacional do PDT, no sábado dia 18. Pelo menos é o que fiquei sabendo.

    2. Músico de Jazz

      Ciro é como músico “pimba” (Pseudo Intelectual Metido a Besta) de Jazz, que gosta de improvisar, em alto volume e quando bem quer. Ciro não consegue tocar partitura pronta e, ainda, junto com outros músicos.

  2. Pois é… acompanhei desde

    Pois é… acompanhei desde ontem. E o tempo passava e nada de Ciro. Nem ao vivo, nem em suas redes sociais. Finalizado o evento postou, em uma nova página do Facebook, que teve problemas familiares…Pode até ser…, mas me soou britânico demais e essa Ave já viu muita coisa nesse mundo politikeiro. Para mim, pessoalmente, sem julgar, ficou estranho.. uma estranhice suasssuriana. Muitos amigos apostam em Ciro. Sem Lula, ou com Lula. Eu me reservo a opinar que os dois não rola! Um reinou e reina e o outro quer reinar. Só. E sejam quais forem as composições sem Lula (Haddad?), ele desejará ser o cabeça de chapa. Eu hoje cravei a minha opção. Vi o partido ser totalmente engolido pela Articulação se tornar um partido “nacional” e o maior partido da América Latina. Vivi as dissdiências. Vivi as prisões. E tenho acompanhado essas mulheres lutando bravamente desde o processo de impeachment de Dilma junto com Lindbergh, que me surpreende. Hoje os vi juntos ao povo. Sem palco, no chão. Raro, nesse Brasil de hoje, senadores misturados ao povo na rua como qualquer um de nós sem sofrer um, um  ataque. Gleisi, Vanessa, Fátima e Lindbergh foram espetaculares. Sim, Humberto Costa estava lá, mas esses encantam. A quebra da Articulação permitiu unir esse Brasil diverso. Assistir a branquelinha da senadora Gleisi, emocionadíssima, como qualquer um ao seu lado, em Campina Grande, na chegada de Lula e junto com o povo mexeu com o meu coraçãozinho …Precisamos renovar…

    1. Mas que p…., é essa? Rô é a

      Mas que p…., é essa? Rô é a mulher do juiz????? Ah Meu Deus, se hoje, Monteiro não tivesse lavado a minha alma, eu ia fazer textão esculachando esse pateta.

  3. Pô! Pq diabos, Ciro Gomes não

    Pô! Pq diabos, Ciro Gomes não deu às caras em Monteiro, hoje? Tá louco ou desistiu da luta? Tô passada….

    E, tu, Moro, é bom cair na real. Esquece o Lula e vai viver tua vidinha. Como muito bem disse Lula, hoje, “Não prejudiquem 200 milhões de pessoas pq querem me atingir”. Agradeça a Lula e Dilma sua existência mediocre, porém livre; pq se dependesse da maioria do povo brasileiro, tu tava em cana faz tempo.

  4. A chamada desta postagem

    A chamada desta postagem deveria ser: “Lula agradece a Ciro Gomes pelo apoio à transposição”, né?

    Como Lula é elegante e diplomata, citou o cara que nem foi ao evento.

    1. Exatamente

      Exatamente, Jair Fonseca. A chamada parece tentativa do pessoal de Ciro de conceder-lhe a paternidade da obra, sendo Lula mero coadjuvante. Coincide com as alfinetadas que seu candidato falante de vez em quando dirige a Lula, tentando dminuí-lo perante os eleitores. Sabem eles todos que Lula é imbatível e Ciro só teria alguma chance (e não certeza da vitória) na ausência do ex-presidente na disputa presidencial.

    1. Não consigo imaginar uma

      Não consigo imaginar uma justificativa decente. picuinha política com o país a deriva seria inaceitável. Judiciário desmontando a nação e o que resta de liderança política decente tem obrigação de estar alinhada para, junto com o povo, passar o cerol nos golpistas entreguista do Judiciário, MPF e Mídia. Agora é Midiciário estadunidense de um lado e Brasil do outro.

    2. Ciro

      Ciro é impetuoso e intempestivo para falar inconveniências em momentos em que não devia

      Mas, é inseguro e tímido para fazer algo pensado, correto e na hora certa. Ciro pensou tanto na viagem a Monteiro que acabou deixando de ser o Ciro…..e não foi!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador