Marina Silva jogou a Rede na bacia das almas

A Marina Silva está no PSB, mas há dois anos estava no PV e antes no PT. Entre o PT e o PSB, Marina resolveu fundar um partido, a Rede. O principio da Rede é que não fosse partido, mas virou para Marina fazer ideias não partidárias caberem num partido.

A Marina foi ministra do Meio Ambiente durante quase todo o governo Lula. Saiu dois anos antes de findar o segundo. E saiu por que se viu num embate com a futura candidata do Lula, Dilma. Marina era uma liderança dos movimentos ecológicos, Dilma o nome que Lula escolheu pra continuar seu projeto político.
 
Foi para o PV e se lançou candidata com vinte milhões de votos à presidente. No PV deu tudo errado pós-eleição. Ao contrário do que possa ter pensado a Marina, o PV não mudou uma linha de sua histórica posição, à direita, à esquerda, ao centro. A Marina não conseguiu nesse partido o espaço que imaginou que teria direito com suas duas dezenas de milhões de votos.
 
Entre os vinte milhões de votos e a saída do PV, foram dois anos.
 
É apenas depois de sair do PT, entrar no PV, ser candidata a presidente e sair do PV é que Marina saca a Rede. A pergunta: se a Rede não é casuísmo, por que não veio à existência tão logo a Marina saiu do PT em 2008? Se os procedimentos para a criação desse partido tivessem se iniciado em 2008 ou, tão logo acabou a eleição de 2010, Marina seria candidata agora.

 
A julgar pelos movimentos políticos de Marina desde que saiu do PT, a impressão que se tem é que a Rede é uma ideia surgida, casuísmo, da inviabilidade de a Marina estar em qualquer partido. Ou seja, a Rede não é uma Idea nova pra novos tempos, a Rede é “o partido” de sempre tentando sugar energias novas numa ideia velha. Isso fica claro na opção da Marina de se filiar ao PSB de Eduardo Campos.
 
Se o projeto de Marina fosse a Rede, no que essa ideia pode conter de novo, ela deixaria de ser candidata agora e se dedicaria a concretização da Rede no cenário nacional. O que importa não seria ela como candidata, mas o projeto. E o projeto dando certo, ela seria a candidata. Ficaria fora da eleição agora ou, se manteria a distancia promovendo uma eleição paralela, discutindo, palestrando, tematizando e organizando.
 
Marina não entendeu que seus vinte milhões de votos foram um movimento de uma parte importante da sociedade civil que via nela o vetor pra outras coisas, ideias e atitudes diferentes de tudo aquilo que ai está. A Marina não entendeu que seus votos não são seus, são de uma ideia, de um outro tempo que se quer construir.
 
Mas Marina tem um problema, não engoliu até agora que saiu do governo do Lula numa derrota para a então ministra Dilma Rousseff. Marina não resolveu seu problema com o PT; é natural, depois de uma vida no partido, uma história juntos, é difícil aceitar, muitos ex-petistas não aceitam também. Isso é compreensível à luz da primeira frase da Marina quando anunciou filiar-se ao PSB; algo como, ‘precisamos acabar com o chavismo que o PT instalou no país, salvar a democracia’. Frase forte. A frase poderia ser, ‘é fundamental para manter a Rede viva, minha aliança com o PSB’.
 
A frase traz à tona o fato que, mais importante que a Rede é acabar com o chavismo e salvar a democracia. Mesmo que pra isso seja necessário abandonar a Rede, simbolicamente, e embarcar, concretamente, no PSB como filiada. A indignação que tomou conta de sonháticos e marineiros, com a atitude eleitoral e partidária da Marina, é a contra prova de que a sonhática maior nunca teve outra intenção na vida que não ser candidata, ainda que vice, contra o PT de todos os ódios que ela sente e que não conseguiu expelir da alma.
 
A Rede foi vendida. A Marina não tem plano, objetivo nem nenhum foco, sua trajetória política desde que saiu do PT evidencia isso e; sua filiação ao PSB nas condições colocadas, quando poderia se dedicar ao invento social e político que deu inicio, comprova o que está sendo afirmado. A Rede viverá agora um processo acelerado de apodrecimento por falta de vitalidade e seiva que era produzida pela liderança da Marina. Ou, será o que Marina queria mesmo que ela fosse, um partido político.
 
Marina será tragada pra dentro da eleição com tudo o que isso significa. Daqui um ano ela poderá não ter quase nada do capital eleitoral e político que amealhou em 2010. Com a Rede paralisada por um ano por falta de liderança, e por tudo o que vai acontecer no cenário eleitoral, ainda mais com Marina numa coligação que pode assumir o papel de oposição maior na eleição, o que pode acontecer não é o novo que a Rede já almejou ser, mas a Marina como a maior voz, ao lado de Eduardo Campos, de uma oposição renovada.
Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Desespero petista

      Eita que os petistas estão desesperados!

      O engraçado é que não tem uma crítica que seja lançada contra a Marina que não lhe caia nas testas.

      Outro dia via um chamando a Marina de ecocapitalista. Ora, o que é a Dilma então com o seu namoro com os ruralistas?

      É um absurdo a relação da Marina com o PSB? E o que dizer da relação da Dilma como o PMDB?

      E por aí vai.

      Acho melhor tirarem as traves dos próprios ohos!

      Haja chororô!

      1. Petista eu não sou mas…

        Quando leio textos como o seu, me dá uma vontade louca de dizer que, sim, sou petista…

        Será que precisa ser primata para se posicionar na oposição.

        P.S. Você não leu ou não entendeu meu questionamento.

      2. Desespero petista

        Não Monteiro, eu não vejo desespero nenhum. Aliás aqui no Blog os coemntários são sempre pés no chão. E ninguém aqui também é tão bobo como você imagina. O PMDB, o partido mais fisiologista deste país, a partir desta jogada Eduardrina vai ficar valendo muito. Dilma irá penar para fazer os acertos com este partido que irá exigir mundos e fundos para se manter na base do governo com aquele famoso jogo de intrigas e picuinhas.

        O que estamos dizendo aqui é que Marina é oca! Não dá caldo. Torna-se necessário esperar que o tempo passe, que a poeira acente que os ânimos cedam um pouco à racionalidade. Iremos descobrir em breve quem ganhou, quem perdeu. O Post acima foi muito feliz no raciocínio. Se Marina estivesse ficado na muda até 2018, lutando pela sua REDE e fazendo uma campanha paralela, acredito que chegaria com algum capital naquela ocasião. MAs da forma com que embarcou nesta campanha de 2014 apenas mostrou para seus 20mi de eleitores que ela não passa de mais do mesmo com o agravante de ser rancorosa e oca!!

      3. Acho que vc no entendeu. Uma

        Acho que vc no entendeu. Uma aliança com partido político para ter governabilidade é compreensível. Até uma aliança para viabilizar uma candidatura, vá lá. Mas Marina dizia criar a Rede por conta de um projeto político mais amplo, certamente acima de seus “quereres”. Ao abandonar a Rede e encampar um outro partido, tradicional, provou que o mais importante (pra ela) é o seu próprio projeto pessoal. Deixou órfãos milhões (sim milhões) de marineiros e sonháticos que apostaram suas fichas nela (e na Rede) por acreditar que da Marina viria o “novo” (ou vc acha que slguém vota na Marina e apóia a Rede por conta do plano de governo, da ideologia? Se a Própria Marina nem tem proposta alguma). Seria o mesmo que o Lula sair do PT pq. não conseguia ganhar eleição. Demonstraria falta de compromisso, egoísmo e pouca inteligência.

    2. Caro Lionel, não vai sobrar

      Caro Lionel, não vai sobrar nada, os partidários do Eduardo já estão descontruindo a Marina. Avelha mídia sabe que ela é instável, e não confiavel e irão depositar suas fichas em Aécio ou no Serra. Daqui na um ano, e um ano em termos eleitoral é tempo demais a Marina deixará de ser o novo, será uma nova Eloisa Helena 

  1. Como bem disse um amigo no

    Como bem disse um amigo no Happy Hour de ontem, o único peixe que a Rede pescou foi uma Traíra. Marina pode ter o mérito que for, e os tem, mas comportou-se como uma amadora incompetente. Aposto que em dois meses essa aliança será desfeita com prejuízos fatais para ambos, ela e o neto do Arraes. 

    PS – A coisa toda foi tão mal costurada que parece ter o dedo do Serra… né não? 

  2. Desagregadora

    Marina nas eleições passadas parecia ser O nome para os que não queriam nem PT nem PSDB. Imaginei que se aglutinasse estas forças seria um nome muito mais forte para 2014. Já achei estranho ela sair do PV. Como aglutinar forças se ela não consegue compor nem com o próprio partido? Ok. Diferenças ideológicas. Criou a rede. Uma rede tão poderosa que não conseguiu criar nem um partido. Aí se alia ao PSB. E já chega causando divergencias. Como uma desagregadora que não tem competência nem de criar um partido quer governar um país? Azar do PSB.

     

  3. Aliado histórico de Marina abandona Rede

    Aliado histórico de Marina abandona Rede e diz ter feito ‘papel de bobo’

    Publicidade

    PAULO GAMA
    DE SÃO PAULO

    Próximo de Marina Silva desde a época do Ministério do Meio Ambiente, o ex-deputado federal Luciano Zica é a primeira baixa entre aliados históricos da ex-senadora por causa da filiação dela ao PSB.

    Zica decidiu no final de semana abandonar o projeto de criação da Rede Sustentabilidade.

    “Nossa proposta era a de fazer da política uma nova política. E o PSB não tem métodos menos velhos que os outros partidos”, afirmou à Folha.

    Então filiado ao PT, Zica foi secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente na gestão Marina (2003-2008). Trocou o partido pelo PV junto com a ex-senadora, em 2009.

    Foi um dos coordenadores da campanha presidencial de Marina em 2010 e, com a saída dela do PV, passou a articular a Rede em São Paulo.

    Apesar de não ter cargo na coordenação estadual, Zica era um dos responsáveis pela articulação da Rede com prefeitos, vereadores e deputados.

    Ele diz que sentiu ter feito “papel de bobo” ao tentar convencer possíveis aliados sobre a “nova política”.

    “Passei meio de bobo na história. Não que eu não seja, mas não precisava ficar tão evidente”, queixa-se.

    “Gastei recursos, energia, tempo na perspectiva de que as discussões se dessem de maneira minimamente horizontal, mas na decisão mais importante vem uma pancada, uma decisão profundamente equivocada. Era uma coisa patética ver aquele ato de sábado. Acho que nenhum dos dois [Marina e Eduardo Campos] estava acreditando muito nisso”, afirma.

    Ele diz que tentou falar com Marina “duas ou três vezes pelo telefone” depois da decisão da Justiça Eleitoral que rejeitou o registro da Rede, na quinta-feira à noite, mas diz não ter sido atendido.

    Depois disso, tomou a decisão de deixar a Rede sozinho. “Fiz igualzinho à Marina: não discuti com ninguém”.

    Apesar disso, diz que continua amigo da ex-senadora e que ela, sendo candidata, terá seu voto, independentemente de partido.

     Moacyr Lopes Junior – 20.set.10/Folhapress O ex-deputado federal Luciano Zica, próximo de Marina Silva desde a época do Ministério do Meio Ambiente, que deixou o projeto de criação da RedeO ex-deputado Luciano Zica, próximo de Marina desde a época de Ministério do Meio Ambiente, que deixou o projeto da Rede

    PROBLEMAS

    Para Zica, o PSB tem dois problemas principais: a identificação com a “política tradicional” e a posição “lastimável” em temas “fundantes” da Rede, como a sustentabilidade.

    “É uma contradição muito grande. E, ressalvadas poucas pessoas, como a deputada Luiza Erundina, há muito poucos que se diferenciam da política tradicional.”

    Ele diz que a defendia que Marina ficasse fora da disputa e tivesse o papel de “consciência crítica” no período eleitoral.

    Diz que agora pretende se dedicar a uma “militância de causas” e “fazer a campanha de algum candidato que ache interessante”.

    1. Pura Ilusão acreditar…

      Pura ilusão acreditar que a criação da Rede consistiria num ‘Novo” modo de fazer política. Marina Silva deveria ter partido para o discurso da Reforma Política, mas aí como ficaria sua candidatura sendo sustentada pela NATURA e BANCO ITAÚ. Haja Sustentabilidade!

  4. DESESPERO, como a própria

    DESESPERO, como a própria palavra se traduz diz a perda da esperança. Penso que ao invés de ficar-se com tanta crítica ácida, jocosa (ou como é “sofisticadamente” utilizada hoje em dia, irônica) seria mais resolutivo – para quem pensa de fato em, mesmo que seja criticando, chegar às soluções. Será que a mensagem por trás de tantas manifestações, trocas de posições, de partidos, não retratam a mesma coisa = insatisfação; perda de esperança ; DESESPERO (com esta visão, como não entender o policial sob o efeito do medo, da pressão, não pode fazer um juízo de valores de forma adulterada e vai acabar perdendo a linha do comportamento ideal – como querer o ideal, num ambiente ácido – desesperado?).

    Cada vez mais vemos e não só no Brasil a população dividida (vejam os percentuais das eleições – quase todos que ganham, quase que a outra metade não votou e o problema é que o comum não é aceitar o resultado “democrático” é se tornar opositor e inimigo – engraçado que demo; diabo significa: aquele que divide). Se a união é o que gera a força, é a desunião que gera as fraquezas: divididos somos cada vez mais fracos

    Como de fato ter esperança enquanto não mudarmos a mentalidade por trás?

  5. O texto foi exato. A máscara

    O texto foi exato. A máscara da Marina está se dissolvendo. Nem todo o dinheiro da Natura será capaz de reconstituir a maquiagem. Aguardemos.

  6. Saída do PT

    A saida de Marina deveu-se a sua total incompetência  a frente do ministério do meio ambiente ,levava pitos do Presidente em reuniões ministeriais devido sua relutância em emitir certificados ambientais para projetos na região amazônica , até começar a levar pitos publicos ,como a menção do Presidente aos “sapinhos”que paralisavam obras,dizem as más linguas que aquele video sobre Belo monte que circula por aí foi idéia dela,devido ao prestigio dela junto aos meios artisticos,teses que agora podem ser confirmadas,sobre sua incompetência ,mesmo com dinheiro, apoio midiadito e influência politica (a)fundação de sua rede foi de um amadorismo surpreendente,usou até o expediente dos atores globais para ganhar no grito,agora está levando pitos de gente como Caiado e Katia !

  7. Saída do PT

    A saida de Marina deveu-se a sua total incompetência  a frente do ministério do meio ambiente ,levava pitos do Presidente em reuniões ministeriais devido sua relutância em emitir certificados ambientais para projetos na região amazônica , até começar a levar pitos publicos ,como a menção do Presidente aos “sapinhos”que paralisavam obras,dizem as más linguas que aquele video sobre Belo monte que circula por aí foi idéia dela,devido ao prestigio dela junto aos meios artisticos,teses que agora podem ser confirmadas,sobre sua incompetência ,mesmo com dinheiro, apoio midiadito e influência politica (a)fundação de sua rede foi de um amadorismo surpreendente,usou até o expediente dos atores globais para ganhar no grito,agora está levando pitos de gente como Caiado e Katia !

    1. Desde quando a defesa da Amazônia é incompetência?

      Não sou marineiro nem tenho qualquer simpatia por essa bicho-grilice de Rede, mas isso que você aponta como “incompetência” eu considero exatamente as “bolas dentro” da Marina.

      Defender projetos de devastação ambiental apenas em nome de uma tara desenvolvimentista obtusa é rifar o patrimônio ambiental brasileiro à imediatice de uma economia eleitoreira.

      Se essa lógica da predação se apossou da máquina governista do PT, então o PT tá precisando urgentemente de uma chacoalhada maior que os 20 milhões de votos da Marina em 2010 e que as jornadas de junho. Desconfio que, se não tomarem bem rápido uma boa dose de Simancol para adultos, isso vai acabar acontecendo, e aí vai ter muita gente caindo do cavalo e dando com a cara no próprio cimentado que deitou sobre a terra.

  8. Incapacidade

    Pra mim, parece óbvio demais: se a Marina e toda a estrutura da Rede não conseguiram sequer as assinaturas necessárias para viabilizar o partido, como acham que poderiam governar o país? Incompetência pura!

  9. O que esperar de trairas?

    Eduardo Campos e Marina Silva são trairas. E o que esperar de traíras senão traição?
    Isso é briga de cobras criadas, com um tentando apunhalar o outro pelas costas.
    Chega a ser ridículo ver a Marina falar em aliança “programática”. Que programa? Que projetos? Que propostas eles estão discutindo? É só muita conversinha mole que não quer dizer nada e está muito muito longe de configurar nem que seja um esboço de programa político. É só uma fogueira de vaidades e ambições pessoais.
    Marina e Eduardo vão afundar em um abraço de afogados e Dilma vencerá no primeiro turno.

  10.  Nesta história toda, o que
     Nesta história toda, o que mais preocupa é a capacidade do pensamento neoliberal espalhar seus tentáculos no campo da esquerda Mesmo tendo uma preferencia natural pelos tucanos, se infiltraram no PT com Antônio Palocci e Paulo Bernardo, e abriram mais uma frente com Marina Silva e Eduardo Campos. E se perderem 2014, vão tentar de alguma forma se infiltrar no governo Dilma, tendo já conseguido enquadrar o BC.

  11. Essas “viajadas” de Marina é

    Essas “viajadas” de Marina é como se o Lula, após perder todas as eleições desde a década de 80 abandonasse o PT para ir para um partido que lhe desse mais penetração na sociedade. Lembrando que o PT teve muito mais dificuldade para penetrar na sociedade brasileira do que a Rede da Marina. Mas havia a ideologia do partido a ser preservada. Que ideologia tem Marina se age a reboque de calendários eleitorais?

    A impressão que tenho é que a votação obtida por Marina  na última eleição não refletiu exatamente o seu prestígio eleitoral. Ela foi beneficiada pelo candidato ruim do Psdb. A bandeira verde que ela defende é válida, tem penetração na sociedade mas a sua liderança e talento político não são tão grandes. Se fosse teria montado a Rede com mais facilidade e não cometeria esses voluntarismos políticos. Quanto a sua posição retrógrada na questão religiosa e o criacionismo, além da questão dos homossexuais, não dá nem para comentar. É de dar medo.

    Da mesma forma o Eduardo Campos, cujo partido cresceu nas últimas eleições também foi beneficiado por ingerências momentaneas. Não há como um partido progredir com o lema “dá para fazer melhor”. 

    E para mim pessoalmente  causa rejeição uma pessoa como Marina que se fez políticamente pelo PT e que portanto deve ter convivido com os companheiros de partido, acusa-los de “chavistas”. Se são, não eram antes quando ela estava no partido? E se não são ela sendo  desonesta e politiqueira do mais baixo calão. Substituiu a antiga ofensa de comunista por chavista, ofensa  que sempre serviu para atacar políticos do espectro à esquerda.

    Já Eduardo Campos não teve o trabalho de elaborar um programa, chupou o projeto do PT dizendo que vai melhora-lo. Enquanto isso recebeu mais verbas do que os outros estados brasileiros do governo que ele acusa de incompetente além de indicar correligionários para altos cargos. Se o governo é incompetente e teve colaboradores indicados por Campos o seu partido é de incompetentes também então. Com o agravante de que o projeto político do PT  jamais se coadunará com o projeto de país dos Bornhausen e do Heráclito. Este tipo de aliança é  perigosa e irresponsável porque se descumpridas podem levar a um impasse institucional com o poder que a direita possui nas instituições brasileiras.

    Enfim, partidos com ideologias definidas existem dois:PT e Psdb. Campos e Marina precisam melhorar o seu projeto político além de prestarem um favor para a sociedade brasileira se se portarem com mais dignidade na política. O novo que esperamos é isso: mais lealdade ao povo brasileiro através das discussões aprofundadas dos problemas nacionais com soluções ideológicas não pontuais que só servem para eleger um político numa eleição.

  12. Tristeza

    É muito triste quando percebemos que a percepção que nós trazemos de alguém não passa de pura ilusão. A figura frágil de Marina – que nos remetia à pobreza, humildade, sensibilidade – , guarda na realidade uma personalidade vaidosa, arrogante e rancorosa. Marina se igualou ideologicamente à José Serra que disparou algo muito parecido no twitter, avocando a necessidade de “destruir o PT!”.  Quem é Marina?  De onde parte este súbito anti-chavismo ? Será que sempre cultivou tal aversão pelo PT?  Será que partirá para a turma dos que querem eliminar os chamados “petralhas”?   Marina tem assumido cada vez mais um discurso de direita que encontra-se em franca oposição aos “novos ares”, “nova política” ou “novo -o-que-quer-que-seja” que ela se propôs a alentar. É o velho do velho. Será que as correntes progressistas da Rede (como Leonardo Boffe) vão seguí-la neste caminho? 

  13. O que poderia ter levado uma

    O que poderia ter levado uma liderança de base como Marina, que ajudou a criar o PT, a tão grande descaminho?

    A meu ver, o fato de achar que o ambientalismo está desvinculado de posições políticas efetivas na nossa sociedade.

    Nem de esquerda, nem de direita… deu nisso!

    Mero joguete em mãos hábeis, como grande parte dos eleitores…

  14. A Marina se acha , Heloísa Helena se achava

    A Marina tornou-se uma pessoa muito chata, se vangloria de ser honesta. Honestidade nao é qualidade é obrigacao portanto, como nao conseguiu formar um partido em apenas cinco meses, confiando nos milhoes de votos que obteve, saiu em busca de culpados.

    Marina se equivoca a todos os instantes, a sorte é que tem muita gente boa que admira suas atitudes, só que agora ela,.  por vaidade, acabou  cercada de pessoas de péssima qualidade inclusive a mídia que quer gigolá-la.

    Preste atencao dona Marina,estás fadada em se transformar numa outra Heloisa Helena, outra muito chata e que ,gracas a Deus, sumiu da mídia que um dia a queria como símbolo.

    Marina, mire-se no exemplo da sua querida Heloisa das Alagoas pois toda Polycarpa Quaresma pode ter um final parecido, e como dói!

    José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte

  15. Mais um achismo.

    Creio que já achei demais,por demais continuarei achando. vamos ao que interessa: Nosso playboy voltará para Minas, é aquele que foi sem nunca ter sido. Marina não é confiavel, é instável, Com todo apoio ecômico que ela tem agora irá esvairir-se como uma bruma.Serra, este sim, sairá da caverna do ostracimo, com o apoio da mídia. Será nosso barbosa branco, aquele que surgiu das trevas para expurgarnos.

  16. Eu continuo achando que isso

    Eu continuo achando que isso é uma jogada de toda a direita,(Itaú, Natura, Midia,Serra, Indústria Paulista etc), com a aquiescência tácita de Eduardo Campos, um deslumbrado Político que caiu na lábia  daqueles direitistas pernambucanos, que durante séculos só produziram em benefício próprio, jamais em favor do estado de Pernambuco, que,  ora vive um bom desenvolvimento econômico, graças a Lula , Dilma, não a Jarbas, Maciel, Sérgio Guerra, Banco Itaú, etc.

    O Banco Itaú quer por quer que o Governo apoiado por ele faça o que fez pelo Bradesco(Vale), só que nesse caso, a coroa desejada é a Petrobrás. A Petrobrás mantém uma parceria/projeto/operação/ instalação da Refinaria Abreu e Lima, lá no Suape, com a Chavista PDVSA, que vai ter que sair do projeto para que o citado acima dê certo. Vcs notaram como o Eduardo Campos não defendeu essa parceria?

    Resumindo: A maior Traíra dessa história não é a carreirista Marina, mas sim o Eduardo Campos, é só observar qual vai ser o maior doador de sua campanha!

  17. Tem um vídeo no you tube que

    Tem um vídeo no you tube que um amigo me mostrou que mostra uma conferência de um renomado professor francês. Um estudante da platéia parte para uma crítica ácida sobre Chaves. Aí o professor mostra a ignorância do estudante e a grandeza democrática do Hugo Chaves. Entre outras coisas, a maioria da imprensa da Venezuela é contra Chaves e fala todo dia contra ele. Neste vídeo ele ainda estva vivo. Estou viajando, se não pediria meu amigo para postar este vídeo. 

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador